Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Silva Pinto, Rosa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7970
Resumo: Este trabalho investiga de que maneira a seleção lexical atua enquanto instrumento de persuasão nos textos publicitários. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, tenta interpretar a associação existente entre seleção lexical, produto anunciado e destinatário. Para isso, investiga-se, a partir do título e da nomeação do produto, de que modo o emissor, fazendo uso da seleção lexical, é capaz de engendrar uma figura idealizada do destinatário e simultaneamente criar uma representação positiva do produto. O corpus, constituído de dez anúncios classificados de venda de imóveis novos, denominados anúncios classificados destacados, foram coletados aos domingos no Jornal do Commercio e no Diário de Pernambuco, entre 2003 e 2004. Na investigação constatou-se que a seleção lexical está diretamente relacionada à classe socioeconômica do destinatário e reflete-lhe os anseios, o estilo de vida e os valores ideologicamente consagrados pela classe social a que ele pertence. Sendo assim, a escolha do léxico exerce papel decisivo na definição da estratégia persuasiva dessas publicidades. Isso nos levou a refletir sobre a necessidade de dotar os usuários da língua de instrumentos que possibilitem, a partir do léxico, uma leitura mais crítica desses textos
id UFPE_38023e9af37a18c5821be281973f8d6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/7970
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Maria Silva Pinto, RosaMedeiros de Carvalho, Nelly 2014-06-12T18:37:44Z2014-06-12T18:37:44Z2004Maria Silva Pinto, Rosa; Medeiros de Carvalho, Nelly. Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7970Este trabalho investiga de que maneira a seleção lexical atua enquanto instrumento de persuasão nos textos publicitários. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, tenta interpretar a associação existente entre seleção lexical, produto anunciado e destinatário. Para isso, investiga-se, a partir do título e da nomeação do produto, de que modo o emissor, fazendo uso da seleção lexical, é capaz de engendrar uma figura idealizada do destinatário e simultaneamente criar uma representação positiva do produto. O corpus, constituído de dez anúncios classificados de venda de imóveis novos, denominados anúncios classificados destacados, foram coletados aos domingos no Jornal do Commercio e no Diário de Pernambuco, entre 2003 e 2004. Na investigação constatou-se que a seleção lexical está diretamente relacionada à classe socioeconômica do destinatário e reflete-lhe os anseios, o estilo de vida e os valores ideologicamente consagrados pela classe social a que ele pertence. Sendo assim, a escolha do léxico exerce papel decisivo na definição da estratégia persuasiva dessas publicidades. Isso nos levou a refletir sobre a necessidade de dotar os usuários da língua de instrumentos que possibilitem, a partir do léxico, uma leitura mais crítica desses textosporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSeleção lexicalAbordagem qualitativaQuem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALarquivo8349_1.pdfapplication/pdf1921208https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7970/1/arquivo8349_1.pdf2e40521a7a05bc560eb5a710591ac1abMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7970/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo8349_1.pdf.txtarquivo8349_1.pdf.txtExtracted texttext/plain146092https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7970/3/arquivo8349_1.pdf.txt1269fcfb3704b13181a2225391c56218MD53THUMBNAILarquivo8349_1.pdf.jpgarquivo8349_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7970/4/arquivo8349_1.pdf.jpgcd448712c1229b7785e2e389efc0c823MD54123456789/79702019-10-25 02:21:03.696oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:21:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis
title Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis
spellingShingle Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis
Maria Silva Pinto, Rosa
Seleção lexical
Abordagem qualitativa
title_short Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis
title_full Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis
title_fullStr Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis
title_full_unstemmed Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis
title_sort Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis
author Maria Silva Pinto, Rosa
author_facet Maria Silva Pinto, Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Silva Pinto, Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros de Carvalho, Nelly
contributor_str_mv Medeiros de Carvalho, Nelly
dc.subject.por.fl_str_mv Seleção lexical
Abordagem qualitativa
topic Seleção lexical
Abordagem qualitativa
description Este trabalho investiga de que maneira a seleção lexical atua enquanto instrumento de persuasão nos textos publicitários. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, tenta interpretar a associação existente entre seleção lexical, produto anunciado e destinatário. Para isso, investiga-se, a partir do título e da nomeação do produto, de que modo o emissor, fazendo uso da seleção lexical, é capaz de engendrar uma figura idealizada do destinatário e simultaneamente criar uma representação positiva do produto. O corpus, constituído de dez anúncios classificados de venda de imóveis novos, denominados anúncios classificados destacados, foram coletados aos domingos no Jornal do Commercio e no Diário de Pernambuco, entre 2003 e 2004. Na investigação constatou-se que a seleção lexical está diretamente relacionada à classe socioeconômica do destinatário e reflete-lhe os anseios, o estilo de vida e os valores ideologicamente consagrados pela classe social a que ele pertence. Sendo assim, a escolha do léxico exerce papel decisivo na definição da estratégia persuasiva dessas publicidades. Isso nos levou a refletir sobre a necessidade de dotar os usuários da língua de instrumentos que possibilitem, a partir do léxico, uma leitura mais crítica desses textos
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T18:37:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T18:37:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Maria Silva Pinto, Rosa; Medeiros de Carvalho, Nelly. Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7970
identifier_str_mv Maria Silva Pinto, Rosa; Medeiros de Carvalho, Nelly. Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7970/1/arquivo8349_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7970/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7970/3/arquivo8349_1.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7970/4/arquivo8349_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e40521a7a05bc560eb5a710591ac1ab
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
1269fcfb3704b13181a2225391c56218
cd448712c1229b7785e2e389efc0c823
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310592690651136