Percepção da avaliação da aprendizagem no ensino híbrido : uma análise sobre a práxis avaliativa de professores de Biologia da Rede Pública Estadual do Agreste pernambucano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Karla Jeane Vilela de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37950
Resumo: Este estudo trata de uma investigação sobre a avaliação da aprendizagem no ensino híbrido. Apresenta como objetivo geral analisar que estratégias de avaliação são utilizadas no ensino híbrido por professores de Biologia da Rede Pública Estadual de Pernambuco e quais implicações acarreta para a práxis docente. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, compreendendo as três fases do ciclo da pesquisa de Minayo (2002): exploratória, estudo de campo e tratamento de dados. Os participantes foram professores de escolas de jornada integral da Gerência Regional de Educação/Agreste Centro Norte (GRE/ ACN), que responderam a um questionário. Posteriormente, a partir das respostas obtidas no questionário, dois professores foram elegidos para a pesquisa de campo que aconteceu numa escola dessa GRE por meio de observações e entrevistas. A pesquisa demonstrou que os professores ainda concebem uma avaliação tradicional, mas já vislumbram aspectos de uma avaliação mais formativa a partir das atividades realizadas em duas metodologias que se mesclam, a sala de aula invertida e a monitoria, tal hibridização recebeu a sigla SAIAM que significa Sala de Aula Invertida Adaptada a Monitoria. O processo avaliativo dessa mescla metodológica implica uma avaliação não só de aspectos cognitivos como também de caráter atitudinal. Outros fatores apontados foram a colaboração, o feedback e a reflexão promovidos graças a inter-relação mais proximal entre professores e estudantes. Tais condições indicam que a avaliação no ensino híbrido pode ressignificar a práxis e servir como avaliação mais formativa para o processo de aprendizagem, no entanto, é necessário que os professores tenham maior aprofundamento sobre as questões atinentes da avaliação em sua formação.
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Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, compreendendo as três fases do ciclo da pesquisa de Minayo (2002): exploratória, estudo de campo e tratamento de dados. Os participantes foram professores de escolas de jornada integral da Gerência Regional de Educação/Agreste Centro Norte (GRE/ ACN), que responderam a um questionário. Posteriormente, a partir das respostas obtidas no questionário, dois professores foram elegidos para a pesquisa de campo que aconteceu numa escola dessa GRE por meio de observações e entrevistas. A pesquisa demonstrou que os professores ainda concebem uma avaliação tradicional, mas já vislumbram aspectos de uma avaliação mais formativa a partir das atividades realizadas em duas metodologias que se mesclam, a sala de aula invertida e a monitoria, tal hibridização recebeu a sigla SAIAM que significa Sala de Aula Invertida Adaptada a Monitoria. O processo avaliativo dessa mescla metodológica implica uma avaliação não só de aspectos cognitivos como também de caráter atitudinal. Outros fatores apontados foram a colaboração, o feedback e a reflexão promovidos graças a inter-relação mais proximal entre professores e estudantes. Tais condições indicam que a avaliação no ensino híbrido pode ressignificar a práxis e servir como avaliação mais formativa para o processo de aprendizagem, no entanto, é necessário que os professores tenham maior aprofundamento sobre as questões atinentes da avaliação em sua formação.This study deals with an investigation on the evaluation of learning in hybrid teaching. Its general objective is to analyze which assessment strategies are used in hybrid teaching by Biology teachers from the Pernambuco State Public System and what implications it has for teaching praxis. To this end, a qualitative case study research was conducted, comprising the three phases of the research cycle of Minayo (2002): exploratory, field study and data treatment. The participants were full-time school teachers from the Regional Management of Education / Agreste Centro Norte (GRE / ACN), who answered a questionnaire. Subsequently, based on the answers obtained in the questionnaire, two teachers were chosen for the field research that took place in a school in this GRE through observations and interviews. The research showed that teachers still conceive of a traditional assessment, but they already see aspects of a more formative assessment from the activities carried out in two methodologies that mix, the inverted classroom and the monitoring, such hybridization received the initials SAIAM which means Inverted Classroom Adapted to Monitoring. The evaluation process of this methodological mixture implies an assessment not only of cognitive aspects but also of an attitudinal character. Other factors pointed out were collaboration, feedback and reflection promoted thanks to the more proximal interrelationship between teachers and students. Such conditions indicate that the evaluation in the hybrid teaching can re-signify the praxis and serve as a more formative evaluation for the learning process, however, it is necessary that the teachers have more depth on the issues related to the evaluation in their formation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAprendizagem - AvaliaçãoEnsino híbridoProfessores de BiologiaEscolas públicas - PernambucoPercepção da avaliação da aprendizagem no ensino híbrido : uma análise sobre a práxis avaliativa de professores de Biologia da Rede Pública Estadual do Agreste pernambucanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Karla Jeane Vilela de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Karla Jeane Vilela de Oliveira.pdfapplication/pdf5539857https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37950/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Karla%20Jeane%20Vilela%20de%20Oliveira.pdf35c11b560c2c7408f64941cd0b716347MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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