As percepções dos/as estudantes-professores/ras de matemática do Agreste Pernambucano acerca da construção da identidade docente a partir da experiência antecipada na docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Joais Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000008z99
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35480
Resumo: A pesquisa trata das eventuais interferências que a experiência antecipada na docência pode trazer para a identidade docente dos/das estudantes-professores/as do curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Para tanto, a investigação tem como questão central: Para o estudante-professor de Matemática, a inserção antecipada em sala de aula, tem interferido na sua identidade docente? Portanto, enquanto objetivo geral, temos: Compreender se, para o estudante-professor de Matemática, a inserção antecipada em sala de aula interfere na sua identidade docente. A perspectiva teórica filiada tem por base as discussões feitas por autores/as que tratam sobre identidade docente (PIMENTA, 1999; NÓVOA, 2007; VEIGA, 2007, 2008; GARCIA, 2009a, 2009b) e saberes experienciais (PIMENTA, 1999; GAUTHIER et al., 2006; TARDIF, 2014). No que se refere aos aspectos metodológicos, apontamos que a pesquisa tem uma abordagem qualitativa por trazer elementos subjetivos dos/as participantes, a saber: suas percepções sobre o objeto pesquisado; quanto a seleção desses/as participantes, esta ocorreu mediante aplicação dos questionários, onde buscamos identificar quais pessoas poderiam ser inclusas na pesquisa, caso assim aceitassem o convite; no que tange à produção dos dados analisados, isso aconteceu via as entrevistas semiestruturadas; e para apreciação dos conteúdos produzidos, empregou-se a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2004; FRANCO, 2005). Entre os resultados, apontamos que os/as estudantes-professores/as, ao estarem antecipadamente em sala de aula, enquanto docentes, encontram artefatos para realizar seu trabalho, portanto, agregam as suas identidades docentes os saberes da experiência. Ainda se pode apontar que eles/as consideram a teoria como referência para a prática docente, contudo, diante das dificuldades no processo de ensino, acreditam que há pouca correspondência entre os saberes recebidos na formação inicial e a prática profissional. Por fim, evidenciam baixo desejo de permanecer na docência, o que indica que, algumas dessas identidades estão em crise no que tange à identificação com a profissão.
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Para tanto, a investigação tem como questão central: Para o estudante-professor de Matemática, a inserção antecipada em sala de aula, tem interferido na sua identidade docente? Portanto, enquanto objetivo geral, temos: Compreender se, para o estudante-professor de Matemática, a inserção antecipada em sala de aula interfere na sua identidade docente. A perspectiva teórica filiada tem por base as discussões feitas por autores/as que tratam sobre identidade docente (PIMENTA, 1999; NÓVOA, 2007; VEIGA, 2007, 2008; GARCIA, 2009a, 2009b) e saberes experienciais (PIMENTA, 1999; GAUTHIER et al., 2006; TARDIF, 2014). No que se refere aos aspectos metodológicos, apontamos que a pesquisa tem uma abordagem qualitativa por trazer elementos subjetivos dos/as participantes, a saber: suas percepções sobre o objeto pesquisado; quanto a seleção desses/as participantes, esta ocorreu mediante aplicação dos questionários, onde buscamos identificar quais pessoas poderiam ser inclusas na pesquisa, caso assim aceitassem o convite; no que tange à produção dos dados analisados, isso aconteceu via as entrevistas semiestruturadas; e para apreciação dos conteúdos produzidos, empregou-se a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2004; FRANCO, 2005). Entre os resultados, apontamos que os/as estudantes-professores/as, ao estarem antecipadamente em sala de aula, enquanto docentes, encontram artefatos para realizar seu trabalho, portanto, agregam as suas identidades docentes os saberes da experiência. Ainda se pode apontar que eles/as consideram a teoria como referência para a prática docente, contudo, diante das dificuldades no processo de ensino, acreditam que há pouca correspondência entre os saberes recebidos na formação inicial e a prática profissional. Por fim, evidenciam baixo desejo de permanecer na docência, o que indica que, algumas dessas identidades estão em crise no que tange à identificação com a profissão.The research treats the eventual interferences that the anticipated experience in the teaching can bring to the teaching identity of the students-teachers of the Math degree course from the Federal University of Pernambuco/Academic Center of the Agreste (UFPE/CAA). Therefore, the investigation has as a center question: to the student-teacher of Math degree, has the anticipated insertion in the classroom interfered on your teaching identity? Accordingly, as a general aim, we have: understand if, to the student-teacher of Math, the anticipated insertion in the classroom does interfere in its teaching identity. The affiliated theoretical perspective is based on the discussions made by authors dealing with teaching identity (PIMENTA, 1999; NÓVOA, 2007; VEIGA, 2007, 2008; GARCIA, 2009a, 2009b) and experiential knowledge (PIMENTA, 1999; GAUTHIER et al., 2006; TARDIF, 2014). To what it refers on the methodological aspects, we pointed that the research has a qualitative approach for bringing subjective elements from the participants, to know: the perceptions about the object researched; regarding the selection of these participants, this same occurred upon quiz application, where, through them, we seek to understand which people could be included in the research, if so they accepted the invitation; in reference to the production of data analysed, this happened via the semi structured interviews; and for the appreciation of the produced content, we employed the content analysis technique (BARDIN, 2004; FRANCO, 2005). Between the results, we pointed that, the students-teachers, by being in advance in the classroom as teachers, find artifacts to accomplish their work, therefore, aggregate to their teaching identities the knowledge of the experience. Yet can point that they consider the theory as a reference to the teaching practice, however, facing the difficulties on the teaching process, the believe that there are few correspondence between the knowledge received on the initial formation and the professional practice. Yet, they evidence low will for permanence in the teaching, which indicates that, some of these identities are in crisis in reference to the identification with the profession.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores - Formação - PernambucoProfessores de matemática - PernambucoProfessoras de matemática - PernambucoIdentidade (Psicologia) - PernambucoPrática de ensino - PernambucoPercepçãoAs percepções dos/as estudantes-professores/ras de matemática do Agreste Pernambucano acerca da construção da identidade docente a partir da experiência antecipada na docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Joais Martins Silva.pdfDISSERTAÇÃO Joais Martins Silva.pdfapplication/pdf2047463https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35480/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Joais%20Martins%20Silva.pdf03e4133e6c41801da7c09921e0932dbdMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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