Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000014s3z
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48899
Resumo: Um problema comum em aeroportos de todo o mundo são os atrasos em voos comerciais. A crescente demanda por transporte aéreo torna esses atrasos cada vez mais recorrentes, somando custos e exigindo ajustes constantes na gestão de voos. Definir o método mais eficaz para prever a ocorrência desses atrasos é um tema recorrente em pesquisas de operação de tráfego aéreo. Nesses estudos, a especificidade da área analisada (seja uma companhia aérea, um aeroporto ou toda a operação de um país), a complexidade da saída buscada (previsão por regressão ou classificação) ou o tamanho do banco de dados utilizado exigem métodos de análise mais robustos, sendo o aprendizado de máquina uma alternativa comum ao uso de métodos estatísticos clássicos. Dentre os modelos de previsão por aprendizado de máquina, as Redes Neurais Artificiais se destacam pela capacidade modular do método, permitindo uma adequação a finalidade aplicada. Entretanto, a divergência entre os cenários estudados atribui diferentes verificações de precisão entre as respostas obtidas nos estudos realizados. Assim, este estudo tem como objetivo definir o cenário adequado de previsão e classificação de atrasos (área de análise, as variáveis de influência nos atrasos, uma faixa de acurácia aceitável e o modelo de previsão mais eficaz) em partidas regulares de um aeroporto. Além de propor um sistema preditivo em classes, capaz de ser implementado a realidade de operação do Aeroporto Internacional de São Paulo – SBGR e da companhia aérea nacional Gol Linhas Aéreas - GLO. Portanto, métodos de revisão bibliométrica e meta-análise foram utilizados para definir uma referência de base para avaliar a acurácia dos métodos. Em seguida, os estudos pesquisados foram classificados através da Análise Envoltória de Dados por metafronteira, definindo os cenários ideais para uma melhor resposta de previsão. As análises indicam que a Rede Neural do tipo MultiLayer Perceptron (MLP), têm melhor eficácia nas respostas preditivas para análises em rotas ou companhias aéreas, independentemente do motivo do atraso. Assim, foi aplicado um estudo de caso comparativo para o cenário de previsão definido, sendo verificada a capacidade preditiva do modelo para o Aeroporto de Guarulhos, SBGR, e uma companhia aérea nacional operante no mesmo. Os resultados indicam que, a previsão de atrasos em decolagens através de um sistema classificatório do tempo de atraso se mostrou o método com maior acurácia, independente do motivo de ocorrência. Logo, constatou-se que, a especificidade dos cenários e os motivos dos atrasos, dada uma área de análise, possuem maior relação com os resultados de acurácia de uma previsão de atraso de voo do que a massa de dados obtidos.
id UFPE_3973e0c2443f307b272c3473264dbc07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/48899
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1612814908242211http://lattes.cnpq.br/9881982810273990FALCÃO, Viviane Adriano2023-02-01T17:23:40Z2023-02-01T17:23:40Z2022-12-15QUEIROZ JUNIOR, Hélio da Silva. Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48899ark:/64986/0013000014s3zUm problema comum em aeroportos de todo o mundo são os atrasos em voos comerciais. A crescente demanda por transporte aéreo torna esses atrasos cada vez mais recorrentes, somando custos e exigindo ajustes constantes na gestão de voos. Definir o método mais eficaz para prever a ocorrência desses atrasos é um tema recorrente em pesquisas de operação de tráfego aéreo. Nesses estudos, a especificidade da área analisada (seja uma companhia aérea, um aeroporto ou toda a operação de um país), a complexidade da saída buscada (previsão por regressão ou classificação) ou o tamanho do banco de dados utilizado exigem métodos de análise mais robustos, sendo o aprendizado de máquina uma alternativa comum ao uso de métodos estatísticos clássicos. Dentre os modelos de previsão por aprendizado de máquina, as Redes Neurais Artificiais se destacam pela capacidade modular do método, permitindo uma adequação a finalidade aplicada. Entretanto, a divergência entre os cenários estudados atribui diferentes verificações de precisão entre as respostas obtidas nos estudos realizados. Assim, este estudo tem como objetivo definir o cenário adequado de previsão e classificação de atrasos (área de análise, as variáveis de influência nos atrasos, uma faixa de acurácia aceitável e o modelo de previsão mais eficaz) em partidas regulares de um aeroporto. Além de propor um sistema preditivo em classes, capaz de ser implementado a realidade de operação do Aeroporto Internacional de São Paulo – SBGR e da companhia aérea nacional Gol Linhas Aéreas - GLO. Portanto, métodos de revisão bibliométrica e meta-análise foram utilizados para definir uma referência de base para avaliar a acurácia dos métodos. Em seguida, os estudos pesquisados foram classificados através da Análise Envoltória de Dados por metafronteira, definindo os cenários ideais para uma melhor resposta de previsão. As análises indicam que a Rede Neural do tipo MultiLayer Perceptron (MLP), têm melhor eficácia nas respostas preditivas para análises em rotas ou companhias aéreas, independentemente do motivo do atraso. Assim, foi aplicado um estudo de caso comparativo para o cenário de previsão definido, sendo verificada a capacidade preditiva do modelo para o Aeroporto de Guarulhos, SBGR, e uma companhia aérea nacional operante no mesmo. Os resultados indicam que, a previsão de atrasos em decolagens através de um sistema classificatório do tempo de atraso se mostrou o método com maior acurácia, independente do motivo de ocorrência. Logo, constatou-se que, a especificidade dos cenários e os motivos dos atrasos, dada uma área de análise, possuem maior relação com os resultados de acurácia de uma previsão de atraso de voo do que a massa de dados obtidos.CAPESCNPqA widespread problem at airports around the world is delays on commercial flights. The growing demand for air transport makes these delays increasingly recurrent, adding costs and requiring constant adjustments in flight management. Defining the most effective method for predicting the occurrence of these delays is a recurring theme in air traffic operations searches. In these studies, the specificity of the analyzed area (be it an airline, an airport, or the entire operation of a country), the complexity of the output sought (regression or classification prediction) or the size of the database used require more robust analysis methods, and machine learning is a common alternative to the use of classical statistical methods. Among the models of prediction by machine learning, the Artificial Neural Networks stand out for the modular capacity of the method, allowing an adaptation to the applied purpose. However, the divergence between the scenarios studied attributes different precision checks between the responses obtained in the studies performed. Thus, this study aims to define the appropriate scenario of forecasting and classification of delays (area of analysis, parameters of influence on delays, an acceptable accuracy range and the most effective forecasting model) in regular departures from an airport. In addition to proposing a predictive system in classes, capable of implementing the operation reality of the São Paulo International Airport - SBGR and the national airline Gol Linhas Aéreas - GLO. Therefore, methods of bibliometric review and meta-analysis were used to define a baseline reference to assess the accuracy of the methods. Then, the studies were classified through metafrontier Data Envelopment Analysis, defining the ideal scenarios for a better prediction response. The analyses indicate that the Perceptron MultiLayer Neural Network (MLP) has better efficacy in predictive responses for analysis on routes or airlines, regardless of the reason for the delay. Thus, a comparative case study was applied to the defined forecast scenario, verifying the predictive capacity of the model for Guarulhos Airport, SBGR, and a national airline operating in it. The results indicate that the prediction of delays in takeoffs through a system classificatory of the delay time proved to be the most accuracy dutily method, regardless of the reason for occurrence. Therefore, it was found that the specificity of the scenarios and the reasons for the delays, given an area of analise, are more related to the results of accuracy of a flight delay forecast than the mass of data obtained.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilAtraso de vooPrevisãoMetanáliseMachine learningRNAPrevisão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Hélio da Silva Queiroz Júnior.pdfDISSERTAÇÃO Hélio da Silva Queiroz Júnior.pdfapplication/pdf2957354https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20H%c3%a9lio%20da%20Silva%20Queiroz%20J%c3%banior.pdf91b0662bc7df71d1564e85a2db8494a3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Hélio da Silva Queiroz Júnior.pdf.txtDISSERTAÇÃO Hélio da Silva Queiroz Júnior.pdf.txtExtracted texttext/plain170673https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20H%c3%a9lio%20da%20Silva%20Queiroz%20J%c3%banior.pdf.txtb5300651e355dac1871b80dbb06c29b8MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Hélio da Silva Queiroz Júnior.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Hélio da Silva Queiroz Júnior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20H%c3%a9lio%20da%20Silva%20Queiroz%20J%c3%banior.pdf.jpga68384a52b81084772a47a7d16e0f164MD55123456789/488992023-02-02 02:24:59.572oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-02-02T05:24:59Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos
title Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos
spellingShingle Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos
QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva
Engenharia civil
Atraso de voo
Previsão
Metanálise
Machine learning
RNA
title_short Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos
title_full Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos
title_fullStr Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos
title_full_unstemmed Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos
title_sort Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos
author QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva
author_facet QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1612814908242211
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9881982810273990
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FALCÃO, Viviane Adriano
contributor_str_mv FALCÃO, Viviane Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Atraso de voo
Previsão
Metanálise
Machine learning
RNA
topic Engenharia civil
Atraso de voo
Previsão
Metanálise
Machine learning
RNA
description Um problema comum em aeroportos de todo o mundo são os atrasos em voos comerciais. A crescente demanda por transporte aéreo torna esses atrasos cada vez mais recorrentes, somando custos e exigindo ajustes constantes na gestão de voos. Definir o método mais eficaz para prever a ocorrência desses atrasos é um tema recorrente em pesquisas de operação de tráfego aéreo. Nesses estudos, a especificidade da área analisada (seja uma companhia aérea, um aeroporto ou toda a operação de um país), a complexidade da saída buscada (previsão por regressão ou classificação) ou o tamanho do banco de dados utilizado exigem métodos de análise mais robustos, sendo o aprendizado de máquina uma alternativa comum ao uso de métodos estatísticos clássicos. Dentre os modelos de previsão por aprendizado de máquina, as Redes Neurais Artificiais se destacam pela capacidade modular do método, permitindo uma adequação a finalidade aplicada. Entretanto, a divergência entre os cenários estudados atribui diferentes verificações de precisão entre as respostas obtidas nos estudos realizados. Assim, este estudo tem como objetivo definir o cenário adequado de previsão e classificação de atrasos (área de análise, as variáveis de influência nos atrasos, uma faixa de acurácia aceitável e o modelo de previsão mais eficaz) em partidas regulares de um aeroporto. Além de propor um sistema preditivo em classes, capaz de ser implementado a realidade de operação do Aeroporto Internacional de São Paulo – SBGR e da companhia aérea nacional Gol Linhas Aéreas - GLO. Portanto, métodos de revisão bibliométrica e meta-análise foram utilizados para definir uma referência de base para avaliar a acurácia dos métodos. Em seguida, os estudos pesquisados foram classificados através da Análise Envoltória de Dados por metafronteira, definindo os cenários ideais para uma melhor resposta de previsão. As análises indicam que a Rede Neural do tipo MultiLayer Perceptron (MLP), têm melhor eficácia nas respostas preditivas para análises em rotas ou companhias aéreas, independentemente do motivo do atraso. Assim, foi aplicado um estudo de caso comparativo para o cenário de previsão definido, sendo verificada a capacidade preditiva do modelo para o Aeroporto de Guarulhos, SBGR, e uma companhia aérea nacional operante no mesmo. Os resultados indicam que, a previsão de atrasos em decolagens através de um sistema classificatório do tempo de atraso se mostrou o método com maior acurácia, independente do motivo de ocorrência. Logo, constatou-se que, a especificidade dos cenários e os motivos dos atrasos, dada uma área de análise, possuem maior relação com os resultados de acurácia de uma previsão de atraso de voo do que a massa de dados obtidos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-01T17:23:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-01T17:23:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROZ JUNIOR, Hélio da Silva. Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48899
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000014s3z
identifier_str_mv QUEIROZ JUNIOR, Hélio da Silva. Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
ark:/64986/0013000014s3z
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20H%c3%a9lio%20da%20Silva%20Queiroz%20J%c3%banior.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20H%c3%a9lio%20da%20Silva%20Queiroz%20J%c3%banior.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20H%c3%a9lio%20da%20Silva%20Queiroz%20J%c3%banior.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 91b0662bc7df71d1564e85a2db8494a3
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
b5300651e355dac1871b80dbb06c29b8
a68384a52b81084772a47a7d16e0f164
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815173003456020480