Sistemas levemente articulados e lógica da confiança: o controle dos coordenadores sobre a atividade docente na EAD online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti Júnior, Henrique Sérgio Barros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000000smj
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11574
Resumo: A EAD online é um fenômeno cada vez mais presente no âmbito universitário. A inserção desta modalidade de ensino tem o potencial de modificar as relações tradicionais nas universidades, pois traz novos atores, ferramentas de interação e relações de trabalho. Entre as temáticas relacionadas à educação a distância online, o processo de controle começa a ganhar relevância, mas ainda carece de maiores investigações. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma IES pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões. De um modo geral, o estudo contribuiu para melhor entendimento das relações entre atores e do controle dos coordenadores no contexto da EAD online em IES.
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Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma IES pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões. De um modo geral, o estudo contribuiu para melhor entendimento das relações entre atores e do controle dos coordenadores no contexto da EAD online em IES.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEAD OnlineAtividade DocenteControleSistemas Levemente ArticuladosLógica da ConfiançaEnsino à distânciaPlanejamento educacionalPrática de ensinoControle educacionalSistemas levemente articulados e lógica da confiança: o controle dos coordenadores sobre a atividade docente na EAD onlineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Henrique Sérgio Júnior.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Henrique Sérgio Júnior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1417https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11574/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Henrique%20S%c3%a9rgio%20J%c3%banior.pdf.jpg2619773f349a4be7d331eaf5656df5daMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Henrique Sérgio Júnior.pdfDISSERTAÇÃO Henrique Sérgio Júnior.pdfapplication/pdf1072633https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11574/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Henrique%20S%c3%a9rgio%20J%c3%banior.pdf904f00d038f309e6c906aaed5ea19060MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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