EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Rodrigues, Elana Flávia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bandeira Andriola, Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/46
Resumo: A Educação a Distância (EaD) tem fomentando a oferta de novos cursos no cenário educacional brasileiro. Buscou-se compreender o desenvolvimento da EaD, traçando um percurso histórico no âmbito mundial e nacional, a partir dos documentos legais que a instituíram como modalidade de ensino. Procurou-se demonstrar que a EaD vem se desenvolvendo tanto por iniciativas privadas como públicas, acompanhando o incremento das tecnologias que marcaram as eras dos correios, do rádio, da TV e da internet. Devido às dimensões continentais do território brasileiro e os sérios problemas relacionados à educação, a modalidade de EaD acumula erros e acertos, porém vem sendo utilizada como alternativa viável economicamente e contribuindo para ampliar o acesso ao ensino superior e diminuir defasagens educacionais e econômicas entre as distintas regiões geopolíticas. Abstract Distance Education (EaD) has been promoting the offer of new courses in the Brazilian educational scenario. We sought to understand the development of EaD, tracing a historical path in the world and national scope, from the legal documents that instituted it as a teaching modality. We tried to demonstrate that EaD has been developing both by private and public initiatives, following the increase in technologies that marked the eras of postal services, radio, TV and the internet. Due to the continental dimensions of the Brazilian territory and the serious problems related to education, the EaD modality accumulates successes and failures, but it has been used as an economically viable alternative and contributing to expanding access to higher education and reducing educational and economic gaps between the different geopolitical regions. Resumen La Educación a Distancia (EaD) viene promoviendo la oferta de nuevos cursos en el escenario educativo brasileño. Buscamos comprender el desarrollo de la EaD, trazando un recorrido histórico en el ámbito mundial y nacional, a partir de los documentos legales que la instituyeron como modalidad de enseñanza. Intentamos demostrar que EaD se ha ido desarrollando tanto por iniciativa privada como pública, siguiendo el aumento de las tecnologías que marcaron las eras de los servicios postales, la radio, la televisión e Internet. Debido a las dimensiones continentales del territorio brasileño y los graves problemas relacionados con la educación, la modalidad EaD acumula éxitos y fracasos, pero se ha utilizado como una alternativa económicamente viable y contribuyendo a ampliar el acceso a la educación superior y reducir las brechas educativas y económicas entre las diferentes regiones geopolíticas.
id UFC-19_24c98c3e53477dd5589a48ede80b2666
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/46
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDOEducação a Distância (EaD)Ensino SuperiorAvaliação EducacionalA Educação a Distância (EaD) tem fomentando a oferta de novos cursos no cenário educacional brasileiro. Buscou-se compreender o desenvolvimento da EaD, traçando um percurso histórico no âmbito mundial e nacional, a partir dos documentos legais que a instituíram como modalidade de ensino. Procurou-se demonstrar que a EaD vem se desenvolvendo tanto por iniciativas privadas como públicas, acompanhando o incremento das tecnologias que marcaram as eras dos correios, do rádio, da TV e da internet. Devido às dimensões continentais do território brasileiro e os sérios problemas relacionados à educação, a modalidade de EaD acumula erros e acertos, porém vem sendo utilizada como alternativa viável economicamente e contribuindo para ampliar o acesso ao ensino superior e diminuir defasagens educacionais e econômicas entre as distintas regiões geopolíticas. Abstract Distance Education (EaD) has been promoting the offer of new courses in the Brazilian educational scenario. We sought to understand the development of EaD, tracing a historical path in the world and national scope, from the legal documents that instituted it as a teaching modality. We tried to demonstrate that EaD has been developing both by private and public initiatives, following the increase in technologies that marked the eras of postal services, radio, TV and the internet. Due to the continental dimensions of the Brazilian territory and the serious problems related to education, the EaD modality accumulates successes and failures, but it has been used as an economically viable alternative and contributing to expanding access to higher education and reducing educational and economic gaps between the different geopolitical regions. Resumen La Educación a Distancia (EaD) viene promoviendo la oferta de nuevos cursos en el escenario educativo brasileño. Buscamos comprender el desarrollo de la EaD, trazando un recorrido histórico en el ámbito mundial y nacional, a partir de los documentos legales que la instituyeron como modalidad de enseñanza. Intentamos demostrar que EaD se ha ido desarrollando tanto por iniciativa privada como pública, siguiendo el aumento de las tecnologías que marcaron las eras de los servicios postales, la radio, la televisión e Internet. Debido a las dimensiones continentales del territorio brasileño y los graves problemas relacionados con la educación, la modalidad EaD acumula éxitos y fracasos, pero se ha utilizado como una alternativa económicamente viable y contribuyendo a ampliar el acceso a la educación superior y reducir las brechas educativas y económicas entre las diferentes regiones geopolíticas.UFCE2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/46Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 8 n. 1 (2021): Edição 2021reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/46/45Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Rodrigues, Elana FláviaBandeira Andriola, Wagner2023-05-08T17:24:41Zoai:actasapientia.com.br:article/46Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-08T17:24:41Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO
title EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO
spellingShingle EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO
de Sousa Rodrigues, Elana Flávia
Educação a Distância (EaD)
Ensino Superior
Avaliação Educacional
title_short EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO
title_full EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO
title_fullStr EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO
title_sort EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO
author de Sousa Rodrigues, Elana Flávia
author_facet de Sousa Rodrigues, Elana Flávia
Bandeira Andriola, Wagner
author_role author
author2 Bandeira Andriola, Wagner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Rodrigues, Elana Flávia
Bandeira Andriola, Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância (EaD)
Ensino Superior
Avaliação Educacional
topic Educação a Distância (EaD)
Ensino Superior
Avaliação Educacional
description A Educação a Distância (EaD) tem fomentando a oferta de novos cursos no cenário educacional brasileiro. Buscou-se compreender o desenvolvimento da EaD, traçando um percurso histórico no âmbito mundial e nacional, a partir dos documentos legais que a instituíram como modalidade de ensino. Procurou-se demonstrar que a EaD vem se desenvolvendo tanto por iniciativas privadas como públicas, acompanhando o incremento das tecnologias que marcaram as eras dos correios, do rádio, da TV e da internet. Devido às dimensões continentais do território brasileiro e os sérios problemas relacionados à educação, a modalidade de EaD acumula erros e acertos, porém vem sendo utilizada como alternativa viável economicamente e contribuindo para ampliar o acesso ao ensino superior e diminuir defasagens educacionais e econômicas entre as distintas regiões geopolíticas. Abstract Distance Education (EaD) has been promoting the offer of new courses in the Brazilian educational scenario. We sought to understand the development of EaD, tracing a historical path in the world and national scope, from the legal documents that instituted it as a teaching modality. We tried to demonstrate that EaD has been developing both by private and public initiatives, following the increase in technologies that marked the eras of postal services, radio, TV and the internet. Due to the continental dimensions of the Brazilian territory and the serious problems related to education, the EaD modality accumulates successes and failures, but it has been used as an economically viable alternative and contributing to expanding access to higher education and reducing educational and economic gaps between the different geopolitical regions. Resumen La Educación a Distancia (EaD) viene promoviendo la oferta de nuevos cursos en el escenario educativo brasileño. Buscamos comprender el desarrollo de la EaD, trazando un recorrido histórico en el ámbito mundial y nacional, a partir de los documentos legales que la instituyeron como modalidad de enseñanza. Intentamos demostrar que EaD se ha ido desarrollando tanto por iniciativa privada como pública, siguiendo el aumento de las tecnologías que marcaron las eras de los servicios postales, la radio, la televisión e Internet. Debido a las dimensiones continentales del territorio brasileño y los graves problemas relacionados con la educación, la modalidad EaD acumula éxitos y fracasos, pero se ha utilizado como una alternativa económicamente viable y contribuyendo a ampliar el acceso a la educación superior y reducir las brechas educativas y económicas entre las diferentes regiones geopolíticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/46
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/46/45
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 8 n. 1 (2021): Edição 2021
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155184930816