“Compartilhar experiências e aprender coisas” : a (pré)ocupação estudantil no curso de tecnologia em design gráfico do IFPE enquanto educação emancipadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Eduardo Antonio Barbosa de Moura
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000g7d5
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50725
Resumo: Esta tese relata a experiência de educação emancipadora realizada no curso de tecnologia em design gráfico do IFPE – Campus Recife ao longo de três edições do préocupe, um ciclo de oficinas autônomas dos estu- dantes. Na Introdução, caracterizamos a educação neoliberal como pre- dominante e apresentamos iniciativas contrárias, nacionais e interna- cionais, inclusive na educação em design. Em seguida, enquanto relatos de pesquisador participante, cada um dos três capítulos registra o pro- cesso de desenvolvimento de uma edição do préocupe, ocorridas entre dezembro de 2019 e maio de 2021. Assim, seguem a seguinte estrutura: na primeira seção, elencamos elementos do contexto que informou cada processo; na segunda, apresentamos uma fundamentação teórica para analisar a experiência; e, na terceira, articulamos o referencial àquilo que desenvolvemos coletivamente por meio do préocupe. No Capítulo um, tratamos da realização do primeiro préocupe, ocorrido nos dias 13 e 14 de dezembro de 2019. A partir da filosofia de Jacques Rancière, ar- gumentamos que os estudantes criaram uma nova partilha do sensível ao transformar a teatralização embrutecedora do cenário da sala de aula em uma teatralização emancipadora. No Capítulo dois, contamos como formou-se uma comissão autônoma de estudantes para realizar o se- gundo préocupe, ocorrido em 13 e 14 de fevereiro de 2020. Defendemos que, por meio da organização do evento, eles exerceram sua autonomia, conforme conceituada por Paulo Freire. Por conseguinte, esse processo iniciou a construção de uma comunidade pedagógica e uma subjetivida- de coletiva. No Capítulo três, relatamos a realização do evento remoto durante a pandemia de Covid-19 e sustentamos que havia uma regra tá- cita no espaço pedagógico de que “professores ensinam e alunos apren- dem”, à qual os estudantes responderam com outro enunciado: “criar um ambiente que as pessoas se sentissem confortáveis de compartilhar experiências e aprender coisas”. A formulação desse enunciado foi re- sultado de um processo de pesquisa política, conforme delineada por Sylvain Lazarus. Por fim, nas Considerações finais, buscamos articu- lar nossa experiência com outras teorizações sobre educação que tam- bém priorizam uma abordagem estética. Depois de expor as potências e possíveis desdobramentos da nossa pesquisa, caracterizamos a contra- dição do ofício do professor em busca da educação emancipadora: a ne- cessidade de permanente inacabamento e incerteza.
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Em seguida, enquanto relatos de pesquisador participante, cada um dos três capítulos registra o pro- cesso de desenvolvimento de uma edição do préocupe, ocorridas entre dezembro de 2019 e maio de 2021. Assim, seguem a seguinte estrutura: na primeira seção, elencamos elementos do contexto que informou cada processo; na segunda, apresentamos uma fundamentação teórica para analisar a experiência; e, na terceira, articulamos o referencial àquilo que desenvolvemos coletivamente por meio do préocupe. No Capítulo um, tratamos da realização do primeiro préocupe, ocorrido nos dias 13 e 14 de dezembro de 2019. A partir da filosofia de Jacques Rancière, ar- gumentamos que os estudantes criaram uma nova partilha do sensível ao transformar a teatralização embrutecedora do cenário da sala de aula em uma teatralização emancipadora. No Capítulo dois, contamos como formou-se uma comissão autônoma de estudantes para realizar o se- gundo préocupe, ocorrido em 13 e 14 de fevereiro de 2020. Defendemos que, por meio da organização do evento, eles exerceram sua autonomia, conforme conceituada por Paulo Freire. Por conseguinte, esse processo iniciou a construção de uma comunidade pedagógica e uma subjetivida- de coletiva. No Capítulo três, relatamos a realização do evento remoto durante a pandemia de Covid-19 e sustentamos que havia uma regra tá- cita no espaço pedagógico de que “professores ensinam e alunos apren- dem”, à qual os estudantes responderam com outro enunciado: “criar um ambiente que as pessoas se sentissem confortáveis de compartilhar experiências e aprender coisas”. A formulação desse enunciado foi re- sultado de um processo de pesquisa política, conforme delineada por Sylvain Lazarus. Por fim, nas Considerações finais, buscamos articu- lar nossa experiência com outras teorizações sobre educação que tam- bém priorizam uma abordagem estética. Depois de expor as potências e possíveis desdobramentos da nossa pesquisa, caracterizamos a contra- dição do ofício do professor em busca da educação emancipadora: a ne- cessidade de permanente inacabamento e incerteza.This thesis reports the experience of emancipatory education carried out in the graphic design technology course at IFPE – Campus Recife over three editions of préocupe, a cycle of autonomous student wor- kshops. In the Introduction, we characterized neoliberal education as predominant and presented contrary initiatives, national and interna- tional, including in design education. Then, as participant researcher re- ports, each of the three chapters records the development process of an edition of préocupe, which took place between December 2019 and May 2021. Thus, they follow the following structure: in the first section, we list elements of the context who informed each process; in the second, we present a theoretical foundation to analyze the experience; and, in the third, we articulate the reference to what we collectively develop through preoccupy. In Chapter one, we deal with the realization of the first preoccupy, which took place on December 13 and 14, 2019. Based on the philosophy of Jacques Rancière, we argue that students created a new sharing of the sensitive by transforming the stultifying theatrica- lization of the classroom setting. class in an emancipatory theatricali- zation. In Chapter two, we tell how an autonomous commission of stu- dents was formed to carry out the second pre-occupy, which took place on February 13 and 14, 2020. We defend that, through the organization of the event, they exercised their autonomy, as conceptualized by Paulo Freire Therefore, this process started the construction of a pedagogical community and a collective subjectivity. In Chapter three, we report on the realization of the remote event during the Covid-19 pandemic and argue that there was an unspoken rule in the pedagogical space that “teachers teach and students learn”, to which students responded with another statement: “create an environment that people feel comforta- ble sharing experiences and learning things”. The formulation of this statement was the result of a political research process, as outlined by Sylvain Lazarus. Finally, in the Concluding remarks, we seek to articu- late our experience with other theories about education that also prio- ritize an aesthetic approach. After exposing the powers and possible de- velopments of our research, we characterize the contradiction of the teacher’s craft in search of emancipatory education: the need for per- manent incompleteness and uncertainty.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPedagogia críticaEducação emancipadoraEducação em designDesign gráfico“Compartilhar experiências e aprender coisas” : a (pré)ocupação estudantil no curso de tecnologia em design gráfico do IFPE enquanto educação emancipadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Eduardo Antonio Barbosa de Moura Souza.pdf.txtTESE Eduardo Antonio Barbosa de Moura Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain479663https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50725/4/TESE%20Eduardo%20Antonio%20Barbosa%20de%20Moura%20Souza.pdf.txt5877f0a366bcc7e6172a3998f14bde81MD54THUMBNAILTESE Eduardo Antonio Barbosa de Moura Souza.pdf.jpgTESE Eduardo Antonio Barbosa de Moura Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50725/5/TESE%20Eduardo%20Antonio%20Barbosa%20de%20Moura%20Souza.pdf.jpgc199ac506643daed78a48331fe429a53MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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