Representações sociais de crianças em situação de rua sobre o cuidado da rede social na pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUIXABEIRA, Carina Gleice Tabosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48181
Resumo: O cuidado às crianças em situações de vulnerabilidade como as vivenciadas na rua demanda o apoio das redes sociais. A pandemia da covid-19 modificou as dinâmicas relacionais e acesso a serviços socioassistenciais, influenciando nesse cuidado. Da interação com o meio, emergem as Representações Sociais dessas crianças sobre o cuidado, que influenciam atitudes individuais e coletivas com repercussões no seu bem-estar. Os atores da rede social da criança, podem atuar nesse cenário por meio da educação em saúde e outras estratégias de cuidado que contribuam para a promoção da saúde dessa população. A pesquisa objetivou analisar as Representações Sociais de crianças em situação de rua sobre o cuidado da rede social durante a pandemia da covid-19. Estudo descritivo, exploratório e qualitativo, ancorado na Teoria das Representações Sociais e na Teoria de Rede Social de Sanicola. A coleta de dados foi desenvolvida em ruas e praças onde se encontravam crianças em situação de rua de sete a 12 anos incompletos na cidade do Recife-PE. A amostragem foi intencional e a amostra definida pela saturação teórica. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Participaram do estudo 12 crianças de sete a 12 anos incompletos sendo oito do sexo feminino. Inicialmente foi realizada uma interação lúdica para aproximação com a criança. Após, foi realizada a entrevista individualmente, gravada, utilizando um formulário semiestruturado com dados sociodemográficos e questões norteadoras: Você pode desenhar para mim como as pessoas estão cuidando de você durante a pandemia da covid-19? Enquanto desenhava, a criança foi estimulada a expressar o que estava pensando e foi convidada a responder: Quais são as pessoas que cuidam de você durante a pandemia da covid-19? e “Quem mais cuida de você durante a pandemia da covid-19?’As entrevistas foram validadas pela criança e a transcrição, pela mestranda e por uma enfermeira convidada. As transcrições advindas da linguagem do desenho foram submetidas à Análise Hermenêutica Dialética, para a construção da síntese de cada entrevista. A elaboração gráfica do mapa de rede social foi construída para identificar os tipos de rede, seus componentes e os tipos de relação desempenhados por eles. A entrevista guiada pelo desenho revelou redes sociais mistas, com predominância de redes primárias. Os atores das redes desenvolviam ações de apoio presencial, instrumental, informativo e emocional. Os cuidados mais evidenciados foram o acompanhamento da criança nos cuidados básicos diários, oportunizar acesso ao serviço e a insumos para higienização, alimentação, vestimenta e orientação do uso adequado da máscara e álcool em gel. As crianças representaram o cuidado a elas dispensado como atos direcionados às demandas básicas humanas e à prevenção da covid-19. O estudo permitiu escutar a criança no que se refere aos cuidados e aos responsáveis pela oferta. O cuidado foi representado como ações relacionadas à manutenção da saúde, alimentação, cuidado responsivo, oportunidades para a aprendizagem, segurança e proteção. Os resultados permitem refletir sobre o papel da família, sociedade e Estado na estruturação, funções e relações dos atores que apoiam a criança em situação de rua.
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Os atores da rede social da criança, podem atuar nesse cenário por meio da educação em saúde e outras estratégias de cuidado que contribuam para a promoção da saúde dessa população. A pesquisa objetivou analisar as Representações Sociais de crianças em situação de rua sobre o cuidado da rede social durante a pandemia da covid-19. Estudo descritivo, exploratório e qualitativo, ancorado na Teoria das Representações Sociais e na Teoria de Rede Social de Sanicola. A coleta de dados foi desenvolvida em ruas e praças onde se encontravam crianças em situação de rua de sete a 12 anos incompletos na cidade do Recife-PE. A amostragem foi intencional e a amostra definida pela saturação teórica. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Participaram do estudo 12 crianças de sete a 12 anos incompletos sendo oito do sexo feminino. Inicialmente foi realizada uma interação lúdica para aproximação com a criança. Após, foi realizada a entrevista individualmente, gravada, utilizando um formulário semiestruturado com dados sociodemográficos e questões norteadoras: Você pode desenhar para mim como as pessoas estão cuidando de você durante a pandemia da covid-19? Enquanto desenhava, a criança foi estimulada a expressar o que estava pensando e foi convidada a responder: Quais são as pessoas que cuidam de você durante a pandemia da covid-19? e “Quem mais cuida de você durante a pandemia da covid-19?’As entrevistas foram validadas pela criança e a transcrição, pela mestranda e por uma enfermeira convidada. As transcrições advindas da linguagem do desenho foram submetidas à Análise Hermenêutica Dialética, para a construção da síntese de cada entrevista. A elaboração gráfica do mapa de rede social foi construída para identificar os tipos de rede, seus componentes e os tipos de relação desempenhados por eles. A entrevista guiada pelo desenho revelou redes sociais mistas, com predominância de redes primárias. Os atores das redes desenvolviam ações de apoio presencial, instrumental, informativo e emocional. Os cuidados mais evidenciados foram o acompanhamento da criança nos cuidados básicos diários, oportunizar acesso ao serviço e a insumos para higienização, alimentação, vestimenta e orientação do uso adequado da máscara e álcool em gel. As crianças representaram o cuidado a elas dispensado como atos direcionados às demandas básicas humanas e à prevenção da covid-19. O estudo permitiu escutar a criança no que se refere aos cuidados e aos responsáveis pela oferta. O cuidado foi representado como ações relacionadas à manutenção da saúde, alimentação, cuidado responsivo, oportunidades para a aprendizagem, segurança e proteção. Os resultados permitem refletir sobre o papel da família, sociedade e Estado na estruturação, funções e relações dos atores que apoiam a criança em situação de rua.The care of children in vulnerable situations such as those experienced on the streets requires the support of social networks. The covid-19 pandemic changed relational dynamics as well as the access to social assistance services, influencing this care. From the interaction with the environment, the Social Representations of these children about care emerge, which influence individual and collective attitudes that interfere with their well-being. The actors of the child's social network can act in this scenario through health education and other care strategies that contribute to the health promotion of this population. The research aimed to analyze the Social Representations of homeless children on the care of the social network during the covid-19 pandemic. This is a descriptive, exploratory and qualitative study, anchored in the Social Representation Theory and the Social Network Theory of Sanicola. Data collection was gathered in streets and squares where there were street children from ages seven to incomplete 12 years old in the city of Recife-PE. Sampling was intentional and the sample defined by theoretical saturation. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco. Initially, a playful interaction was carried out to approach the child. Afterwards, the interview was carried out individually, recorded, using a semi-structured form with sociodemographic data and guiding questions: Can you draw for me how people are taking care of you during the covid-19 pandemic? While drawing, the child was encouraged to express what they were thinking and were invited to answer: “Who are the people who take care of you during the covid-19 pandemic?” and “Who else takes care of you during the covid-19 pandemic?” The interviews were validated by the child and the transcript by the master’s student and an invited nurse. The transcripts from the drawing language were submitted to the Dialectical Hermeneutic Analysis, for the construction of the synthesis of each interview. The graphic elaboration of the social network map was built to identify the types of network, its components and the types of relationships performed by them. Twelve children aged between seven and 12 years old, eight of whom were female, participated in the study. The design-driven interview revealed mixed social networks, with a predominance of primary networks. The actors of the networks developed face-to-face, instrumental, informative and emotional support actions. The most evidenced care actions were accompanying the child in basic daily care, providing access to the service and to hygiene, food, and clothing supplies, and orienting the adequate use of the mask and alcohol gel. The children represented the care given to them as acts aimed at basic human demands and the prevention of covid-19. The study allowed giving voice to the child with regard to care and those responsible for offering it. Care was represented as actions related to health maintenance, food, responsive care, opportunities for learning, safety and protection. The results allow us to reflect on the role of the family, society and the State in the structuring, functions and relationships of the actors that support homeless children.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCOVID-19Educação em SaúdeEnfermagem PediátricaRepresentações SociaisJovens em Situação de RuaRede SocialRepresentações sociais de crianças em situação de rua sobre o cuidado da rede social na pandemia da COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48181/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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