Relação entre o professor de matemática e o intérprete de libras : diferenças e repetições no processo de ensino
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37805 |
Resumo: | A presente investigação se insere no estudo da relação entre dois profissionais que participam diretamente no processo de ensino de matemática a estudantes surdos em escolas regulares, a saber, o docente de matemática e o intérprete de Libras. Neste sentido o objetivo do estudo consiste em analisar a partir da formação do/a docente de Matemática, as relações constituídas entre docentes de matemática e intérpretes de Libras, considerando neste processo, as suas subjetividades. Para fundamentar os conceitos-chaves da pesquisa optou-se pela concepção pós-estruturalista assentada sob o conceito de diferença e a crítica ao regime binário e universal das ideias que vêm, assim, conferir potência às discussões sobre as deficiências através da apreciação das historicidades, dos devires em jogo. O lastro teórico da pesquisa se firma, portanto, numa rede entre autores da abordagem pós-estruturalista, estudiosos da formação de professores e pesquisadores da inclusão e educação de surdos, dentre eles, Deleuze (2006), Derrida (2009), Skliar (2010), Fiorentini (2003), Quadros (1997). Esta investigação possui abordagem qualitativa, caracteriza-se como pesquisa exploratória e tem como cerne dos procedimentos metodológicos a observação direta em aulas de matemática que dispõem de intérpretes de Libras e entrevistas semiestruturadas com os professores de matemática e os intérpretes de Libras das salas de aula observadas. Após a produção dos dados, realizou-se a análise de discurso a partir do contato com esse universo que estuda o discurso e o percebe como a palavra em movimento, em curso; e, que se alinha ao nosso fundamento teórico. Percebemos durante a pesquisa, a provisoriedade de pessoas e contextos, o/a devir professor/a se constituindo, e, assimetrias em saberes e poderes evidenciados nas relações de poder estabelecidas entre os participantes. |
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SANTOS, Rayssa Feitoza Felix doshttp://lattes.cnpq.br/1733022541716873http://lattes.cnpq.br/1658117841838353FARIAS, Daniella Rodrigues de2020-09-03T22:07:53Z2020-09-03T22:07:53Z2020-03-05SANTOS, Rayssa Feitoza Felix dos. Relação entre o professor de matemática e o intérprete de libras: diferenças e repetições no processo de ensino. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37805A presente investigação se insere no estudo da relação entre dois profissionais que participam diretamente no processo de ensino de matemática a estudantes surdos em escolas regulares, a saber, o docente de matemática e o intérprete de Libras. Neste sentido o objetivo do estudo consiste em analisar a partir da formação do/a docente de Matemática, as relações constituídas entre docentes de matemática e intérpretes de Libras, considerando neste processo, as suas subjetividades. Para fundamentar os conceitos-chaves da pesquisa optou-se pela concepção pós-estruturalista assentada sob o conceito de diferença e a crítica ao regime binário e universal das ideias que vêm, assim, conferir potência às discussões sobre as deficiências através da apreciação das historicidades, dos devires em jogo. O lastro teórico da pesquisa se firma, portanto, numa rede entre autores da abordagem pós-estruturalista, estudiosos da formação de professores e pesquisadores da inclusão e educação de surdos, dentre eles, Deleuze (2006), Derrida (2009), Skliar (2010), Fiorentini (2003), Quadros (1997). Esta investigação possui abordagem qualitativa, caracteriza-se como pesquisa exploratória e tem como cerne dos procedimentos metodológicos a observação direta em aulas de matemática que dispõem de intérpretes de Libras e entrevistas semiestruturadas com os professores de matemática e os intérpretes de Libras das salas de aula observadas. Após a produção dos dados, realizou-se a análise de discurso a partir do contato com esse universo que estuda o discurso e o percebe como a palavra em movimento, em curso; e, que se alinha ao nosso fundamento teórico. Percebemos durante a pesquisa, a provisoriedade de pessoas e contextos, o/a devir professor/a se constituindo, e, assimetrias em saberes e poderes evidenciados nas relações de poder estabelecidas entre os participantes.This present investigation is part of the study of the relationship between two professionals who directly participate in the process of teaching mathematics to deaf students in regular schools, namely the mathematics teacher and the Libras interpreter. In this sense, the objective of the study is to analyze the relationships established between the Libras interpreter and the mathematics teacher, considering the subjectivities involved. To support the key concepts of the research, we opted for the post-structuralist conception based on the concept of difference and the criticism of the binary and universal regime of ideas, which thus give power to the discussions about deficiencies through the appreciation of historicities, of the events at stake. The theoretical basis of the research is established, therefore, in a network between authors of the post-structuralist approach, scholars of teacher education and researchers of inclusion and education of the deaf, among them, Deleuze (2006), Derrida (2009), Skliar (2010), Fiorentini (2003), Quadros (1997). This investigation has a qualitative approach, is characterized as exploratory research and has as its core methodological procedures direct observation in mathematics classes that have Libras interpreters and semi-structured interviews with mathematics teachers and Libras interpreters from the observed classrooms. After the production of the data, discourse analysis was carried out from the contact with this universe that studies the discourse and perceives it as the word in movement, in progress; and, that aligns with our theoretical foundation. We realized during the research, the provisionality of people and contexts, the becoming teacher/teacher, and asymmetries in knowledge and powers evidenced in the powerrelations established between the participants.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores de matemática - FormaçãoLíngua brasileira de sinaisIntérpretes para surdosEstudantes com deficiênciaDiferença (Filosofia).Relação entre o professor de matemática e o intérprete de libras : diferenças e repetições no processo de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Rayssa Feitoza Felix dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO Rayssa Feitoza Felix dos Santos.pdfapplication/pdf915384https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37805/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rayssa%20Feitoza%20Felix%20dos%20Santos.pdf152c1c5c85c1009d25c76f370fbccf36MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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