O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Joaquim Camerino Moraes de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5261
Resumo: O presente estudo discute a aplicação da metodologia QFD (Quality Function Deployment) como foco da satisfação dos clientes, buscando enfatizar os parâmetros da qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software. O QFD, apontado como meio de organizar o desenvolvimento de produtos a nível operacional, especificamente para o desenvolvimento de software, se depara de um lado, com as oportunidades de atendimento do mercado local e, de outro, com as limitações de conhecimentos técnicos, de recursos financeiros e até mesmo com a inexistência de um processo formalizado para a condução das suas atividades. O estudo tem como base a adaptação do QFD das Quatro Fases. Assim, a partir dessa adaptação, simular a aplicação, do modelo adaptado, ao processo de desenvolvimento de produtos, em uma empresa de software. Visando assim demonstrar que este será capaz de proporcionar à Organização conhecimento técnico no planejamento e execução das diversas etapas do processo de desenvolvimento do software
id UFPE_3c931472619ef607e4c36f1d63718755
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5261
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SOUZA, Joaquim Camerino Moraes deCOSTA, Ana Paula Cabral Seixas2014-06-12T17:37:45Z2014-06-12T17:37:45Z2008-01-31Camerino Moraes de Souza, Joaquim; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5261O presente estudo discute a aplicação da metodologia QFD (Quality Function Deployment) como foco da satisfação dos clientes, buscando enfatizar os parâmetros da qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software. O QFD, apontado como meio de organizar o desenvolvimento de produtos a nível operacional, especificamente para o desenvolvimento de software, se depara de um lado, com as oportunidades de atendimento do mercado local e, de outro, com as limitações de conhecimentos técnicos, de recursos financeiros e até mesmo com a inexistência de um processo formalizado para a condução das suas atividades. O estudo tem como base a adaptação do QFD das Quatro Fases. Assim, a partir dessa adaptação, simular a aplicação, do modelo adaptado, ao processo de desenvolvimento de produtos, em uma empresa de software. Visando assim demonstrar que este será capaz de proporcionar à Organização conhecimento técnico no planejamento e execução das diversas etapas do processo de desenvolvimento do softwareporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de SoftwareQFDDesenvolvimento de SoftwareRequisito QualidadeO QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de softwareinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3728_1.pdf.jpgarquivo3728_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1370https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5261/4/arquivo3728_1.pdf.jpg907bff4e9edd54810668b5272194b2f1MD54ORIGINALarquivo3728_1.pdfapplication/pdf1468845https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5261/1/arquivo3728_1.pdf21e3b0cae74b0bc3a7e384381ac1687bMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5261/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3728_1.pdf.txtarquivo3728_1.pdf.txtExtracted texttext/plain168334https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5261/3/arquivo3728_1.pdf.txt4b0a48925403a602e9fb492b1baea301MD53123456789/52612019-10-25 18:41:03.699oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T21:41:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software
title O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software
spellingShingle O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software
SOUZA, Joaquim Camerino Moraes de
Engenharia de Software
QFD
Desenvolvimento de Software
Requisito Qualidade
title_short O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software
title_full O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software
title_fullStr O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software
title_full_unstemmed O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software
title_sort O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software
author SOUZA, Joaquim Camerino Moraes de
author_facet SOUZA, Joaquim Camerino Moraes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Joaquim Camerino Moraes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COSTA, Ana Paula Cabral Seixas
contributor_str_mv COSTA, Ana Paula Cabral Seixas
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Software
QFD
Desenvolvimento de Software
Requisito Qualidade
topic Engenharia de Software
QFD
Desenvolvimento de Software
Requisito Qualidade
description O presente estudo discute a aplicação da metodologia QFD (Quality Function Deployment) como foco da satisfação dos clientes, buscando enfatizar os parâmetros da qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software. O QFD, apontado como meio de organizar o desenvolvimento de produtos a nível operacional, especificamente para o desenvolvimento de software, se depara de um lado, com as oportunidades de atendimento do mercado local e, de outro, com as limitações de conhecimentos técnicos, de recursos financeiros e até mesmo com a inexistência de um processo formalizado para a condução das suas atividades. O estudo tem como base a adaptação do QFD das Quatro Fases. Assim, a partir dessa adaptação, simular a aplicação, do modelo adaptado, ao processo de desenvolvimento de produtos, em uma empresa de software. Visando assim demonstrar que este será capaz de proporcionar à Organização conhecimento técnico no planejamento e execução das diversas etapas do processo de desenvolvimento do software
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T17:37:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T17:37:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Camerino Moraes de Souza, Joaquim; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5261
identifier_str_mv Camerino Moraes de Souza, Joaquim; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. O QFD como foco da satisfação dos clientes: a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços para a criação de software. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5261/4/arquivo3728_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5261/1/arquivo3728_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5261/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5261/3/arquivo3728_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 907bff4e9edd54810668b5272194b2f1
21e3b0cae74b0bc3a7e384381ac1687b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
4b0a48925403a602e9fb492b1baea301
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310602481205248