Percepção da imagem de um destino turístico sob o endosso de Digital Influencers na geração de respostas afetivas dos consumidores no contexto da Web 3.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALENÇA, Cibely Oliveira Nery Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37978
Resumo: Com o elevado crescimento da atividade turística nas últimas décadas, houve um consequente aumento da competição entre os destinos que, em busca de se diferenciarem, passaram a utilizar ferramentas de marketing, a fim de formar uma imagem positiva para atrair e reter clientes, especialmente no atual cenário, em que a utilização de novas ferramentas de comunicação, como a internet e as redes sociais da Web 3.0, passaram a ocupar um espaço significativo na contribuição da facilidade de informação. Deste cenário, emergiram os digital influencers, que se tornaram uma importante estratégia de marketing para a promoção de destinos turísticos por meio do seu endosso, além da autenticidade e da interação diferenciada que proporcionam aos consumidores. Com o aumento da relevância do endosso desses novos formadores de opinião, este trabalho teve como objetivo verificar de que modo os digital influencers, enquanto endossantes na web 3.0 podem influenciar na imagem de um destino turístico, tendo em vista o efeito da resposta afetiva do consumidor. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo, de caráter descritivo, por meio do uso de uma survey online de corte transversal único para levantamento dos dados. A amostra obtida, de caráter não-probabilístico por bola de neve, foi constituída por 616 questionários válidos. Para os dados obtidos, foi realizada uma análise estatística descritiva e multivariada. Os resultados obtidos indicaram que o endosso dos digital influencers impactam de forma positiva a imagem de um destino turístico e na resposta afetiva do consumidor. Também foi evidenciado que a interação entre os construtos endosso de digital influencer, imagem do destino turístico e resposta afetiva do consumidor possuem uma relação positiva quando trabalhado juntos.
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Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37978Com o elevado crescimento da atividade turística nas últimas décadas, houve um consequente aumento da competição entre os destinos que, em busca de se diferenciarem, passaram a utilizar ferramentas de marketing, a fim de formar uma imagem positiva para atrair e reter clientes, especialmente no atual cenário, em que a utilização de novas ferramentas de comunicação, como a internet e as redes sociais da Web 3.0, passaram a ocupar um espaço significativo na contribuição da facilidade de informação. Deste cenário, emergiram os digital influencers, que se tornaram uma importante estratégia de marketing para a promoção de destinos turísticos por meio do seu endosso, além da autenticidade e da interação diferenciada que proporcionam aos consumidores. Com o aumento da relevância do endosso desses novos formadores de opinião, este trabalho teve como objetivo verificar de que modo os digital influencers, enquanto endossantes na web 3.0 podem influenciar na imagem de um destino turístico, tendo em vista o efeito da resposta afetiva do consumidor. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo, de caráter descritivo, por meio do uso de uma survey online de corte transversal único para levantamento dos dados. A amostra obtida, de caráter não-probabilístico por bola de neve, foi constituída por 616 questionários válidos. Para os dados obtidos, foi realizada uma análise estatística descritiva e multivariada. Os resultados obtidos indicaram que o endosso dos digital influencers impactam de forma positiva a imagem de um destino turístico e na resposta afetiva do consumidor. Também foi evidenciado que a interação entre os construtos endosso de digital influencer, imagem do destino turístico e resposta afetiva do consumidor possuem uma relação positiva quando trabalhado juntos.PROPESQWith the high growth of tourism activity in the last decades, there was a consequent increase in competition between destinations that, in search of differentiating themselves, started to use marketing tools in order to form a positive image to attract and retain customers, especially in the current scenario, in which the use of new communication tools, such as the Internet and the social networks of Web 3.0, started to occupy a significant space in the contribution of the information facility. From this scenario, digital influencers emerged, which have become an important marketing strategy for the promotion of tourist destinations through their endorsement, in addition to the authenticity and differentiated interaction they provide to consumers. With the increase in the relevance of the endorsement of these new opinion makers, this work aimed to verify how digital influencers, while endorsers in web 3.0, can influence the image of a tourist destination, in view of the effect of the consumer's emotional response. To this end, a quantitative, descriptive study was carried out, using a single cross-sectional online survey to survey the data. The sample obtained, non-probabilistic by snowball, consisted of 616 valid questionnaires. For the data obtained, a descriptive and multivariate statistical analysis was performed. The results obtained indicated that the endorsement of digital influencers positively impacts the image of a tourist destination and the consumer's emotional response. It was also shown that the interaction between the constructs endorsement of digital influencer, image of the tourist destination and affective response of the consumer have a positive relationship when worked together.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessImagem de destinos turísticosEndosso de Digital InfluencerResposta afetiva do consumidorPercepção da imagem de um destino turístico sob o endosso de Digital Influencers na geração de respostas afetivas dos consumidores no contexto da Web 3.0info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Cibely Oliveira Nery Rodrigues Valença.pdf.txtDISSERTAÇÃO Cibely Oliveira Nery Rodrigues Valença.pdf.txtExtracted texttext/plain241538https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37978/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibely%20Oliveira%20Nery%20Rodrigues%20Valen%c3%a7a.pdf.txtb8969e7a57de929eadf4ad56200a06eaMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Cibely Oliveira Nery Rodrigues Valença.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Cibely Oliveira Nery Rodrigues Valença.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37978/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibely%20Oliveira%20Nery%20Rodrigues%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg658f9370574ffd3af49386b6b0510da0MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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