A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30387
Resumo: Atualmente, o Porto está a ter o maior impulso turístico que a cidade alguma vez tinha experienciado. Então surge a dúvida, o que será que a cidade do Porto tem para oferecer a quem a visita e o que motiva as pessoas a visitá-la? Através desta investigação, pretende-se estudar as razões da escolha do Porto pelos turistas, ou seja, quais são as suas motivações na escolha pela cidade, assim como quais são os atributos deste destino que atraem o turista no momento de tomada de decisão. Para responder ao objetivo desta investigação, realizou-se uma revisão da literatura dos dois temas chave: destino turístico e comportamento do consumidor turístico. Desta forma, procedeu-se à implementação de uma metodologia quantitativa, através da qual foi realizado um inquérito por questionário dirigido à população turística da cidade do Porto (nacional e internacional). Assim, através das análises estatísticas realizadas no SPSS, conclui-se que diferentes consumidores turísticos apresentam diferentes motivações de viagem e também diferentes imagens do destino, pois existem vários fatores que influenciam a perceção e a vontade dos turistas. Além disso, encontraram-se as principais motivações dos turistas para visitar o Porto, assim como os atributos deste destino mais valorizados pelos visitantes da cidade.
id RCAP_56d78991ac3185545f57d8c2b07b73f3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30387
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do PortoComportamento do consumidor turísticoMotivações turísticasDestino turísticoAtributos do destinoTuristaCidade do PortoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente, o Porto está a ter o maior impulso turístico que a cidade alguma vez tinha experienciado. Então surge a dúvida, o que será que a cidade do Porto tem para oferecer a quem a visita e o que motiva as pessoas a visitá-la? Através desta investigação, pretende-se estudar as razões da escolha do Porto pelos turistas, ou seja, quais são as suas motivações na escolha pela cidade, assim como quais são os atributos deste destino que atraem o turista no momento de tomada de decisão. Para responder ao objetivo desta investigação, realizou-se uma revisão da literatura dos dois temas chave: destino turístico e comportamento do consumidor turístico. Desta forma, procedeu-se à implementação de uma metodologia quantitativa, através da qual foi realizado um inquérito por questionário dirigido à população turística da cidade do Porto (nacional e internacional). Assim, através das análises estatísticas realizadas no SPSS, conclui-se que diferentes consumidores turísticos apresentam diferentes motivações de viagem e também diferentes imagens do destino, pois existem vários fatores que influenciam a perceção e a vontade dos turistas. Além disso, encontraram-se as principais motivações dos turistas para visitar o Porto, assim como os atributos deste destino mais valorizados pelos visitantes da cidade.Ferreira, MafaldaRepositório ComumTeixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto2022-11-20T01:30:21Z2019-11-202019-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30387202322220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T15:45:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:21.373846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto
title A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto
spellingShingle A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto
Teixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto
Comportamento do consumidor turístico
Motivações turísticas
Destino turístico
Atributos do destino
Turista
Cidade do Porto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto
title_full A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto
title_fullStr A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto
title_full_unstemmed A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto
title_sort A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto
author Teixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto
author_facet Teixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Mafalda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor turístico
Motivações turísticas
Destino turístico
Atributos do destino
Turista
Cidade do Porto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comportamento do consumidor turístico
Motivações turísticas
Destino turístico
Atributos do destino
Turista
Cidade do Porto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Atualmente, o Porto está a ter o maior impulso turístico que a cidade alguma vez tinha experienciado. Então surge a dúvida, o que será que a cidade do Porto tem para oferecer a quem a visita e o que motiva as pessoas a visitá-la? Através desta investigação, pretende-se estudar as razões da escolha do Porto pelos turistas, ou seja, quais são as suas motivações na escolha pela cidade, assim como quais são os atributos deste destino que atraem o turista no momento de tomada de decisão. Para responder ao objetivo desta investigação, realizou-se uma revisão da literatura dos dois temas chave: destino turístico e comportamento do consumidor turístico. Desta forma, procedeu-se à implementação de uma metodologia quantitativa, através da qual foi realizado um inquérito por questionário dirigido à população turística da cidade do Porto (nacional e internacional). Assim, através das análises estatísticas realizadas no SPSS, conclui-se que diferentes consumidores turísticos apresentam diferentes motivações de viagem e também diferentes imagens do destino, pois existem vários fatores que influenciam a perceção e a vontade dos turistas. Além disso, encontraram-se as principais motivações dos turistas para visitar o Porto, assim como os atributos deste destino mais valorizados pelos visitantes da cidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
2019-11-20T00:00:00Z
2022-11-20T01:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30387
202322220
url http://hdl.handle.net/10400.26/30387
identifier_str_mv 202322220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130010074742784