A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30387 |
Resumo: | Atualmente, o Porto está a ter o maior impulso turístico que a cidade alguma vez tinha experienciado. Então surge a dúvida, o que será que a cidade do Porto tem para oferecer a quem a visita e o que motiva as pessoas a visitá-la? Através desta investigação, pretende-se estudar as razões da escolha do Porto pelos turistas, ou seja, quais são as suas motivações na escolha pela cidade, assim como quais são os atributos deste destino que atraem o turista no momento de tomada de decisão. Para responder ao objetivo desta investigação, realizou-se uma revisão da literatura dos dois temas chave: destino turístico e comportamento do consumidor turístico. Desta forma, procedeu-se à implementação de uma metodologia quantitativa, através da qual foi realizado um inquérito por questionário dirigido à população turística da cidade do Porto (nacional e internacional). Assim, através das análises estatísticas realizadas no SPSS, conclui-se que diferentes consumidores turísticos apresentam diferentes motivações de viagem e também diferentes imagens do destino, pois existem vários fatores que influenciam a perceção e a vontade dos turistas. Além disso, encontraram-se as principais motivações dos turistas para visitar o Porto, assim como os atributos deste destino mais valorizados pelos visitantes da cidade. |
id |
RCAP_56d78991ac3185545f57d8c2b07b73f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30387 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do PortoComportamento do consumidor turísticoMotivações turísticasDestino turísticoAtributos do destinoTuristaCidade do PortoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente, o Porto está a ter o maior impulso turístico que a cidade alguma vez tinha experienciado. Então surge a dúvida, o que será que a cidade do Porto tem para oferecer a quem a visita e o que motiva as pessoas a visitá-la? Através desta investigação, pretende-se estudar as razões da escolha do Porto pelos turistas, ou seja, quais são as suas motivações na escolha pela cidade, assim como quais são os atributos deste destino que atraem o turista no momento de tomada de decisão. Para responder ao objetivo desta investigação, realizou-se uma revisão da literatura dos dois temas chave: destino turístico e comportamento do consumidor turístico. Desta forma, procedeu-se à implementação de uma metodologia quantitativa, através da qual foi realizado um inquérito por questionário dirigido à população turística da cidade do Porto (nacional e internacional). Assim, através das análises estatísticas realizadas no SPSS, conclui-se que diferentes consumidores turísticos apresentam diferentes motivações de viagem e também diferentes imagens do destino, pois existem vários fatores que influenciam a perceção e a vontade dos turistas. Além disso, encontraram-se as principais motivações dos turistas para visitar o Porto, assim como os atributos deste destino mais valorizados pelos visitantes da cidade.Ferreira, MafaldaRepositório ComumTeixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto2022-11-20T01:30:21Z2019-11-202019-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30387202322220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T15:45:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:21.373846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto |
title |
A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto |
spellingShingle |
A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto Teixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto Comportamento do consumidor turístico Motivações turísticas Destino turístico Atributos do destino Turista Cidade do Porto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto |
title_full |
A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto |
title_fullStr |
A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto |
title_full_unstemmed |
A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto |
title_sort |
A escolha de um destino pelo consumidor turístico: o caso da cidade do Porto |
author |
Teixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto |
author_facet |
Teixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Mafalda Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Luísa Manuel de Campos Cruz Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor turístico Motivações turísticas Destino turístico Atributos do destino Turista Cidade do Porto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Comportamento do consumidor turístico Motivações turísticas Destino turístico Atributos do destino Turista Cidade do Porto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Atualmente, o Porto está a ter o maior impulso turístico que a cidade alguma vez tinha experienciado. Então surge a dúvida, o que será que a cidade do Porto tem para oferecer a quem a visita e o que motiva as pessoas a visitá-la? Através desta investigação, pretende-se estudar as razões da escolha do Porto pelos turistas, ou seja, quais são as suas motivações na escolha pela cidade, assim como quais são os atributos deste destino que atraem o turista no momento de tomada de decisão. Para responder ao objetivo desta investigação, realizou-se uma revisão da literatura dos dois temas chave: destino turístico e comportamento do consumidor turístico. Desta forma, procedeu-se à implementação de uma metodologia quantitativa, através da qual foi realizado um inquérito por questionário dirigido à população turística da cidade do Porto (nacional e internacional). Assim, através das análises estatísticas realizadas no SPSS, conclui-se que diferentes consumidores turísticos apresentam diferentes motivações de viagem e também diferentes imagens do destino, pois existem vários fatores que influenciam a perceção e a vontade dos turistas. Além disso, encontraram-se as principais motivações dos turistas para visitar o Porto, assim como os atributos deste destino mais valorizados pelos visitantes da cidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 2019-11-20T00:00:00Z 2022-11-20T01:30:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/30387 202322220 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/30387 |
identifier_str_mv |
202322220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130010074742784 |