O uso do jogo oware para promover o ensino de matemática em uma escola quilombola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Ana Quele Gomes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000phv7
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29955
Resumo: Esta dissertação refere-se a uma pesquisa que teve como objetivo investigar a utilização do jogo oware para promover o ensino de Matemática articulado a aspectos socioculturais nos anos iniciais de uma escola quilombola. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola indicam que tanto a promoção da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, como o respeito às relações étnico-raciais devem permear todo o currículo escolar. Numa revisão de literatura no âmbito específico da Educação Matemática, evidenciou-se que ainda são incipientes os trabalhos que abordem os processos de ensino e de aprendizagem na Educação Quilombola. Este estudo tomou como base discussões que evidenciam que o uso de jogos africanos podem ser um recurso pedagógico relevante para ensinar Matemática, além de promover identidades dos povos afrodescendentes. Neste sentido, a Afroetnomatemática apresenta subsídios para estudar jogos da África, por eles viabilizarem uma visão transcultural da Matemática, possibilitando resgatar elementos antropológicos das culturas africanas. O método de pesquisa foi de natureza qualitativa associado a situações de trabalho colaborativo com as participantes do estudo. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de entrevistas, observações e pelo registro das falas das participantes da pesquisa durante as visitas e os encontros. Analisamos os dados por um processo de leitura atenta e seleção de trechos mais significativos dos protocolos gerados pelas transcrições das entrevistas semiestruturadas e dos registros das observações. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as professoras desconheciam o trabalho com jogos de origem africana. Identificamos que o jogo oware poderia estar relacionado a conhecimentos matemáticos da cultura africana e conteúdos matemáticos previstos para os anos iniciais. As análises ainda indicaram que o trabalho com o oware poderia possibilitar situações pedagógicas nas quais houvesse um resgate e valorização da cultura africana e de diversos conhecimentos matemáticos explorados a partir do jogo.
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spelling ALMEIDA, Ana Quele Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/6497759804578171http://lattes.cnpq.br/8396243868031773MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira2019-04-01T21:44:22Z2019-04-01T21:44:22Z2017-03-17https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29955ark:/64986/001300000phv7Esta dissertação refere-se a uma pesquisa que teve como objetivo investigar a utilização do jogo oware para promover o ensino de Matemática articulado a aspectos socioculturais nos anos iniciais de uma escola quilombola. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola indicam que tanto a promoção da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, como o respeito às relações étnico-raciais devem permear todo o currículo escolar. Numa revisão de literatura no âmbito específico da Educação Matemática, evidenciou-se que ainda são incipientes os trabalhos que abordem os processos de ensino e de aprendizagem na Educação Quilombola. Este estudo tomou como base discussões que evidenciam que o uso de jogos africanos podem ser um recurso pedagógico relevante para ensinar Matemática, além de promover identidades dos povos afrodescendentes. Neste sentido, a Afroetnomatemática apresenta subsídios para estudar jogos da África, por eles viabilizarem uma visão transcultural da Matemática, possibilitando resgatar elementos antropológicos das culturas africanas. O método de pesquisa foi de natureza qualitativa associado a situações de trabalho colaborativo com as participantes do estudo. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de entrevistas, observações e pelo registro das falas das participantes da pesquisa durante as visitas e os encontros. Analisamos os dados por um processo de leitura atenta e seleção de trechos mais significativos dos protocolos gerados pelas transcrições das entrevistas semiestruturadas e dos registros das observações. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as professoras desconheciam o trabalho com jogos de origem africana. Identificamos que o jogo oware poderia estar relacionado a conhecimentos matemáticos da cultura africana e conteúdos matemáticos previstos para os anos iniciais. As análises ainda indicaram que o trabalho com o oware poderia possibilitar situações pedagógicas nas quais houvesse um resgate e valorização da cultura africana e de diversos conhecimentos matemáticos explorados a partir do jogo.This dissertation refers to a research aimed at investigating the use of the oware game to promote the teaching of mathematics articulated to sociocultural aspects in the early years of a quilombola school. In Brazil, the National Curriculum Guidelines for Quilombola Education indicate that the promotion of Afro-Brazilian and African History and Culture, as well as and respect for ethnic-racial relations must permeate the entire school curriculum. The development of a literature review in the specific scope of Mathematics Education evidenced that still are incipient the studies that approach the processes of teaching and learning in Quilombola Education. This study was based on discussions that show that the use of African games can be a relevant pedagogical resource for teaching mathematics, as well as to promote the identities of Afro-descendant peoples. In this sense, the Afroethnomathematics presents subsidies to study games from Africa, for they enable a cross-cultural view of Mathematics, making it possible to rescue anthropological elements from African cultures. The research method was qualitative and associated with situations of collaborative work with the participants. The research data were collected from interviews, observations and the recording of participants' speeches during the visits and the meetings. We analyzed the data by a process of careful reading and selection of more significant passages of the protocols generated by the transcripts of the semi structured interviews and of the records of the observations. The results of the research showed that the teachers were not aware of the work with African games. We identified that oware game might be related to mathematical knowledge associated with African culture and on the curriculum of mathematics for early years. Analyzes also indicated that the utilization of oware could make possible pedagogical situations in which there was a rescue and valorization of the African culture and of several mathematical knowledge explored from the game.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação MatemáticaEducação QuilombolaJogo OwareAfroetnomatemáticaFormação de ProfessoresO uso do jogo oware para promover o ensino de matemática em uma escola quilombolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Ana Quele Gomes de Almeida.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ana Quele Gomes de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29955/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Quele%20Gomes%20de%20Almeida.pdf.jpgdc66c5fc970bd00bfd758a654fe2b647MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Quele Gomes de Almeida.pdfDISSERTAÇÃO Ana Quele Gomes de Almeida.pdfapplication/pdf1934662https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29955/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Quele%20Gomes%20de%20Almeida.pdf1d0d6deb44853dd8e1dfe00493a598aeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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