Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de três universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país. Por meio da análise de conteúdo delineamos três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; formação pedagógica integradora. Os resultados das análises evidenciam que os núcleos formativos dos três cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. O estudo aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, refletimos sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugerimos a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados. |
id |
UFCG_35a7e2b02d36ad047517ac4c855e3384 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35536 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.Mathematics Teacher Education in Field Education for the Performance of those in Quilombola School Education.Educação MatemáticaFormação de professores - matemáticaContexto sociocultural quilombolaEducação Escolar QuilombolaNúcleos formativosAnálise documentalMathematics EducationTeacher training - mathematicsQuilombola sociocultural contextQuilombola School EducationTraining centersDocument analysisEducação.Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de três universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país. Por meio da análise de conteúdo delineamos três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; formação pedagógica integradora. Os resultados das análises evidenciam que os núcleos formativos dos três cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. O estudo aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, refletimos sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugerimos a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.This article aims to understand how the formative cores of the Field Education Teaching Degree Courses that qualify mathematics teachers are structured. This is an excerpt from an ongoing interinstitutional research project that aims to characterise the undergraduate teaching courses that qualify mathematics teachers to work in middle and high school in specific sociocultural contexts. To this end, we discussed mathematics teacher education in LEdoC courses and presented principles, concepts, and legal documents that support and regulate Quilombola School Education. We opted for documentary analysis, whose corpus consisted of the curriculum matrices of Political-Pedagogical Course Projects of three federal public universities located in the Northeast, Southeast, and North regions of the country. Through content analysis, we outlined three analytical categories: general and socio-political formation, mathematical formation and integrative pedagogical formation. The results of the analyses show that the formative nuclei of the three courses present indications of a socio-political formation integrated into the mathematical formation. The study points out possibilities to propose curricular components that establish a relationship with the sociocultural diversity of quilombola peoples, not only in the Education for Ethnic-Racial Relations component. Therefore, we reflect on the implications of teacher education for the performance of those who majored in Quilombola School Education and suggest the prescription of sociopolitical education in the documents of courses that qualify mathematics teachers beyond the socio-cultural contexts investigated.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-05-03T21:14:21Z2024-05-032024-05-03T21:14:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para Atuação na Educação Escolar Quilombola. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 8, 2021, Uberlândia (MG). Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender. Brasília: SBEM, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536porLIMA, Aldinete Silvino de.KHIDIR, Kaled Sulaiman.FERNANDES, Fernando Luís Pereira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-03T21:15:00Zoai:localhost:riufcg/35536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-03T21:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. Mathematics Teacher Education in Field Education for the Performance of those in Quilombola School Education. |
title |
Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. |
spellingShingle |
Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. LIMA, Aldinete Silvino de. Educação Matemática Formação de professores - matemática Contexto sociocultural quilombola Educação Escolar Quilombola Núcleos formativos Análise documental Mathematics Education Teacher training - mathematics Quilombola sociocultural context Quilombola School Education Training centers Document analysis Educação. |
title_short |
Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. |
title_full |
Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. |
title_fullStr |
Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. |
title_full_unstemmed |
Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. |
title_sort |
Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola. |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. KHIDIR, Kaled Sulaiman. FERNANDES, Fernando Luís Pereira. |
author_role |
author |
author2 |
KHIDIR, Kaled Sulaiman. FERNANDES, Fernando Luís Pereira. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. KHIDIR, Kaled Sulaiman. FERNANDES, Fernando Luís Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Formação de professores - matemática Contexto sociocultural quilombola Educação Escolar Quilombola Núcleos formativos Análise documental Mathematics Education Teacher training - mathematics Quilombola sociocultural context Quilombola School Education Training centers Document analysis Educação. |
topic |
Educação Matemática Formação de professores - matemática Contexto sociocultural quilombola Educação Escolar Quilombola Núcleos formativos Análise documental Mathematics Education Teacher training - mathematics Quilombola sociocultural context Quilombola School Education Training centers Document analysis Educação. |
description |
Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de três universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país. Por meio da análise de conteúdo delineamos três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; formação pedagógica integradora. Os resultados das análises evidenciam que os núcleos formativos dos três cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. O estudo aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, refletimos sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugerimos a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2024-05-03T21:14:21Z 2024-05-03 2024-05-03T21:14:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536 LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para Atuação na Educação Escolar Quilombola. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 8, 2021, Uberlândia (MG). Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender. Brasília: SBEM, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para Atuação na Educação Escolar Quilombola. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 8, 2021, Uberlândia (MG). Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender. Brasília: SBEM, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744620568969216 |