Estudo sobre o processo criativo no contexto de aprendizagem de História: um olhar a partir da Psicologia sócio-histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Luciana Gregório de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33095
Resumo: Tendo como referencial a Psicologia sócio-histórica, a atividade criadora é definida como toda ação humana com capacidade de produzir algo novo, agregando, com isso, aspectos singulares, coletivos, sociais, afetivos e históricos do cotidiano de um indivíduo. O processo criativo se desenvolve por meio do resgate, através da memória, de experiências passadas, e da ressignificação destas experiências por meio da imaginação. A fim de contribuir com os estudos sobre o processo criativo, pretendeu-se contextualizá-lo à aprendizagem de história, considerando a abordagem denominada Educação Histórica, que se utiliza do conceito de consciência histórica. Tanto o processo criativo quanto a consciência histórica envolvem a relação entre outros processos psicológicos como memória, pensamento, imaginação, linguagem. E ambos trabalham com a significação do tempo de modo que produzem com base no passado para compreender o presente e realizarem orientações para o futuro. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo geral compreender o processo criativo de estudantes do ensino fundamental sobre eventos e edificações históricas do período do Brasil holandês em Pernambuco durante o século XVII. A pesquisa adotou a proposta do pesquisarCOM. Concebemos as interlocutoras do estudo de forma não hierarquizada e como construtoras de conhecimento. Para a construção dos dados da pesquisa, foi realizada uma oficina estética composta por três atividades distribuídas em cinco encontros envolvendo cinco estudantes do oitavo ano de uma escola pública federal, fazendo uso de diversas linguagens artísticas, enquanto mediação, para se ter acesso à produção criativa das estudantes. A oficina estética encontra-se fundamentada no conceito vigotskiano de educação estética, que promove a produção de sentidos a partir da ressignificação de elementos da vida cotidiana. Os dados construídos foram videografados. A análise deste material considerou os aspectos materiais e subjetivos do processo criativo, incluindo a contextualização do período histórico focado para a pesquisa em relação à cidade e ao colégio onde o estudo se desenvolveu. O material foi analisado tendo como referência categorias teóricas inspiradas nos mecanismos integrantes do processo criativo propostos por Vigotski: percepções externas e internas; fragmentações do todo; processo de modificação; influência das emoções sobre as impressões exteriores; junção dos elementos dissociados e modificados; combinação em sistemas de imagens isoladas; conversão da imaginação em imagens exteriores. Sobre o ato criador, observamos que o mecanismo do processo criativo mais frequente foi a associação dos elementos devido ao tipo de atividades propostas na oficina. Eram atividades que demandavam uma rememoração e junção dos elementos resgatados, coadunando com uma das propostas do ensino de história, que é promover a problematização de temas históricos. A associação ocorreu a partir da junção de elementos do repertório cultural das estudantes ou com estes e aqueles que surgiram no decorrer das atividades da oficina. Destas associações, percebemos que as estudantes elaboraram um sistema de conceitos formado por elementos como Maurício de Nassau, economia, diversidade cultural, colonização e pontes. Estas foram significadas como uma forma de ligação entre a cidade de Recife do século XVII e a atual.
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Tanto o processo criativo quanto a consciência histórica envolvem a relação entre outros processos psicológicos como memória, pensamento, imaginação, linguagem. E ambos trabalham com a significação do tempo de modo que produzem com base no passado para compreender o presente e realizarem orientações para o futuro. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo geral compreender o processo criativo de estudantes do ensino fundamental sobre eventos e edificações históricas do período do Brasil holandês em Pernambuco durante o século XVII. A pesquisa adotou a proposta do pesquisarCOM. Concebemos as interlocutoras do estudo de forma não hierarquizada e como construtoras de conhecimento. Para a construção dos dados da pesquisa, foi realizada uma oficina estética composta por três atividades distribuídas em cinco encontros envolvendo cinco estudantes do oitavo ano de uma escola pública federal, fazendo uso de diversas linguagens artísticas, enquanto mediação, para se ter acesso à produção criativa das estudantes. A oficina estética encontra-se fundamentada no conceito vigotskiano de educação estética, que promove a produção de sentidos a partir da ressignificação de elementos da vida cotidiana. Os dados construídos foram videografados. A análise deste material considerou os aspectos materiais e subjetivos do processo criativo, incluindo a contextualização do período histórico focado para a pesquisa em relação à cidade e ao colégio onde o estudo se desenvolveu. O material foi analisado tendo como referência categorias teóricas inspiradas nos mecanismos integrantes do processo criativo propostos por Vigotski: percepções externas e internas; fragmentações do todo; processo de modificação; influência das emoções sobre as impressões exteriores; junção dos elementos dissociados e modificados; combinação em sistemas de imagens isoladas; conversão da imaginação em imagens exteriores. Sobre o ato criador, observamos que o mecanismo do processo criativo mais frequente foi a associação dos elementos devido ao tipo de atividades propostas na oficina. Eram atividades que demandavam uma rememoração e junção dos elementos resgatados, coadunando com uma das propostas do ensino de história, que é promover a problematização de temas históricos. A associação ocorreu a partir da junção de elementos do repertório cultural das estudantes ou com estes e aqueles que surgiram no decorrer das atividades da oficina. Destas associações, percebemos que as estudantes elaboraram um sistema de conceitos formado por elementos como Maurício de Nassau, economia, diversidade cultural, colonização e pontes. Estas foram significadas como uma forma de ligação entre a cidade de Recife do século XVII e a atual.CNPqWith reference to socio-historical psychology, creative activity is defined as any human action with the capacity to produce something new, thus adding singular, collective, social, affective and historical aspects of an individual's daily life. The creative process is developed through the rescue, through memory, of past experiences, and the re-signification of these experiences through the imagination. In order to contribute to the studies about the creative process, it was intended to contextualize it to the learning of history, considering the approach called Historical Education, which uses the concept of historical consciousness. Both the creative process and the historical consciousness involve the relationship between other psychological processes such as memory, thought, imagination, language. And both work with the meaning of time so that they produce from the past to understand the present and to make orientations for the future. In view of the aforementioned, the present study had as general objective to understand the creative process of elementary students on events and historical buildings of the Dutch Brazil period in Pernambuco during the 17th century. The research adopted the proposal researchWITH. We conceived the interlocutors of the study in a non hierarchical way and as constructors of knowledge. For the construction of the research data, an aesthetic workshop was realized composed of three activities distributed in five meetings involving five students of the eighth year of a federal public school, making use of diverse artistic languages, as mediation, to have access to the creative production of students. The aesthetic workshop is based on the Vigotsky's concept of aesthetic education, which promotes the production of meanings from the re-signification of elements of daily life. The constructed data were videotaped. The analysis of this material considered the material and subjective aspects of the creative process, including the contextualization of the historical period focused for the research in relation to the city and the college where the study was developed. The material was analyzed with reference to theoretical categories inspired by the mechanisms integrating the creative process proposed by Vygotsky: external and internal perceptions; fragmentations of the whole; process of modification; influence of emotions on external impressions; combination of decoupled and modified elements; combination in isolated imaging systems; conversion of the imagination into external images. On the creative act, we observed that the mechanism of the most frequent creative process was the association of the elements due to the type of activities proposed in the workshop. They were activities that demanded a remembrance and junction of the rescued elements, in line with one of the proposals of history teaching, which is to promote the problematization of historical themes. The association occurred from the junction of elements of the cultural repertoire of the students or with these and those that arose in the course of the activities of the workshop. From these associations, we realized that the students elaborated a system of concepts formed by elements such as Maurício de Nassau, economics, cultural diversity, colonization and bridges. These were meant as a form of connection between the city of Recife from the seventeenth century and the present one.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia CognitivaAprendizagemHistória – Estudo e ensinoImaginaçãoCriação (Literária, artística, etc.)Estudo sobre o processo criativo no contexto de aprendizagem de História: um olhar a partir da Psicologia sócio-históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Luciana Gregório de Oliveira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Luciana Gregório de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33095/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luciana%20Greg%c3%b3rio%20de%20Oliveira.pdf.jpgdedd1f2c5eca7bb361408851aa30ae01MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Luciana Gregório de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Luciana Gregório de Oliveira.pdfapplication/pdf2486784https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33095/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luciana%20Greg%c3%b3rio%20de%20Oliveira.pdf9287e1bcb9572d41e2dec2b9bc12d113MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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