Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88728 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
id |
UFSC_e29efa7bd72fb53ce688c4a9af9fed4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88728 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprenderPsicologiaEducaçãoCriação (literária, artística, etc)EstéticaImaginaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Este trabalho, a partir das contribuições de Sartre e Vygotski, tem por objetivo investigar como atividades criadoras e relações estéticas aparecem no projeto de ser de um sujeito que tem a educação como atividade fundamental. Para tanto, foram realizadas duas etapas de recolhida de informações. Na primeira delas, registrou-se em vídeo a participação do sujeito - aqui referenciado como Valentina -, num curso de extensão, no qual a criatividade e a estética eram, simultaneamente, temáticas a serem discutidas, e elementos constituintes das relações de ensinar e aprender. Num segundo momento, valeu-se de entrevistas individuais com Valentina, a fim de reconstituir sua biografia para a compreensão de seu projeto de ser. Para sustentar o entendimento do processo de constituição do sujeito, resgatou-se a reflexão ontológica sartreana, que aponta para a especificidade do ser humano, o qual se faz à luz de uma perspectiva de futuro. Discutiu-se também a imaginação, como atividade pela qual o sujeito, partindo da realidade concreta, é capaz de vislumbrar o que ainda não existe, sendo processo significativo nas atividades criadoras e relações estéticas. A criação e as vivências estéticas foram concebidas tanto num nível ontológico, enquanto prerrogativas do humano, como na dimensão da existência concreta, situadas num determinado contexto social e histórico. Na análise do projeto de ser Valentina, ganharam destaque as mediações e objetivações fundamentais pelas quais ela veio a se constituir como pessoa singular, a partir das/nas relações sociais. Foi possível identificar uma divisão de ser, por meio da qual Valentina se compreende sendo "uma e outra", em diferentes momentos e situações de sua trajetória. Os processos de criação e as relações estéticas, por seu turno, puderam ser deslindados como estratégias pelas quais Valentina visa ser aquela que almeja. A criatividade, que se objetiva na prática pedagógica em sala de aula, e na busca de alternativas para a instituição escolar, é significada como elemento fundamental para a consecução coletiva de um mundo diferente, e, na esfera singular, como uma forma de visar o crescimento, enquanto superação de uma situação para um nível de maior complexidade e satisfação pessoal. A experiência estética, em Valentina, remete ao resgate da sensibilidade orientada por uma busca de humanização, integrando a promoção da beleza e a negação da feiúra numa preocupação com o incentivo da dignidade e cidadania coletivas. Considera-se que explicitar seu projeto de ser abre caminhos para que novas pesquisas venham a discutir o enlace entre ética e estética, tanto no fazer cotidiano de um sujeito singular, como nos processos de formação de educadores, a fim de constituir sujeitos capazes de dialetizar o ensinar e o aprender, sob uma perspectiva sensível e ação criadora voltadas para a transformação social.Florianópolis, SCMaheirie, KatiaUniversidade Federal de Santa CatarinaFrança, Kelly Bedin2012-10-22T12:53:41Z2012-10-22T12:53:41Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf226914http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88728porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T10:19:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88728Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T10:19:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender |
title |
Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender |
spellingShingle |
Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender França, Kelly Bedin Psicologia Educação Criação (literária, artística, etc) Estética Imaginação |
title_short |
Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender |
title_full |
Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender |
title_fullStr |
Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender |
title_full_unstemmed |
Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender |
title_sort |
Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender |
author |
França, Kelly Bedin |
author_facet |
França, Kelly Bedin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maheirie, Katia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Kelly Bedin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Educação Criação (literária, artística, etc) Estética Imaginação |
topic |
Psicologia Educação Criação (literária, artística, etc) Estética Imaginação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T12:53:41Z 2012-10-22T12:53:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
226914 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88728 |
identifier_str_mv |
226914 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652277456568320 |