Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Kelly Bedin
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88728
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_e29efa7bd72fb53ce688c4a9af9fed4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88728
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprenderPsicologiaEducaçãoCriação (literária, artística, etc)EstéticaImaginaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Este trabalho, a partir das contribuições de Sartre e Vygotski, tem por objetivo investigar como atividades criadoras e relações estéticas aparecem no projeto de ser de um sujeito que tem a educação como atividade fundamental. Para tanto, foram realizadas duas etapas de recolhida de informações. Na primeira delas, registrou-se em vídeo a participação do sujeito - aqui referenciado como Valentina -, num curso de extensão, no qual a criatividade e a estética eram, simultaneamente, temáticas a serem discutidas, e elementos constituintes das relações de ensinar e aprender. Num segundo momento, valeu-se de entrevistas individuais com Valentina, a fim de reconstituir sua biografia para a compreensão de seu projeto de ser. Para sustentar o entendimento do processo de constituição do sujeito, resgatou-se a reflexão ontológica sartreana, que aponta para a especificidade do ser humano, o qual se faz à luz de uma perspectiva de futuro. Discutiu-se também a imaginação, como atividade pela qual o sujeito, partindo da realidade concreta, é capaz de vislumbrar o que ainda não existe, sendo processo significativo nas atividades criadoras e relações estéticas. A criação e as vivências estéticas foram concebidas tanto num nível ontológico, enquanto prerrogativas do humano, como na dimensão da existência concreta, situadas num determinado contexto social e histórico. Na análise do projeto de ser Valentina, ganharam destaque as mediações e objetivações fundamentais pelas quais ela veio a se constituir como pessoa singular, a partir das/nas relações sociais. Foi possível identificar uma divisão de ser, por meio da qual Valentina se compreende sendo "uma e outra", em diferentes momentos e situações de sua trajetória. Os processos de criação e as relações estéticas, por seu turno, puderam ser deslindados como estratégias pelas quais Valentina visa ser aquela que almeja. A criatividade, que se objetiva na prática pedagógica em sala de aula, e na busca de alternativas para a instituição escolar, é significada como elemento fundamental para a consecução coletiva de um mundo diferente, e, na esfera singular, como uma forma de visar o crescimento, enquanto superação de uma situação para um nível de maior complexidade e satisfação pessoal. A experiência estética, em Valentina, remete ao resgate da sensibilidade orientada por uma busca de humanização, integrando a promoção da beleza e a negação da feiúra numa preocupação com o incentivo da dignidade e cidadania coletivas. Considera-se que explicitar seu projeto de ser abre caminhos para que novas pesquisas venham a discutir o enlace entre ética e estética, tanto no fazer cotidiano de um sujeito singular, como nos processos de formação de educadores, a fim de constituir sujeitos capazes de dialetizar o ensinar e o aprender, sob uma perspectiva sensível e ação criadora voltadas para a transformação social.Florianópolis, SCMaheirie, KatiaUniversidade Federal de Santa CatarinaFrança, Kelly Bedin2012-10-22T12:53:41Z2012-10-22T12:53:41Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf226914http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88728porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T10:19:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88728Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T10:19:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender
title Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender
spellingShingle Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender
França, Kelly Bedin
Psicologia
Educação
Criação (literária, artística, etc)
Estética
Imaginação
title_short Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender
title_full Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender
title_fullStr Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender
title_full_unstemmed Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender
title_sort Relações estéticas, criação e imaginação: a constituição do projeto de ser uma e outra, na dialética do ensinar e aprender
author França, Kelly Bedin
author_facet França, Kelly Bedin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maheirie, Katia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Kelly Bedin
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Educação
Criação (literária, artística, etc)
Estética
Imaginação
topic Psicologia
Educação
Criação (literária, artística, etc)
Estética
Imaginação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T12:53:41Z
2012-10-22T12:53:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 226914
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88728
identifier_str_mv 226914
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652277456568320