A redução de acidentes como possível argumento de reforço à política de priorização de transporte público: análise sobre como o tema é percebido na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCEIÇÃO, Amanda Maria da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33988
Resumo: Esta dissertação inicialmente buscou analisar qual a relação entre a implantação de faixas exclusivas para transporte público e a redução de acidentes de trânsito em vias urbanas. Na maioria das grandes cidades do Brasil e do mundo o serviço de transporte público tem importância destacada na mobilidade urbana. Medidas de melhorias desse serviço, como a implantação de faixas exclusivas, são comumente adotadas em vias que apresentam alta demanda de tráfego. Assim, parece ser consenso que a prioridade ao transporte coletivo gera benefícios operacionais, como menores tempos de viagem, velocidades mais elevadas e melhores condições aos usuários nos seus deslocamentos. Porém, essas medidas podem gerar grandes impactos na vida cotidiana das cidades que as recebem e por esta razão precisam ser bem avaliadas no contexto do processo de tomada de decisão. Desta forma, essa dissertação parte da hipótese que a implantação de faixas exclusivas para ônibus e o consequente reordenamento urbano advindo dessa medida podem ter impactos positivos na redução de acidentes de trânsito. Porém, técnicos, políticos e a sociedade em geral parecem que ainda não estão atentas a esse fato. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar se a redução de acidentes de trânsito pode ser utilizada como possível argumento de reforço à política de priorização de transporte público e fazer uma análise sobre como esse tema é percebido na sociedade. Para atingir o objetivo proposto foram avaliados os dados de acidentes antes e depois da implantação de faixas exclusivas em sete vias da cidade do Recife e os resultados apontaram para uma redução na maioria desses corredores. Isso parece denotar que a redução de acidentes pode sim ser utilizada como argumento de reforço à implantação de faixas exclusivas e deveria ser levada em conta no processo de tomada de decisão de novos investimentos em priorização de transporte público. Posteriormente, foi aplicado um questionário com 385 usuários do sistema de transporte público e 100 técnicos de transportes para entender se as pessoas percebem essa relação entre implantação de faixas exclusivas para ônibus e redução dos acidentes. A análise desses questionários aponta que a imensa maioria das pessoas não percebe que a implantação de uma faixa exclusiva pode diminuir o número de acidentes em uma via urbana. Assim, aumentar o número de pessoas que percebam esse fato pode ser decisivo para melhorar as políticas de priorização de transporte público no Brasil.
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Porém, essas medidas podem gerar grandes impactos na vida cotidiana das cidades que as recebem e por esta razão precisam ser bem avaliadas no contexto do processo de tomada de decisão. Desta forma, essa dissertação parte da hipótese que a implantação de faixas exclusivas para ônibus e o consequente reordenamento urbano advindo dessa medida podem ter impactos positivos na redução de acidentes de trânsito. Porém, técnicos, políticos e a sociedade em geral parecem que ainda não estão atentas a esse fato. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar se a redução de acidentes de trânsito pode ser utilizada como possível argumento de reforço à política de priorização de transporte público e fazer uma análise sobre como esse tema é percebido na sociedade. Para atingir o objetivo proposto foram avaliados os dados de acidentes antes e depois da implantação de faixas exclusivas em sete vias da cidade do Recife e os resultados apontaram para uma redução na maioria desses corredores. Isso parece denotar que a redução de acidentes pode sim ser utilizada como argumento de reforço à implantação de faixas exclusivas e deveria ser levada em conta no processo de tomada de decisão de novos investimentos em priorização de transporte público. Posteriormente, foi aplicado um questionário com 385 usuários do sistema de transporte público e 100 técnicos de transportes para entender se as pessoas percebem essa relação entre implantação de faixas exclusivas para ônibus e redução dos acidentes. A análise desses questionários aponta que a imensa maioria das pessoas não percebe que a implantação de uma faixa exclusiva pode diminuir o número de acidentes em uma via urbana. Assim, aumentar o número de pessoas que percebam esse fato pode ser decisivo para melhorar as políticas de priorização de transporte público no Brasil.This text aimed to analyze the link between the public transportation lanes and the reduction in the number of accidents in traffic concerning urban areas. The majority of the cities in Brazil and around the world, public transportation has an important role in urban mobility. Important improvements at this service such as new lanes are commonly needed on roads which there is intense traffic. Thus, it seems clear that prioritizing public transportation brings operational benefits such as less time in traffic, higher speed and better conditions for commuting users. However, these actions can have a great impact in the cities' everyday life and this is why it should be evaluated carefully in order to take decisions. Thus, this essay comes from the assumption that the implementation of bus lanes and the urban reorganization generated by this action may impact the reduction of accidents positively. But, technicians, politicians and the whole society are not aware of this. So, this text aimed in evaluating if the reduction in the number of car accident can be used as a possible argument to claim the prioritization for public transportation and do an analysis about how society realize this topic. To reach the intended purpose, the data about accidents before and after the public transportation lane on seven roads in Recife was analyzed and the results head to a reduction of car accidents on the big part of these lanes. This seems to show that the reduction of accidents can be used as an argument to reinforce the implementation of public transportation lanes and it should be acknowledged on the decision-making loop concerning the new investments, prioritizing public transportation. Later, a survey with 385 public transportation users and 100 transportation technicians to understand if people realize the connection between the implementation of exclusive bus lanes and the reduction in the number of accidents. The analysis of this survey suggest that the majority of people do not realize that the implementation of a public transportation lane can reduce the number of accidents in urban areas. Thus, it can increase the number of people who realize this can be a key fact to improve the political prioritization of public transportation in Brazil.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilAcidentes de trânsitoFaixas exclusivas para ônibusTransporte públicoA redução de acidentes como possível argumento de reforço à política de priorização de transporte público: análise sobre como o tema é percebido na sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Amanda Maria da Conceição.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Amanda Maria da Conceição.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33988/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Maria%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgd9912399c5b700b0c339a341f4f6f4e9MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Amanda Maria da Conceição.pdfDISSERTAÇÃO Amanda Maria da Conceição.pdfapplication/pdf3404728https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33988/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Maria%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdfcfaa381998e06bd5dbda6e9aba7fb632MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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