O processo de implementação da educação profissional integrada ao ensino médio em Pernambuco: o caso da escola técnica estadual Cícero Dias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mércia Rodrigues Farias da.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13133
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de implementação da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Cícero Dias - ETECD, situada em Recife/PE. Para tanto, adotamos os princípios da pesquisa qualitativa e do estudo de caso como aporte teórico-metodológico. O referencial teórico está fundamentado na produção bibliográfica dos autores Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, Maria Ciavatta, Acácia Kuenzer, Ramon de Oliveira, entre outros. Segundo a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação profissional deve estar integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia. Constituíram-se sujeitos da nossa pesquisa: a Gerente Geral de Educação Profissional do Estado de Pernambuco, a Gestora da Escola, a Educadora de Apoio/Coordenação Pedagógica, o Coordenador de Pesquisa Educacional/NAVE – Núcleo Avançado em Educação (empresa parceira), os Educadores da base nacional comum e os Educadores da base profissional técnica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos como técnicas para coletas de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista do tipo semiestruturada. Após a realização das entrevistas, essas foram transcritas e processadas com base nos princípios da análise de conteúdo. Para nortear a análise dos resultados, foram estabelecidas sete unidades de análises: da proposta do Ensino Médio Integrado; da concepção pedagógica que fundamenta o EMI – Ensino Médio Integrado; das ações que caracterizam a materialização da integração; da participação do corpo docente, técnico e gestor nas capacitações; da infraestrutura física e os recursos humanos da Escola; da escolha do Curso e a construção da Matriz Curricular e da parceria público-privado e o papel do Estado. Dentre os resultados, percebemos que predomina o conceito de ensino médio integrado pautado na visão de um ensino de justaposição e de complementação entre os saberes da base comum e da base especifica (técnica). O que sinaliza para necessidade do aprofundamento teórico dos conceitos norteadores da integração, bem como para o entendimento do sentido político e filosófico desta “nova forma de articulação”. Sobre a concepção pedagógica inferimos que tal proposta não “incorpora os pressupostos filosóficos e educacionais que sustentam a formação integrada prevista pelo Decreto n. 5.154/04” e divergem dos princípios estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Quanto às ações realizadas na busca da materialização desta proposta, os resultados apontam que as categorias trabalho, ciência, tecnologia e cultura não são colocadas como eixos estruturadores da formação dos alunos. No tocante a infraestrutura física e dos recursos humanos, os sujeitos demonstraram satisfação com as condições disponíveis no ambiente escolar. Relativo à escolha dos cursos e a construção dos projetos pedagógicos, verificou-se que estes foram definidos por iniciativa da empresa parceira e elaborados de forma aligeirada, sem a participação coletiva. Os resultados revelam também a necessidade de promover a formação continuada do corpo docente, técnico e gestor na perspectiva da educação profissional integrada ao ensino médio, bem como, em promover espaços coletivos e democráticos de discussão, em que todos se convençam da importância da proposta e se reconheçam como parte integrante do processo, se mobilizando para implantá-lo (BRASIL, 2007).
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Constituíram-se sujeitos da nossa pesquisa: a Gerente Geral de Educação Profissional do Estado de Pernambuco, a Gestora da Escola, a Educadora de Apoio/Coordenação Pedagógica, o Coordenador de Pesquisa Educacional/NAVE – Núcleo Avançado em Educação (empresa parceira), os Educadores da base nacional comum e os Educadores da base profissional técnica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos como técnicas para coletas de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista do tipo semiestruturada. Após a realização das entrevistas, essas foram transcritas e processadas com base nos princípios da análise de conteúdo. 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