Formação Profissional em Saúde : as tendências ideopolítico-pedagógicas nos programas de residências multiprofissionais em Recife/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AGUIAR, Leandro Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39064
Resumo: No atual cenário de avanço da contrarreforma do Estado Brasileiro, operado pelos ideais neoliberais, evidencia-se tendências à intensificação da mercantilização, flexibilização e desmonte das políticas sociais – em particular as políticas de educação e saúde. A contrarreforma tem diversas expressões, concretizada através do uso do fundo público para financiamento das Organizações Sociais e entidades filantrópicas na execução de serviços; do financiamento de dívidas do setor privado, a exemplo dos planos privados de saúde; dos novos modelos de gestão de serviços de saúde e educação pautados na lógica da produtividade; do crescimento dos cursos para formação no setor privado; da precarização da classe trabalhadora na intensificação, flexibilização e polivalência do trabalho; da individualização e tecnicismo no desenvolvimento de ações e serviços; dentre outros. A formação de recursos humanos capacitados a atender às necessidades de saúde da população passa a ter novas (velhas) configurações, através da lógica da racionalização, da produtividade e individualização do processo saúde-doença. Nessa conjuntura política de contrarreforma, foram criados os cursos de Residências Multiprofissionais em Saúde, através da Lei n° 11.129 de 2005, de 30 de junho, que envolvem as catorze profissões de nível superior de saúde. As Residências Multiprofissionais, criadas para especializar equipes multiprofissionais conforme os princípios do SUS, vivenciam rebatimentos desse processo de contrarreforma do Estado idealizado pelo direcionamento político neoliberal. O presente estudo tem por objetivo geral analisar as tendências ideopolítica-pedagógicas no processo de formação profissional nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da cidade do Recife/PE. Para atingir o objetivo central, a pesquisa envolve a abordagem qualitativa, pesquisa documental (coleta de dados primários) e a técnica de análise de conteúdo. Foram analisados 7 (sete) programas de residências que incluem as áreas de saúde da atenção básica, hospitalar e saúde coletiva. O estudo possibilitou compreender as tendências e direcionamentos presentes no Projeto Político-Pedagógico (PPP) na formação das Residências Multiprofissionais diante do cenário de contrarreforma do Estado brasileiro. Evidenciou-se no decorrer do estudo tendências e expressões da restruturação produtiva na política de saúde e seus rebatimentos na formação de profissionais. O estudo traz conclusões sobre as potencialidades dos programas de Residência Multiprofissionais para a formação dos Recursos Humanos do SUS, assim como as dificuldades diante da atual realidade ultraconservadora e ultraneoliberal do Estado Brasileiro, traçando-se desafios para a sociedade e movimentos sociais.
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A contrarreforma tem diversas expressões, concretizada através do uso do fundo público para financiamento das Organizações Sociais e entidades filantrópicas na execução de serviços; do financiamento de dívidas do setor privado, a exemplo dos planos privados de saúde; dos novos modelos de gestão de serviços de saúde e educação pautados na lógica da produtividade; do crescimento dos cursos para formação no setor privado; da precarização da classe trabalhadora na intensificação, flexibilização e polivalência do trabalho; da individualização e tecnicismo no desenvolvimento de ações e serviços; dentre outros. A formação de recursos humanos capacitados a atender às necessidades de saúde da população passa a ter novas (velhas) configurações, através da lógica da racionalização, da produtividade e individualização do processo saúde-doença. Nessa conjuntura política de contrarreforma, foram criados os cursos de Residências Multiprofissionais em Saúde, através da Lei n° 11.129 de 2005, de 30 de junho, que envolvem as catorze profissões de nível superior de saúde. As Residências Multiprofissionais, criadas para especializar equipes multiprofissionais conforme os princípios do SUS, vivenciam rebatimentos desse processo de contrarreforma do Estado idealizado pelo direcionamento político neoliberal. O presente estudo tem por objetivo geral analisar as tendências ideopolítica-pedagógicas no processo de formação profissional nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da cidade do Recife/PE. Para atingir o objetivo central, a pesquisa envolve a abordagem qualitativa, pesquisa documental (coleta de dados primários) e a técnica de análise de conteúdo. Foram analisados 7 (sete) programas de residências que incluem as áreas de saúde da atenção básica, hospitalar e saúde coletiva. O estudo possibilitou compreender as tendências e direcionamentos presentes no Projeto Político-Pedagógico (PPP) na formação das Residências Multiprofissionais diante do cenário de contrarreforma do Estado brasileiro. Evidenciou-se no decorrer do estudo tendências e expressões da restruturação produtiva na política de saúde e seus rebatimentos na formação de profissionais. O estudo traz conclusões sobre as potencialidades dos programas de Residência Multiprofissionais para a formação dos Recursos Humanos do SUS, assim como as dificuldades diante da atual realidade ultraconservadora e ultraneoliberal do Estado Brasileiro, traçando-se desafios para a sociedade e movimentos sociais.CAPESThe current advancing scenario of Brazilian State counter-reform, operated byneoliberals ideals, highlights tendencies to intensification of mercantilization, flexibilization and dismantle of social politics - particularly education and health politics. The counter-reform has diverse expressions, accomplished through the use of public funds to finance the Social Organizations and philanthropic entities on the execution of services; the financing of private sector debts, as an example the private health plans; the new health and education services management models based on the productivity logic; the growth of training courses in the private sector; the working class precariousness due to work intensification,flexibilization and polyvalence; the individualization and technicality on the development of actions and services; among others. The formation of human resources capable of attending the population health necessities begins to have new (old) configurations, through the rationalization logic, the productivity and individualization of the health-disease process. In this political counter-reform conjuncture, were created the courses of Multiprofessional Health Residencies, through the Law n° 11.129 from 2005, July 30th, that involve the fourteen professions of higher level health. The Multiprofessional Residencies, created to specialize multiprofessional teams according to the SUS principes, experience rebuttals from this State counter reform process, idealized by the neoliberal political direction. The present study has the general objective to analyse the ideological political-pedagogic tendencies in the professional formation process on the Multiprofessional Health Residencies Programs in the city of Recife/PE. To achieve the central objective, the research involves a qualitative approach, documental research (primal data collection) and the content analysis technique. There were analysed 7 (seven) residencies programs that include the areas of basic health care, hospitalar and collective health. The study made possible to comprehend the tendencies and current directions on the Political-Pedagogical Project (PPP) on forming the Multiprofessional Residencies facing Brazilian State counter-reform scenario. Were highlighted along the study, tendencies and expressions of productive restructuring in the health politics and it’s rebuttals on professionals formation. The study brings conclusions about the potentialities of the Multiprofessional Residencies programs for the formation of the SUS Human Resources, as well as the difficulties facing the current ultraconservatorial and ultraneoliberal Brazilian State reality, tracing challenges to the society and the social movements.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Servico SocialUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstadoPolítica de saúdeResidências multiprofissionaisFormação Profissional em Saúde : as tendências ideopolítico-pedagógicas nos programas de residências multiprofissionais em Recife/PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Leandro Ferreira Aguiar.pdfDISSERTAÇÃO Leandro Ferreira Aguiar.pdfapplication/pdf1183734https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39064/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leandro%20Ferreira%20Aguiar.pdf27fbef55be725311016efe786538ca3eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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