Gestão das residências multiprofissionais da UFPE
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45807 |
Resumo: | As Residências Multiprofissionais em Saúde são uma modalidade de pós-graduação lato sensu que têm como principal característica o processo de formação de ensino-serviço, na perspectiva da interdisciplinaridade para a prática do cuidado. Nos propomos com este estudo, de abordagem qualitativa, a discorrer sobre a gestão de três Programas de Residências Multiprofissionais da Universidade Federal de Pernambuco, através das seguintes análises: 1) o perfil dos gestores e suas respectivas contribuições para o funcionamento dos Programas; 2) os processos de tomada de decisão (consultivos e deliberativos); 3) as dimensões administrativas e acadêmico-pedagógicas. Para tanto, buscamos os dados por meio de entrevistas abertas, realizadas com o conjunto de oito (08) representações, ligados direta e indiretamente aos Programas, diante da interinstitucionalidade entre academia e governos, os quais foram analisados usando conceitos teóricos da gestão universitária e os marcos regulatórios nacionais das Residências Multiprofissionais como referências. Entre os achados, foi possível constatar que a universidade precisa dispor de recursos que promovam a qualificação destes profissionais para atuarem nas esferas de gestão, visto que os docentes que desempenham tais funções, ao longo da formação inicial e permanente, possuem preparo mais voltado para o exercício de ensinar e pesquisar. Sobre os espaços de consulta e decisão, pudemos apreender que cada Programa dispõe colegiado, que possui membros de todas as instituições e segmentos, em número não equitativo, e além destes promovem espaços internos que compõe as atividades teórico-práticas, com finalidades pedagógicas que acabam funcionando como um lócus importante de fala, escuta e proposições sobre questões variadas das Residências. As questões administrativas dos três Programas pouco apresentaram semelhanças, com particularidades de algum modo defendidas, já que estão vinculadas a setores diferentes da universidade, o que ocasiona usufruto de estruturas diferentes. Diante do exposto, reforçamos que dada a importância das Residências para a formação de profissionais de saúde é urgente a necessidade de investimentos permanentes do Ministério da Educação e da Saúde, para melhores condições de funcionamento. Do mesmo modo, faz-se necessário a adoção de medidas municipais para maior acolhimento da proposta que matricia e presta assistência à saúde e de políticas institucionais da UFPE, de valorização e reconhecimento de suas experiências. Afinal, como proposta intersetorial, de educação e saúde, todos os entes para difundir as Residências Multiprofissionais devem fortalecer os Programas já existentes, devido ao grande potencial que têm em si de transformar significativamente e melhorar os serviços de saúde e o aperfeiçoamento dos trabalhadores. |
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PINTO, Melka Roberta Guedes de Lira ehttp://lattes.cnpq.br/8637099802149882http://lattes.cnpq.br/9556013338525128GOMES, Alfredo Macedo2022-08-18T16:27:19Z2022-08-18T16:27:19Z2021-09-10PINTO, Melka Roberta Guedes de Lira e. Gestão das residências multiprofissionais da UFPE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45807ark:/64986/0013000008dr0As Residências Multiprofissionais em Saúde são uma modalidade de pós-graduação lato sensu que têm como principal característica o processo de formação de ensino-serviço, na perspectiva da interdisciplinaridade para a prática do cuidado. Nos propomos com este estudo, de abordagem qualitativa, a discorrer sobre a gestão de três Programas de Residências Multiprofissionais da Universidade Federal de Pernambuco, através das seguintes análises: 1) o perfil dos gestores e suas respectivas contribuições para o funcionamento dos Programas; 2) os processos de tomada de decisão (consultivos e deliberativos); 3) as dimensões administrativas e acadêmico-pedagógicas. Para tanto, buscamos os dados por meio de entrevistas abertas, realizadas com o conjunto de oito (08) representações, ligados direta e indiretamente aos Programas, diante da interinstitucionalidade entre academia e governos, os quais foram analisados usando conceitos teóricos da gestão universitária e os marcos regulatórios nacionais das Residências Multiprofissionais como referências. Entre os achados, foi possível constatar que a universidade precisa dispor de recursos que promovam a qualificação destes profissionais para atuarem nas esferas de gestão, visto que os docentes que desempenham tais funções, ao longo da formação inicial e permanente, possuem preparo mais voltado para o exercício de ensinar e pesquisar. Sobre os espaços de consulta e decisão, pudemos apreender que cada Programa dispõe colegiado, que possui membros de todas as instituições e segmentos, em número não equitativo, e além destes promovem espaços internos que compõe as atividades teórico-práticas, com finalidades pedagógicas que acabam funcionando como um lócus importante de fala, escuta e proposições sobre questões variadas das Residências. As questões administrativas dos três Programas pouco apresentaram semelhanças, com particularidades de algum modo defendidas, já que estão vinculadas a setores diferentes da universidade, o que ocasiona usufruto de estruturas diferentes. Diante do exposto, reforçamos que dada a importância das Residências para a formação de profissionais de saúde é urgente a necessidade de investimentos permanentes do Ministério da Educação e da Saúde, para melhores condições de funcionamento. Do mesmo modo, faz-se necessário a adoção de medidas municipais para maior acolhimento da proposta que matricia e presta assistência à saúde e de políticas institucionais da UFPE, de valorização e reconhecimento de suas experiências. Afinal, como proposta intersetorial, de educação e saúde, todos os entes para difundir as Residências Multiprofissionais devem fortalecer os Programas já existentes, devido ao grande potencial que têm em si de transformar significativamente e melhorar os serviços de saúde e o aperfeiçoamento dos trabalhadores.FACEPEMultiprofessional Residencies in Health are a lato sensu postgraduate modality whose main characteristic is the teaching-service training process, from the perspective of interdisciplinarity for the practice of care. With this study, with a qualitative approach, we propose to discuss the management of three Multiprofessional Residency Programs at the Federal University of Pernambuco, through the following analyses: 1) the profile of managers and their respective contributions to the functioning of the Programs; 2) decision-making processes (consultative and deliberative); 3) the administrative and academic-pedagogical dimensions. Therefore, we searched for data through open interviews, carried out with a set of eight (08) representations, directly and indirectly linked to the Programs, in view of the interinstitutionality between academia and governments, which were analyzed using theoretical concepts of university management and the national regulatory frameworks for Multiprofessional Residencies as references. Among the findings, it was possible to verify that the university needs to have resources that promote the qualification of these professionals to work in the spheres of management, since the professors who perform such functions, throughout their initial and continuing education, are more prepared for the exercise to use and search. Regarding the spaces for consultation and decision, we could learn that each Program has a collegiate body, which has members from all institutions and segments, in an uneven number, and in addition to these they promote internal spaces that make up the theoretical-practical activities, with pedagogical purposes that end functioning as an important locus of speech, listening and propositions about variations in residences.The administrative issues of the three Programs showed little similarity, with particularities somehow defended, as they are linked to different sectors of the university , which leads to the use of different structures. Given the above, we reinforce that given the importance of Residences for the training of professionals to implement a management model that reorients health practices in reality, for the benefit of the population and the strengthening of the Unified Health System, the need for permanent investments is urgent. Ministry of Education and Health, for better operating conditions. Likewise, it is necessary to adopt municipal measures for greater acceptance of the proposal that supports and provides health care and institutional policies of UFPE, valuing and recognizing their experiences. After all, as an intersectorial, education and health proposal, all entities to spread the Multiprofessional Residencies must leverage the already existing programs, due to the great potential they have in them to significantly transform and improve health services and the 11 improvement of workers.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão Universitária – Universidade Federal de PernambucoResidências Multiprofissionais em SaúdeEducação - Brasil - UniversidadesUFPE - Pós-graduaçãoGestão das residências multiprofissionais da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Melka Roberta Guedes de Lira e Pinto.pdfDISSERTAÇÃO Melka Roberta Guedes de Lira e Pinto.pdfapplication/pdf1117363https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45807/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Melka%20Roberta%20Guedes%20de%20Lira%20e%20Pinto.pdfa587243d528fba11803e53a68b2377f5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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