Deslocamentos, viagens e transculturação em O outro pé da sereia: uma possibilidade para se pensar identidades pós-coloniais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIUBERTI, Bárbara Bartels Rezende
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34104
Resumo: GIUBERTI, Bárbara Bartels Rezende, também é conhecida em citações bibliográficas por: REZENDE, Bárbara Bartels
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spelling GIUBERTI, Bárbara Bartels Rezendehttp://lattes.cnpq.br/1805151894371890http://lattes.cnpq.br/3020775163633086ANDRADE, Brenda Carlos de2019-10-02T20:58:58Z2019-10-02T20:58:58Z2019-03-13https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34104ark:/64986/001300000zfnrGIUBERTI, Bárbara Bartels Rezende, também é conhecida em citações bibliográficas por: REZENDE, Bárbara BartelsPensar a África contemporânea leva, necessariamente, à leitura de uma sociedade pós-colonial de independência tardia, com complexas representações que configuram investidas em contornos identitários. A literatura, com sua aptidão para tornar mais compreensíveis as diversas dinâmicas de exploração de imaginários, mostra-se um rico instrumento que nos permite explorar questionamentos dificilmente traduzíveis em outras formas de linguagem. Nessa perspectiva, o romance O outro pé da sereia, do escritor Mia Couto, guia por mergulhos na imprecisão, opacidade e subjetividade da sociedade africana. Partindo deste olhar sobre o continente, mais especificamente sobre a realidade de Moçambique, objetiva-se, com o presente estudo, analisar o romance à luz dos estudos pós-coloniais, compreendidos e justificados a partir do diálogo entre estudiosos como Ella Shohat, Stuart Hall, Edward Said, Homi Bhabha, Anibal Quijano, Walter Mignolo, Inocência Mata e Ana Mafalda Leite. As análises dos personagens da obra, com as lentes das abordagens dos estudos culturais pós-coloniais e decoloniais, nos leva a pensá-la como um instrumento que permite uma experiência estética questionadora que implode, do interior de suas páginas, a visão ocidental eurocentrada sobre a história, a cultura e o povo africano, bem como a respeito de suas formas de constituir identidades. O fim da presença colonial portuguesa em Moçambique implicou na reorganização política e cultural do tecido social. Consequentemente, há uma tradição intelectual e artística de revisitação e reelaboração da história, embora um sistema de produção de uma identidade nacional não esteja fortemente estabelecido, face à diversidade cultural do país. Nesse contexto, as experiências transculturais das personagens, assim como suas relações com a terra e as histórias de seus povos, juntamente à ideia de nação, à vivência da religiosidade, e à poética da língua, configuraram-se caminhos de resistência ao domínio de uma narrativa imperialista que se legitimou a partir de um pressuposto centro europeu. A reescrita histórica que o romance propõe, por sua vez, não é positivista, tampouco pretende eliminar de vez todas as contribuições interpretativas europeias, mas, sim, dar voz e espaço a outros sujeitos, memórias e vivências. Ao fim da leitura da saga da sincrética sereia, nos vemos diante de uma narrativa que não se esgota, de uma linguagem que inquieta ao expor seus próprios limites e direciona ao reconhecimento de que as verdades escapam, em ligeiros dribles, assim como as histórias.CAPESThinking about contemporary África, leads us, necessarily, to the examination of a postcolonial society of late independence, with complex representations that acquire contours of an identity. Literature, with its ability to make the many dynamics of the imaginary more understandable, is a prolific path that allows us to explore questions that are difficult to translate into other language forms. From this perspective, the novel O outro pé da sereia, by writer Mia Couto, guides us through dives in the imprecision, opacity, and subjectivity of African society. From this view of the continent and, more specifically, of the Mozambique reality, the goal of this present study is to analyze the novel under the light of the post-colonial studies as understood and justified from dialogues between scholars such as Ella Shohat, Stuart Hall, Edward Said, Homi Bhabha, Aníbal Quijano, Walter Mignolo, and Ana Mafalda Leite. The analysis of the book’s characters, under the lens of post-colonial and de-colonial cultural studies, lead us to think of it as an instrument that allows us to question the aesthetic experience that implodes from its pages, the Eurocentric Western Vision of African history, culture, people, and how they shape identities. The end of Portuguese colonial presence in Mozambique implied a political and cultural reorganization of its social structure. Consequently, there is an intellectual and artistic tradition of revisiting and re-elaborating its history, even though a system of producing a national identity is not strongly established because of the country's cultural diversity. In this context, the trans-cultural experiences of the characters, their relationship with the land, the history of their people, the idea of a nation, the experience of religiosity, and the poetry of the language become ways to resist the domination of an imperialist narrative that makes itself legitimate through a central European presupposition. The historical rewriting that the novel proposes, in turn, is not positivist, and it does not intend to eliminate all European interpretative contributions, but it does give voice and space to other subjects, memories, and experiences. In the end, after reading the saga of the syncretic mermaid, we are faced with a narrative that is not tiresome, a language that unsettles us as it exposes its own limits and directs us to the recognize that truth and stories escape us in slight dribbles.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLiteratura pós-colonialO outro pé da sereiaMia CoutoDecolonialLiteratura africanaDeslocamentos, viagens e transculturação em O outro pé da sereia: uma possibilidade para se pensar identidades pós-coloniaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Bárbara Bartels Rezende Giubert.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Bárbara Bartels Rezende Giubert.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34104/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20B%c3%a1rbara%20Bartels%20Rezende%20Giubert.pdf.jpg90e5b71dfb7e800617b09897e455a130MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Bárbara Bartels Rezende Giubert.pdfDISSERTAÇÃO Bárbara Bartels Rezende Giubert.pdfapplication/pdf857217https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34104/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20B%c3%a1rbara%20Bartels%20Rezende%20Giubert.pdffe55e00753991457261ffbb8dafe6384MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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