Publicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33713 |
Resumo: | SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CUNHA, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da |
id |
UFPE_4fe7ec91298ac86a2ebabeecab70a6d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33713 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/2830558970382482http://lattes.cnpq.br/8848818321253108COVALESKI, Rogério Luiz2019-09-26T18:07:48Z2019-09-26T18:07:48Z2019-03-14https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33713SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CUNHA, Aline Rebeca Amorim Rodrigues daNo cenário atual, em que as relações comunicativas são intermediadas pela Internet, o público – antes, visto apenas como um espectador da mídia de massa - desempenha um papel ativo no processo comunicativo. Este trabalho visa compreender as transformações ocorrentes nos modelos narrativos publicitários inseridos em telenovelas, realizando uma classificação, a partir do uso da transmidiação e das hibridizações da publicidade (persuasão, entretenimento, interação e compartilhamento). Para tal, terá como base os conceitos de cultura participativa (JENKINS, 2009; SHIRKY, 2011), narrativas transmídias (JENKINS, 2009; SCOLARI, 2013), advertainment (SANTA HELENA; PINHEIRO, 2012) e publicidade híbrida (COVALESKI, 2010). A presente pesquisa traz, como método, pesquisa bibliográfica, pesquisa em profundidade e análise de conteúdo, feita através do estudo de caso, as inserções publicitárias das marcas Ruffles, Natura e Casas Bahia, efetuadas nas telenovelas Malhação: Viva à Diferença (2017), A Força do Querer (2017) e Segundo Sol (2018). Tais inserções acontecem em um contexto transmidiático, seja da telenovela ou da própria marca, visando um maior envolvimento com seus respectivos públicos, apresentando reconfigurações nas narrativas das telenovelas e da publicidade. Como resultado de pesquisa, além da percepção de mudanças no ambiente da publicidade e do entretenimento, é proposta uma possível categorização para a análise de inserções publicitárias em telenovelas, em um contexto transmídia.FACEPEIn current scenario, which the communicative relationships are intermediated through the Internet, the public - formerly viewed just as a spectator of the mass media - plays an active role in the communicative process. This work aims to understand the transformations arising from the narratives of advertising and soap operas, performing a classification of the publicity of the brands as an Hybrid Advertising (persuasion, entertainment, interaction and sharing) and transmedia storytellyng (JENKINS, 2009, SCOLARI, 2013), advertainment (SANTA HELENA and PINHEIRO, 2012) and hybrid advertising (COVALESKI, 2010). The present research brings, as a method, bibliographical research, in-depth research and content analysis, made through the case study, the advertising insertions of the brands Ruffles, Natura and Casas Bahia, made in the telenovelas Malhação: Viva a Diferença (2017), A Força do Querer (2017) and Segundo Sol (2018). Such insertions take place in a transmedia context, be it the telenovela or the brand itself, aiming at a greater involvement with its respective audiences, presenting configurations in the narratives of telenovelas and advertising. As a result of research, in addition to the perception of changes in the advertising and entertainment environment, a possible categorization is proposed for the analysis of advertising insertions in telenovelas, in a transmedia context.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProduct placementTelenovelaCultura participativaNarrativas transmídiasPublicidade híbridaPublicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Aline Sobral.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Aline Sobral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33713/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Aline%20Sobral.pdf.jpgbc306d0db30771344180d210df4b303bMD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Aline Sobral.pdfDISSERTAÇÃO Aline Sobral.pdfapplication/pdf2304147https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33713/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Aline%20Sobral.pdf825f8f0b54a1a253624bdd3f8080528bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33713/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33713/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDISSERTAÇÃO Aline Sobral.pdf.txtDISSERTAÇÃO Aline Sobral.pdf.txtExtracted texttext/plain304370https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33713/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Aline%20Sobral.pdf.txt2072de38273ab2239599cba5e2cc5711MD55123456789/337132019-10-25 10:16:03.701oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:16:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativas |
title |
Publicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativas |
spellingShingle |
Publicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativas SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha Product placement Telenovela Cultura participativa Narrativas transmídias Publicidade híbrida |
title_short |
Publicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativas |
title_full |
Publicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativas |
title_fullStr |
Publicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativas |
title_full_unstemmed |
Publicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativas |
title_sort |
Publicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativas |
author |
SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha |
author_facet |
SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2830558970382482 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8848818321253108 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
COVALESKI, Rogério Luiz |
contributor_str_mv |
COVALESKI, Rogério Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Product placement Telenovela Cultura participativa Narrativas transmídias Publicidade híbrida |
topic |
Product placement Telenovela Cultura participativa Narrativas transmídias Publicidade híbrida |
description |
SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CUNHA, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-26T18:07:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-26T18:07:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33713 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33713/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Aline%20Sobral.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33713/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Aline%20Sobral.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33713/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33713/4/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33713/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Aline%20Sobral.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc306d0db30771344180d210df4b303b 825f8f0b54a1a253624bdd3f8080528b bd573a5ca8288eb7272482765f819534 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2072de38273ab2239599cba5e2cc5711 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310895629500416 |