A relação entre educação e sabedoria a partir da tradição Hare Krishna : caminhos para pedagogia consciencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORRÊA, Ivan Nicolau
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39344
Resumo: A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA), na linha de pesquisa: Educação e Diversidade. Consiste numa investigação que teve como objetivo refletir sobre uma experiência educativa não escolar por meio de uma pesquisa sobre a sabedoria na tradição Hare Krishna e suas traduções educativas, tendo como campo empírico: a comunidade rural chamada Ecovila Vraja Dhama, localizada na Serra dos Cavalos, Distrito de Murici, em Caruaru-PE. A questão-problema que orientou nosso itinerário epistêmico foi a seguinte: Quais as possíveis contribuições da teologia da tradição Hare Krishna e sua tradução em práticas pedagógicas na perspectiva de uma educação centrada na sabedoria? Nesta esteira indagativa, procuramos relacionar a noção de sabedoria com a educação a partir da tradição Hare Krishna, explorando as características em comum da educação e da sabedoria permeadas e entrelaçadas na teologia da tradição em estudo, realizando um diálogo teórico, epistêmico, ético e cósmico a partir das categorias: sabedoria, pedagogia consciencial e práxis pedagógica. Para tanto, percorremos um trajeto teórico-metodológico a partir da literatura védica e dos aportes interpretativos de Swami Prabhupada e Howard Resnick. Também a partir dos estudos da simbólica humana e do imaginário com Danielle Pitta, Gilbert Durand, Edgar Morin, Mircea Eliade, Rudolf Otto, bem como dos estudos pós-coloniais e do orientalismo abordados por Edward Said, pelas Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos e pelas discussões abertas por Fritjof Capra; caminhamos também com a pedagogia libertadora de Paulo Freire e com o conceito de práxis pedagógica proposto por João Francisco de Souza. Metodologicamente, utilizamo-nos da abordagem qualitativa, tendo como esteio o Método do Caso Alargado, conforme tecido por Boaventura de Sousa Santos. Para a coleta dos dados, elegemos as técnicas da observação participante inspiradas em Maria Cecília Minayo e outros, além do diário de campo, conforme Allene Lage e da realização de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos. Para a análise dos dados, servimo-nos da análise de conteúdo, com recorte temático, em Laurence Bardin. Como resultado da investigação, constatamos que a teologia Hare Krishna e suas traduções pedagógicas na Ecovila Vraja Dhama estão articuladas com a sabedoria e a formação humana, abarcando as dimensões vivenciais, interligando os aspectos intra-inter e transpessoais dos sujeitos, das culturas e sociedades. A sabedoria da tradição védica, traduzida na comunidade Ecovila, relaciona: conhecimento, experiência e compreensão, abrangendo possibilidades de ir além da dicotomia ocidental entre razão e emoção, entre compreender e intuir, promovendo dinâmicas formativas em que o corpo tem centralidade e que o yoga serve como tessitura formativa e espiritual. Nesse desenho de formação integral, conjugam-se: a alimentação sagrada, a vivência comunitária e a noção do todo interconectado, transversalizando as subjetividades e as práticas sociais, de modo que os corpos se autoapropriam e se abrem aos demais, animados pela onipresença divina e construindo rebatimentos na produção de ações interculturais e projetos de extensão universitária em que há trocas entre os saberes acadêmicos e a tradição védica milenar.
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Consiste numa investigação que teve como objetivo refletir sobre uma experiência educativa não escolar por meio de uma pesquisa sobre a sabedoria na tradição Hare Krishna e suas traduções educativas, tendo como campo empírico: a comunidade rural chamada Ecovila Vraja Dhama, localizada na Serra dos Cavalos, Distrito de Murici, em Caruaru-PE. A questão-problema que orientou nosso itinerário epistêmico foi a seguinte: Quais as possíveis contribuições da teologia da tradição Hare Krishna e sua tradução em práticas pedagógicas na perspectiva de uma educação centrada na sabedoria? Nesta esteira indagativa, procuramos relacionar a noção de sabedoria com a educação a partir da tradição Hare Krishna, explorando as características em comum da educação e da sabedoria permeadas e entrelaçadas na teologia da tradição em estudo, realizando um diálogo teórico, epistêmico, ético e cósmico a partir das categorias: sabedoria, pedagogia consciencial e práxis pedagógica. 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It consists of an investigation that aimed to reflect on a non-school educational experience through a research on wisdom in the Hare Krishna tradition and its educational translations, having as an empirical field the rural community called Ecovila Vraja Dhama, located in Serra dos Cavalos, Distrito do Murici, in Caruaru-PE. The problem-question that guided our epistemic itinerary was the following: What are the possible contributions of the Hare Krishna tradition theology and its translation into pedagogical practices in the perspective of an education centered on wisdom? In this investigative path, we seek to relate the concept of wisdom with education based on the Hare Krishna tradition, exploring the common characteristics of education and wisdom intertwined in the theology of the tradition under study, conducting a theoretical, epistemic, ethical and cosmic dialogue, from the following categories: wisdom, consciential pedagogy and pedagogical praxis. Therefore, we followed a theoretical-methodological path based on the Vedic literature and the interpretive contributions of Swami Prabhupada and Howard Resnick. Also from the studies of human symbolism and the imaginary with Danielle Pitta, Gilbert Durand, Edgar Morin, Mircea Eliade, Rudolf Otto, as well as from the post-colonial studies and orientalism approached by Edward Said, by the Epistemologies of the South of Boaventura de Sousa Santos and the discussions opened by Fritjof Capra; we also follow Paulo Freire's liberating pedagogy and with the concept of pedagogical praxis proposed by João Francisco de Souza. Methodologically, we use the qualitative approach, based on the Extended Case Method, as developed by Boaventura de Sousa Santos. For data collection, we chose the participant observation techniques inspired by Maria Cecília Minayo and others, in addition to the field diary, according to Allene Lage and semi-structured interviews with the subjects. For data analysis, we used content analysis, with a thematic approach in Laurence Bardin. As a result of the investigation, we found that the Hare Krishna theology and its pedagogical translations in the Ecovila Vraja Dhama are articulated with wisdom and human formation, including the life experiencied dimensions, interconnecting the intra-inter and transpersonal aspects of the subjects, cultures and societies. The wisdom of the Vedic tradition, translated into the Ecovila community, relates: knowledge, experience and understanding, covering possibilities to go beyond the western dichotomy between reason and emotion, between understanding and intuiting, promoting formative dynamics in which the body is central and that yoga it serves as formative and spiritual fabric. In this picture of integral formation, the following are combined: sacred food, community experience and the notion of the interconnected whole, transversalizing subjectivities and the social practices, in a way that the bodies take ownership of themselves and open themselves to others, animated by divine omnipresence and building repercussions in the production of intercultural actions and university extension projects in which there are exchanges between academic knowledge and the ancient vedic tradition.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSabedoriaTradição (Filosofia)ConsciênciaEstilo de vida alternativo – Caruaru (PE)Prática de ensino – Caruaru (PE)A relação entre educação e sabedoria a partir da tradição Hare Krishna : caminhos para pedagogia consciencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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