XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José César de Figueiredo Neto, Edgar
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2378
Resumo: A indústria de Jogos Digitais é um mercado em constante crescimento tendo um faturamento global próximo do da indústria cinematográfica. Porém, sendo uma mídia que teve origem na segunda metade do século XX, os estudos sobre processos de desenvolvimento de jogos ainda são bastante novos e baseados em resultados empíricos de adaptações de processos de Engenharia de Software aplicados à produção de jogos. Sendo o desenvolvimento de software apenas uma pequena parte do processo de produção de um jogo digital, a adaptação destes processos enfatiza a porção de software do jogo e negligencia outras atividades como arte e concepção deixando-as carentes de processos e/ou ferramentas. Uma das carências identificadas é a falta de ferramentas de apoio ao processo de concepção do jogo (game design primitivo), processo este que ocorre na fase de pré-produção, onde os designers, produtores e demais membros da equipe se reúnem para criar o jogo que será produzido. Escolheu-se, portanto adaptar a metodologia ágil de design Extensible Design Method (XDM) para a realidade do desenvolvimento de jogos, sugerindo-se uma ferramenta Web 2.0 de apoio a este processo, chamado XDM Web. A ferramenta possibilita, entre outras coisas, a execução do processo por equipes de criação geograficamente distribuídas
id UFPE_504cc6885e59908635fd98cae569f393
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2378
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling José César de Figueiredo Neto, EdgarLisboa Ramalho, Geber 2014-06-12T15:57:32Z2014-06-12T15:57:32Z2010-01-31José César de Figueiredo Neto, Edgar; Lisboa Ramalho, Geber. XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2378A indústria de Jogos Digitais é um mercado em constante crescimento tendo um faturamento global próximo do da indústria cinematográfica. Porém, sendo uma mídia que teve origem na segunda metade do século XX, os estudos sobre processos de desenvolvimento de jogos ainda são bastante novos e baseados em resultados empíricos de adaptações de processos de Engenharia de Software aplicados à produção de jogos. Sendo o desenvolvimento de software apenas uma pequena parte do processo de produção de um jogo digital, a adaptação destes processos enfatiza a porção de software do jogo e negligencia outras atividades como arte e concepção deixando-as carentes de processos e/ou ferramentas. Uma das carências identificadas é a falta de ferramentas de apoio ao processo de concepção do jogo (game design primitivo), processo este que ocorre na fase de pré-produção, onde os designers, produtores e demais membros da equipe se reúnem para criar o jogo que será produzido. Escolheu-se, portanto adaptar a metodologia ágil de design Extensible Design Method (XDM) para a realidade do desenvolvimento de jogos, sugerindo-se uma ferramenta Web 2.0 de apoio a este processo, chamado XDM Web. A ferramenta possibilita, entre outras coisas, a execução do processo por equipes de criação geograficamente distribuídasporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessWeb 2.0Processos de Game DesignJogos DigitaisXDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALarquivo3205_1.pdfapplication/pdf3498180https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2378/1/arquivo3205_1.pdf038a58cdee497d379731db88f97e80ceMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2378/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3205_1.pdf.txtarquivo3205_1.pdf.txtExtracted texttext/plain115556https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2378/3/arquivo3205_1.pdf.txt957b27448b7b081623c82e05158bff31MD53THUMBNAILarquivo3205_1.pdf.jpgarquivo3205_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1431https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2378/4/arquivo3205_1.pdf.jpga7e278e124642cff594261e000e3df89MD54123456789/23782019-10-25 02:52:30.206oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:52:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos
title XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos
spellingShingle XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos
José César de Figueiredo Neto, Edgar
Web 2.0
Processos de Game Design
Jogos Digitais
title_short XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos
title_full XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos
title_fullStr XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos
title_full_unstemmed XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos
title_sort XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos
author José César de Figueiredo Neto, Edgar
author_facet José César de Figueiredo Neto, Edgar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv José César de Figueiredo Neto, Edgar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa Ramalho, Geber
contributor_str_mv Lisboa Ramalho, Geber
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Processos de Game Design
Jogos Digitais
topic Web 2.0
Processos de Game Design
Jogos Digitais
description A indústria de Jogos Digitais é um mercado em constante crescimento tendo um faturamento global próximo do da indústria cinematográfica. Porém, sendo uma mídia que teve origem na segunda metade do século XX, os estudos sobre processos de desenvolvimento de jogos ainda são bastante novos e baseados em resultados empíricos de adaptações de processos de Engenharia de Software aplicados à produção de jogos. Sendo o desenvolvimento de software apenas uma pequena parte do processo de produção de um jogo digital, a adaptação destes processos enfatiza a porção de software do jogo e negligencia outras atividades como arte e concepção deixando-as carentes de processos e/ou ferramentas. Uma das carências identificadas é a falta de ferramentas de apoio ao processo de concepção do jogo (game design primitivo), processo este que ocorre na fase de pré-produção, onde os designers, produtores e demais membros da equipe se reúnem para criar o jogo que será produzido. Escolheu-se, portanto adaptar a metodologia ágil de design Extensible Design Method (XDM) para a realidade do desenvolvimento de jogos, sugerindo-se uma ferramenta Web 2.0 de apoio a este processo, chamado XDM Web. A ferramenta possibilita, entre outras coisas, a execução do processo por equipes de criação geograficamente distribuídas
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T15:57:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T15:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv José César de Figueiredo Neto, Edgar; Lisboa Ramalho, Geber. XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2378
identifier_str_mv José César de Figueiredo Neto, Edgar; Lisboa Ramalho, Geber. XDM WEB: uma ferramenta de apoio ao processo de concepção de jogos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2378/1/arquivo3205_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2378/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2378/3/arquivo3205_1.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2378/4/arquivo3205_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 038a58cdee497d379731db88f97e80ce
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
957b27448b7b081623c82e05158bff31
a7e278e124642cff594261e000e3df89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310884702289920