Um jogo para incentivar o uso de diretrizes de acessibilidade na construção de produtos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Micaela Benezra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219418
Resumo: Existem diversas iniciativas em prol da acessibilidade digital no Brasil e no mundo. No entanto, apesar da criação de leis garantindo esse direito e de informações gratuitas disponíveis online para torná-la uma realidade, as diretrizes de acessibilidade ainda não são consideradas pelos desenvolvedores de produtos digitais - responsáveis por incluir a acessibilidade no planejamento e execução de seus projetos. Por isso, este trabalho buscou uma forma de conscientizá-los através do conhecimento de por que desenvolver com acessibilidade e como, para que passem a desenvolver seus produtos de forma acessível e assim a iniciativa se multiplique. Para este trabalho, optou-se por utilizar as etapas do Design Thinking de Tim Brown aliadas a algumas técnicas da metodologia de Vianna et al. Além disso, buscou-se a metodologia de Arruda a fim de orientar as etapas do jogo criado, permeando todas as técnicas de desenvolvimento do projeto e garantindo que o entregável final fosse um protótipo de jogo coerente. O protótipo foi desenvolvido em alta fidelidade através do Game Maker Studio 2.0, a fim de ser jogável e, desta forma, possível de ser validado por usuários do público alvo. Assim sendo, foi testado e alterado a partir dos problemas de usabilidade encontrados, sendo testado novamente com o público alvo após realizadas as alterações. O jogo provou-se capaz de conscientizar desenvolvedores de produtos digitais sobre o "porquê", mas a conscientização sobre o “como fazer” ainda precisa de ajustes. O jogo, ao tornar-se divertido, fez com que fosse mais difícil para os jogadores prestar atenção nas dicas que aparecem na tela. Espera-se que, no futuro, o projeto do jogo possa ser continuado, resolvendo problemas de licença de software e colocando-o como parte de um website com conteúdo extra de aprendizado para desenvolvedores, oferecendo ferramentas para que o interesse se transforme em prática.
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