Simetria nos anos finais do Ensino Fundamental : explorando peças de bordados manuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUZ, Gleicy Kelly de Barros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000007zrt
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55194
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo apresentar como a exploração de bordados manuais pode contribuir para o conhecimento das simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental. A prática das bordadeiras foi considerada sob a ótica da Etnomatemática, com foco na dimensão educacional. O percurso metodológico inspirado na Engenharia Didática levou a realizar análises preliminares, apresentar a sequência de atividades e justificar as escolhas didáticas realizadas e analisar as produções dos participantes sem compará-las com um grupo controle. O estudo foi realizado em Passira, cidade do Agreste pernambucano conhecida como terra dos bordados manuais. Dois objetivos específicos foram estabelecidos: (a) averiguar que conhecimentos sobre simetria de reflexão são mobilizados por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental ao realizarem atividades envolvendo bordados manuais; e (b) identificar aproximações e distanciamentos entre conhecimentos matemáticos presentes na prática do bordado manual e conhecimentos sobre simetria de reflexão trabalhados na escola. Cinco estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental matriculados na rede pública municipal realizaram individualmente uma sequência composta de nove atividades envolvendo a exploração de bordados manuais e outros materiais como papel carbono, instrumentos de medição, barbante, papel quadriculado e papel ofício. As atividades eram voltadas para a cultura e para a conexão com o conteúdo de simetria de reflexão. Os resultados sugerem que as atividades propostas envolvendo bordado manual permitiram o resgate e valorização das práticas e saberes das bordadeiras, favoreceram visualizações de padrões geométricos em peças de bordados manuais já produzidas e estimularam a mobilização intuitiva de conhecimentos sobre simetria de reflexão a partir da exploração dos bordados manuais. Com as respostas dos estudantes foi possível perceber que o conhecimento de simetria mobilizado com o auxílio das peças de bordados manuais pode ter sido construído na escola, durante os anos anteriores, mas também pode ter sido construído pelas práticas culturais observadas em seu meio. A sequência de atividades permitiu que, mesmo de maneira intuitiva, ao passar de uma atividade para a outra, os estudantes recordassem e fortalecessem a ideia de simetria ao lembrar termos e aspectos importantes.
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O percurso metodológico inspirado na Engenharia Didática levou a realizar análises preliminares, apresentar a sequência de atividades e justificar as escolhas didáticas realizadas e analisar as produções dos participantes sem compará-las com um grupo controle. O estudo foi realizado em Passira, cidade do Agreste pernambucano conhecida como terra dos bordados manuais. Dois objetivos específicos foram estabelecidos: (a) averiguar que conhecimentos sobre simetria de reflexão são mobilizados por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental ao realizarem atividades envolvendo bordados manuais; e (b) identificar aproximações e distanciamentos entre conhecimentos matemáticos presentes na prática do bordado manual e conhecimentos sobre simetria de reflexão trabalhados na escola. Cinco estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental matriculados na rede pública municipal realizaram individualmente uma sequência composta de nove atividades envolvendo a exploração de bordados manuais e outros materiais como papel carbono, instrumentos de medição, barbante, papel quadriculado e papel ofício. As atividades eram voltadas para a cultura e para a conexão com o conteúdo de simetria de reflexão. Os resultados sugerem que as atividades propostas envolvendo bordado manual permitiram o resgate e valorização das práticas e saberes das bordadeiras, favoreceram visualizações de padrões geométricos em peças de bordados manuais já produzidas e estimularam a mobilização intuitiva de conhecimentos sobre simetria de reflexão a partir da exploração dos bordados manuais. Com as respostas dos estudantes foi possível perceber que o conhecimento de simetria mobilizado com o auxílio das peças de bordados manuais pode ter sido construído na escola, durante os anos anteriores, mas também pode ter sido construído pelas práticas culturais observadas em seu meio. A sequência de atividades permitiu que, mesmo de maneira intuitiva, ao passar de uma atividade para a outra, os estudantes recordassem e fortalecessem a ideia de simetria ao lembrar termos e aspectos importantes.CAPESThis research aimed to present how the exploration of hand embroidery can contribute to the understanding of symmetries in the final years of Elementary School. The practice of embroiderers was considered from the perspective of Ethnomathematics, with a focus on the educational dimension. The methodological journey inspired by Didactic Engineering led to conducting preliminary analysis, presenting the sequence of activities, justifying the didactic choices made, and analyzing the participants' productions without comparing them to a control group. The study was carried out in Passira, a city in the Agreste region of Pernambuco known as the land of hand embroidery. Two specific objectives were established: (a) to investigate what knowledge about reflection symmetry is mobilized by students in the final years of Elementary School when performing activities involving hand embroidery, and (b) to identify approaches and differences between mathematical knowledge present in the practice of hand embroidery and knowledge about reflection symmetry worked on in school. Five students from the 9th grade of Elementary School enrolled in the municipal public network individually carried out a sequence composed of nine activities involving the exploration of hand embroidery and other materials such as carbon paper, measuring instruments, string, graph paper, and craft paper. The activities were focused on culture and connection with the content of reflection symmetry. The results suggest that the proposed activities involving hand embroidery allowed the rescue and valorization of the practices and knowledge of embroiderers, favored visualizations of geometric patterns in hand-embroidered pieces already produced, and stimulated the intuitive mobilization of knowledge about reflection symmetry from the exploration of hand embroidery. With the students' responses, it was possible to perceive that the symmetry knowledge mobilized with the help of hand-embroidered pieces may have been constructed in school during previous years but may also have been built through the cultural practices observed in their environment. The sequence of activities allowed, even intuitively, as they moved from one activity to another, the students to recall and strengthen the idea of symmetry by remembering important terms and aspects.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação matemáticaEngenharia DidáticaEnsino FundamentalSimetria nos anos finais do Ensino Fundamental : explorando peças de bordados manuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Gleicy Kelly de Barros Luz.pdfDISSERTAÇÃO Gleicy Kelly de Barros Luz.pdfapplication/pdf1337551https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55194/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gleicy%20Kelly%20de%20Barros%20Luz.pdf4e02f20a14b129c6c140d64e98fe13f8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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