O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Rennan Carvalho dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000zvns
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39837
Resumo: COSTA, Marconi Freitas da, também é conhecido em citações bibliográficas por: FREITAS DA COSTA, Marconi
id UFPE_512b3dfb7708ac98218f1ed8686be083
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39837
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SANTOS, Rennan Carvalho doshttp://lattes.cnpq.br/3347559785697664http://lattes.cnpq.br/7359522003689133COSTA, Marconi Freitas da2021-04-22T18:59:13Z2021-04-22T18:59:13Z2021-01-29SANTOS, Renan Carvalho dos. O mundo de Walt Disney: experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39837ark:/64986/001300000zvnsCOSTA, Marconi Freitas da, também é conhecido em citações bibliográficas por: FREITAS DA COSTA, MarconiCom o tempo, algumas mudanças no comportamento do consumidor foram evidenciadas, dentre essas o perfil geracional é uma linha importante a ser percebida, principalmente em ambientes de lazer e turismo como parques temáticos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a influência do otimismo na prontidão para tecnologia e das experiências de cocriação nas experiências de consumo da geração millennium em parques temáticos da Disney e a sua relação com o encantamento do cliente. Para que essa diretriz fosse alcançada, uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não-probabilística, foi realizada. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 530 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados indicaram relevância em todas as relações estudas, sendo as experiências de consumo da geração millennium influenciadas positivamente pela cocriação e pela prontidão para tecnologia, assim como o encantamento é influenciado por essas experiências. Diante do exposto, foi possível constatar que as experiências de consumo da geração millennium apresentam ligação com fatores antes não evidenciados por outras gerações, como as experiências de cocriação e o otimismo para prontidão tecnológica, o que eleva o grau dessas experiências, podendo levá-las ao encantamento desse consumidor. Portanto, percebe-se certa diferenciação de consumo por essa geração, no que diz respeito a experiências em parques temáticos.Over time, some changes in consumer behavior have been evident, among these the generational profile is an important line to be perceived, especially in leisure and tourism environments as theme parks. Therefore, this study aimed to analyze the influence of technology readiness and the co-creation of value in the consumption experiences of millennials in Disney theme parks and the relationship with the customers delight. In order to achieve this guideline, a quantitative descriptive survey, using a non-probabilistic type of sampling, was carried out. The data collection was carried out through an online survey, distributed by the snowball technique. The sample obtained 530 respondents and used Structural Equations Modeling for data analysis. The results indicated relevance in all the study relations, being the millennial generation consumption experiences positively influenced by co-creation and readiness for technology, as well as the enchantment is influenced by these experiences. In light of the foregoing, it was possible to verify that the millennial generation's consumption experiences are linked to factors not previously evidenced by other generations, such as co-creation and technological readiness, which raises the degree of these experiences and may lead them to the enchantment of this consumer. Therefore, a certain differentiation in consumption by this generation can be seen in the theme park experiences.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExperiência de consumoCocriaçãoEncantamentoO mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdfapplication/pdf923131https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf3be6084fd5d2bf14479a5503632d4f6fMD51TEXTDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain153289https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf.txt9d84da80d85b2ca6eab8a7ba73335adaMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf.jpg3701b6938b5d7ef00db21f37f23ad9b1MD55123456789/398372021-04-23 02:19:03.423oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-04-23T05:19:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos
title O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos
spellingShingle O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos
SANTOS, Rennan Carvalho dos
Experiência de consumo
Cocriação
Encantamento
title_short O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos
title_full O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos
title_fullStr O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos
title_full_unstemmed O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos
title_sort O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos
author SANTOS, Rennan Carvalho dos
author_facet SANTOS, Rennan Carvalho dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3347559785697664
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7359522003689133
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Rennan Carvalho dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COSTA, Marconi Freitas da
contributor_str_mv COSTA, Marconi Freitas da
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência de consumo
Cocriação
Encantamento
topic Experiência de consumo
Cocriação
Encantamento
description COSTA, Marconi Freitas da, também é conhecido em citações bibliográficas por: FREITAS DA COSTA, Marconi
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-22T18:59:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-22T18:59:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Renan Carvalho dos. O mundo de Walt Disney: experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39837
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000zvns
identifier_str_mv SANTOS, Renan Carvalho dos. O mundo de Walt Disney: experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
ark:/64986/001300000zvns
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
3be6084fd5d2bf14479a5503632d4f6f
9d84da80d85b2ca6eab8a7ba73335ada
3701b6938b5d7ef00db21f37f23ad9b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172956999909376