O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000zvns |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39837 |
Resumo: | COSTA, Marconi Freitas da, também é conhecido em citações bibliográficas por: FREITAS DA COSTA, Marconi |
id |
UFPE_512b3dfb7708ac98218f1ed8686be083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39837 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SANTOS, Rennan Carvalho doshttp://lattes.cnpq.br/3347559785697664http://lattes.cnpq.br/7359522003689133COSTA, Marconi Freitas da2021-04-22T18:59:13Z2021-04-22T18:59:13Z2021-01-29SANTOS, Renan Carvalho dos. O mundo de Walt Disney: experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39837ark:/64986/001300000zvnsCOSTA, Marconi Freitas da, também é conhecido em citações bibliográficas por: FREITAS DA COSTA, MarconiCom o tempo, algumas mudanças no comportamento do consumidor foram evidenciadas, dentre essas o perfil geracional é uma linha importante a ser percebida, principalmente em ambientes de lazer e turismo como parques temáticos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a influência do otimismo na prontidão para tecnologia e das experiências de cocriação nas experiências de consumo da geração millennium em parques temáticos da Disney e a sua relação com o encantamento do cliente. Para que essa diretriz fosse alcançada, uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não-probabilística, foi realizada. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 530 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados indicaram relevância em todas as relações estudas, sendo as experiências de consumo da geração millennium influenciadas positivamente pela cocriação e pela prontidão para tecnologia, assim como o encantamento é influenciado por essas experiências. Diante do exposto, foi possível constatar que as experiências de consumo da geração millennium apresentam ligação com fatores antes não evidenciados por outras gerações, como as experiências de cocriação e o otimismo para prontidão tecnológica, o que eleva o grau dessas experiências, podendo levá-las ao encantamento desse consumidor. Portanto, percebe-se certa diferenciação de consumo por essa geração, no que diz respeito a experiências em parques temáticos.Over time, some changes in consumer behavior have been evident, among these the generational profile is an important line to be perceived, especially in leisure and tourism environments as theme parks. Therefore, this study aimed to analyze the influence of technology readiness and the co-creation of value in the consumption experiences of millennials in Disney theme parks and the relationship with the customers delight. In order to achieve this guideline, a quantitative descriptive survey, using a non-probabilistic type of sampling, was carried out. The data collection was carried out through an online survey, distributed by the snowball technique. The sample obtained 530 respondents and used Structural Equations Modeling for data analysis. The results indicated relevance in all the study relations, being the millennial generation consumption experiences positively influenced by co-creation and readiness for technology, as well as the enchantment is influenced by these experiences. In light of the foregoing, it was possible to verify that the millennial generation's consumption experiences are linked to factors not previously evidenced by other generations, such as co-creation and technological readiness, which raises the degree of these experiences and may lead them to the enchantment of this consumer. Therefore, a certain differentiation in consumption by this generation can be seen in the theme park experiences.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExperiência de consumoCocriaçãoEncantamentoO mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdfapplication/pdf923131https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf3be6084fd5d2bf14479a5503632d4f6fMD51TEXTDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain153289https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf.txt9d84da80d85b2ca6eab8a7ba73335adaMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rennan Carvalho dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf.jpg3701b6938b5d7ef00db21f37f23ad9b1MD55123456789/398372021-04-23 02:19:03.423oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-04-23T05:19:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos |
title |
O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos |
spellingShingle |
O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos SANTOS, Rennan Carvalho dos Experiência de consumo Cocriação Encantamento |
title_short |
O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos |
title_full |
O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos |
title_fullStr |
O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos |
title_full_unstemmed |
O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos |
title_sort |
O mundo de Walt Disney : experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos |
author |
SANTOS, Rennan Carvalho dos |
author_facet |
SANTOS, Rennan Carvalho dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3347559785697664 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7359522003689133 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Rennan Carvalho dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
COSTA, Marconi Freitas da |
contributor_str_mv |
COSTA, Marconi Freitas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência de consumo Cocriação Encantamento |
topic |
Experiência de consumo Cocriação Encantamento |
description |
COSTA, Marconi Freitas da, também é conhecido em citações bibliográficas por: FREITAS DA COSTA, Marconi |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-22T18:59:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-22T18:59:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Renan Carvalho dos. O mundo de Walt Disney: experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39837 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000zvns |
identifier_str_mv |
SANTOS, Renan Carvalho dos. O mundo de Walt Disney: experiência de consumo da geração dos millennials em Parques Temáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. ark:/64986/001300000zvns |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39837/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rennan%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 3be6084fd5d2bf14479a5503632d4f6f 9d84da80d85b2ca6eab8a7ba73335ada 3701b6938b5d7ef00db21f37f23ad9b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172956999909376 |