Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Christianne Amaral
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32063
Resumo: O conhecimento sobre como pode ocorrer cocriação de valor no mercado de tatuagens ainda é incipiente. Com isso, esta dissertação investigou a cocriação de valor no mercado de tatuagens, que pode ser considerada atualmente uma das formas mais utilizadas de expressão estético-corporal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa básica, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas na coleta de dados. Esses foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a cocriação varia conforme as motivações para o indivíduo se tatuar e com o status do tatuador no mercado. Os achados do estudo confirmam a literatura levantada no sentido dos consumidores perceberem o valor de maneira individual, de acordo com suas experiências de uso. No entanto, o consumidor nem sempre é cocriador de valor e nem sempre essa cocriação ocorre durante a experiência, como a literatura aponta. No geral, a cocriação nas tatuagens foi prevalente na fase de planejamento da arte e, com respeito às ‘tatuagens de grife’, basicamente projetadas pelo tatuador, o consumidor atua como coadjuvante no processo. A contribuição do estudo é apontar a dinâmica de cocriação típica do mercado de tatuagens, com proposição de valor pelo tatuador além da técnica e a cocriação tendendo a níveis mínimos e máximos.
id UFPE_8d8578a6eebe64099b0404edb8877303
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32063
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MACHADO, Christianne Amaralhttp://lattes.cnpq.br/4576818178428429http://lattes.cnpq.br/6073389370524247MELO, Francisco Vicente Sales2019-08-29T21:25:52Z2019-08-29T21:25:52Z2018-02-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32063O conhecimento sobre como pode ocorrer cocriação de valor no mercado de tatuagens ainda é incipiente. Com isso, esta dissertação investigou a cocriação de valor no mercado de tatuagens, que pode ser considerada atualmente uma das formas mais utilizadas de expressão estético-corporal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa básica, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas na coleta de dados. Esses foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a cocriação varia conforme as motivações para o indivíduo se tatuar e com o status do tatuador no mercado. Os achados do estudo confirmam a literatura levantada no sentido dos consumidores perceberem o valor de maneira individual, de acordo com suas experiências de uso. No entanto, o consumidor nem sempre é cocriador de valor e nem sempre essa cocriação ocorre durante a experiência, como a literatura aponta. No geral, a cocriação nas tatuagens foi prevalente na fase de planejamento da arte e, com respeito às ‘tatuagens de grife’, basicamente projetadas pelo tatuador, o consumidor atua como coadjuvante no processo. A contribuição do estudo é apontar a dinâmica de cocriação típica do mercado de tatuagens, com proposição de valor pelo tatuador além da técnica e a cocriação tendendo a níveis mínimos e máximos.CAPESKnowledge about how value creation can occur in the tattoo market is still incipient. Thus, this dissertation investigated the value creation in the tattoo market, which can be considered one of the most widely used forms of aesthetic-corporal expression. In order to do so, a basic qualitative research was carried out, using semi-structured interviews in data collection. These were analyzed through content analysis. The results indicated that cocreation varies according to the motivations for the individual to tattoo and the status of the tattoo artist on the market. The findings of the study confirm the literature in the sense that consumers perceive the value individually, according to their experiences of use. However, the consumer is not always a cocreator of value and this co-creation does not always occur during the experience itself, as the literature points out. Overall, tattoo co-creation was prevalent in the art planning phase and, with respect to 'labeled tattoos', basically designed by the tattoo artist, the consumer acts as a co-adjutant in the process. The contribution of the study is to point out the typical co-creation dynamics of the tattoo market, with a value proposition by the tattoo artist besides the technique and the co-creation tending to minimum and maximum levels.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCocriaçãoValorConsumo simbólicoCocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1454https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdf.jpgaea89bb1568baf60a34486d7b59cb0fbMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdfDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdfapplication/pdf1773992https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdfbc662eaca17305e801ad2e1dacafc0d0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdf.txtDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdf.txtExtracted texttext/plain262927https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdf.txt5da3367753e01ad3aaf322ed7d9f690eMD54123456789/320632019-10-26 00:09:51.266oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T03:09:51Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados
title Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados
spellingShingle Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados
MACHADO, Christianne Amaral
Cocriação
Valor
Consumo simbólico
title_short Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados
title_full Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados
title_fullStr Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados
title_full_unstemmed Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados
title_sort Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados
author MACHADO, Christianne Amaral
author_facet MACHADO, Christianne Amaral
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4576818178428429
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6073389370524247
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Christianne Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MELO, Francisco Vicente Sales
contributor_str_mv MELO, Francisco Vicente Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Cocriação
Valor
Consumo simbólico
topic Cocriação
Valor
Consumo simbólico
description O conhecimento sobre como pode ocorrer cocriação de valor no mercado de tatuagens ainda é incipiente. Com isso, esta dissertação investigou a cocriação de valor no mercado de tatuagens, que pode ser considerada atualmente uma das formas mais utilizadas de expressão estético-corporal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa básica, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas na coleta de dados. Esses foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a cocriação varia conforme as motivações para o indivíduo se tatuar e com o status do tatuador no mercado. Os achados do estudo confirmam a literatura levantada no sentido dos consumidores perceberem o valor de maneira individual, de acordo com suas experiências de uso. No entanto, o consumidor nem sempre é cocriador de valor e nem sempre essa cocriação ocorre durante a experiência, como a literatura aponta. No geral, a cocriação nas tatuagens foi prevalente na fase de planejamento da arte e, com respeito às ‘tatuagens de grife’, basicamente projetadas pelo tatuador, o consumidor atua como coadjuvante no processo. A contribuição do estudo é apontar a dinâmica de cocriação típica do mercado de tatuagens, com proposição de valor pelo tatuador além da técnica e a cocriação tendendo a níveis mínimos e máximos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T21:25:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-29T21:25:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32063
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aea89bb1568baf60a34486d7b59cb0fb
bc662eaca17305e801ad2e1dacafc0d0
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
5da3367753e01ad3aaf322ed7d9f690e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797780536611045376