Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32063 |
Resumo: | O conhecimento sobre como pode ocorrer cocriação de valor no mercado de tatuagens ainda é incipiente. Com isso, esta dissertação investigou a cocriação de valor no mercado de tatuagens, que pode ser considerada atualmente uma das formas mais utilizadas de expressão estético-corporal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa básica, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas na coleta de dados. Esses foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a cocriação varia conforme as motivações para o indivíduo se tatuar e com o status do tatuador no mercado. Os achados do estudo confirmam a literatura levantada no sentido dos consumidores perceberem o valor de maneira individual, de acordo com suas experiências de uso. No entanto, o consumidor nem sempre é cocriador de valor e nem sempre essa cocriação ocorre durante a experiência, como a literatura aponta. No geral, a cocriação nas tatuagens foi prevalente na fase de planejamento da arte e, com respeito às ‘tatuagens de grife’, basicamente projetadas pelo tatuador, o consumidor atua como coadjuvante no processo. A contribuição do estudo é apontar a dinâmica de cocriação típica do mercado de tatuagens, com proposição de valor pelo tatuador além da técnica e a cocriação tendendo a níveis mínimos e máximos. |
id |
UFPE_8d8578a6eebe64099b0404edb8877303 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32063 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MACHADO, Christianne Amaralhttp://lattes.cnpq.br/4576818178428429http://lattes.cnpq.br/6073389370524247MELO, Francisco Vicente Sales2019-08-29T21:25:52Z2019-08-29T21:25:52Z2018-02-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32063O conhecimento sobre como pode ocorrer cocriação de valor no mercado de tatuagens ainda é incipiente. Com isso, esta dissertação investigou a cocriação de valor no mercado de tatuagens, que pode ser considerada atualmente uma das formas mais utilizadas de expressão estético-corporal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa básica, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas na coleta de dados. Esses foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a cocriação varia conforme as motivações para o indivíduo se tatuar e com o status do tatuador no mercado. Os achados do estudo confirmam a literatura levantada no sentido dos consumidores perceberem o valor de maneira individual, de acordo com suas experiências de uso. No entanto, o consumidor nem sempre é cocriador de valor e nem sempre essa cocriação ocorre durante a experiência, como a literatura aponta. No geral, a cocriação nas tatuagens foi prevalente na fase de planejamento da arte e, com respeito às ‘tatuagens de grife’, basicamente projetadas pelo tatuador, o consumidor atua como coadjuvante no processo. A contribuição do estudo é apontar a dinâmica de cocriação típica do mercado de tatuagens, com proposição de valor pelo tatuador além da técnica e a cocriação tendendo a níveis mínimos e máximos.CAPESKnowledge about how value creation can occur in the tattoo market is still incipient. Thus, this dissertation investigated the value creation in the tattoo market, which can be considered one of the most widely used forms of aesthetic-corporal expression. In order to do so, a basic qualitative research was carried out, using semi-structured interviews in data collection. These were analyzed through content analysis. The results indicated that cocreation varies according to the motivations for the individual to tattoo and the status of the tattoo artist on the market. The findings of the study confirm the literature in the sense that consumers perceive the value individually, according to their experiences of use. However, the consumer is not always a cocreator of value and this co-creation does not always occur during the experience itself, as the literature points out. Overall, tattoo co-creation was prevalent in the art planning phase and, with respect to 'labeled tattoos', basically designed by the tattoo artist, the consumer acts as a co-adjutant in the process. The contribution of the study is to point out the typical co-creation dynamics of the tattoo market, with a value proposition by the tattoo artist besides the technique and the co-creation tending to minimum and maximum levels.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCocriaçãoValorConsumo simbólicoCocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1454https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdf.jpgaea89bb1568baf60a34486d7b59cb0fbMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdfDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdfapplication/pdf1773992https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdfbc662eaca17305e801ad2e1dacafc0d0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdf.txtDISSERTAÇÃO Christianne Amaral Machado.pdf.txtExtracted texttext/plain262927https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdf.txt5da3367753e01ad3aaf322ed7d9f690eMD54123456789/320632019-10-26 00:09:51.266oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T03:09:51Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados |
title |
Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados |
spellingShingle |
Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados MACHADO, Christianne Amaral Cocriação Valor Consumo simbólico |
title_short |
Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados |
title_full |
Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados |
title_fullStr |
Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados |
title_full_unstemmed |
Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados |
title_sort |
Cocriação de valor no consumo de tatuagens: um estudo a partir da visão de tatuadores e tatuados |
author |
MACHADO, Christianne Amaral |
author_facet |
MACHADO, Christianne Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4576818178428429 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6073389370524247 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO, Christianne Amaral |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MELO, Francisco Vicente Sales |
contributor_str_mv |
MELO, Francisco Vicente Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cocriação Valor Consumo simbólico |
topic |
Cocriação Valor Consumo simbólico |
description |
O conhecimento sobre como pode ocorrer cocriação de valor no mercado de tatuagens ainda é incipiente. Com isso, esta dissertação investigou a cocriação de valor no mercado de tatuagens, que pode ser considerada atualmente uma das formas mais utilizadas de expressão estético-corporal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa básica, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas na coleta de dados. Esses foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a cocriação varia conforme as motivações para o indivíduo se tatuar e com o status do tatuador no mercado. Os achados do estudo confirmam a literatura levantada no sentido dos consumidores perceberem o valor de maneira individual, de acordo com suas experiências de uso. No entanto, o consumidor nem sempre é cocriador de valor e nem sempre essa cocriação ocorre durante a experiência, como a literatura aponta. No geral, a cocriação nas tatuagens foi prevalente na fase de planejamento da arte e, com respeito às ‘tatuagens de grife’, basicamente projetadas pelo tatuador, o consumidor atua como coadjuvante no processo. A contribuição do estudo é apontar a dinâmica de cocriação típica do mercado de tatuagens, com proposição de valor pelo tatuador além da técnica e a cocriação tendendo a níveis mínimos e máximos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-29T21:25:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-29T21:25:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32063 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Administracao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32063/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christianne%20Amaral%20Machado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aea89bb1568baf60a34486d7b59cb0fb bc662eaca17305e801ad2e1dacafc0d0 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 5da3367753e01ad3aaf322ed7d9f690e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1797780536611045376 |