Devir-mundo: a errância no cinema contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Raquel do Monte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15024
Resumo: Esta pesquisa investiga o modo como a errância é encenada no cinema contemporâneo a partir da observação e análise do corpo, tempo e espaço. Para tanto, lança-se um olhar conduzido pela experiência desencadeada na própria relação com as obras, bem como ancorado na investigação que se volta para o movimento em que aparece o fenômeno da errância. Nesta trajetória discussões vinculadas ao campo cinematográfico e uma articulação entre o pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty e o pós-estruturalismo de Gilles Deleuze serviram de base para a ambiência sensível que substantiva o olhar e que impregna a investigação. Deste modo, a partir de uma atmosfera afetiva formou-se uma sistematicidade conduzida por um olhar fenomenológico que incorpora a própria fluidez do trânsito como forma. Na cartografia afetiva que foi desenhada e que é derivada do encontro com obras como Paisagem na neblina (1988), Transeunte (2010), Viajo porque preciso, volto porque te amo (2010), O Céu de Suely (2008), Eles voltam (2012) Gerry (2002), O Andarilho (2007) e Jornada para o Oeste (2014) há o desejo de se compreender as singularidades e as especificidades do fenômeno errático a partir de um mergulho ontológico. Sendo assim, a questão que mobilizou a relação com as obras sustenta-se na seguinte indagação: como a experiência da errância no cinema contemporâneo veicula esteticamente entre-lugares afetivos que especularmente constituem uma forma de existência e um perceber-se que apontam para a representação da relação do Eu com o mundo sensível?
id UFPE_54c85cc5b681789ab6da05c73c359a79
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/15024
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Raquel do Montehttp://lattes.cnpq.br/0435906281028141http://lattes.cnpq.br/9124646423472615SILVA, Eduardo Duarte Gomes da2016-01-28T18:03:41Z2016-01-28T18:03:41Z2015-03-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15024Esta pesquisa investiga o modo como a errância é encenada no cinema contemporâneo a partir da observação e análise do corpo, tempo e espaço. Para tanto, lança-se um olhar conduzido pela experiência desencadeada na própria relação com as obras, bem como ancorado na investigação que se volta para o movimento em que aparece o fenômeno da errância. Nesta trajetória discussões vinculadas ao campo cinematográfico e uma articulação entre o pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty e o pós-estruturalismo de Gilles Deleuze serviram de base para a ambiência sensível que substantiva o olhar e que impregna a investigação. Deste modo, a partir de uma atmosfera afetiva formou-se uma sistematicidade conduzida por um olhar fenomenológico que incorpora a própria fluidez do trânsito como forma. Na cartografia afetiva que foi desenhada e que é derivada do encontro com obras como Paisagem na neblina (1988), Transeunte (2010), Viajo porque preciso, volto porque te amo (2010), O Céu de Suely (2008), Eles voltam (2012) Gerry (2002), O Andarilho (2007) e Jornada para o Oeste (2014) há o desejo de se compreender as singularidades e as especificidades do fenômeno errático a partir de um mergulho ontológico. Sendo assim, a questão que mobilizou a relação com as obras sustenta-se na seguinte indagação: como a experiência da errância no cinema contemporâneo veicula esteticamente entre-lugares afetivos que especularmente constituem uma forma de existência e um perceber-se que apontam para a representação da relação do Eu com o mundo sensível?CAPESThis research investigates how the wandering is staged in contemporary cinema through from the observation and analysis of the body, time and space. Therefore, launches a look conducted by experiment triggered in own the relation with the works and anchored in research that turns to the movement in which it appears the wandering phenomenon. In this trajectory discussions linked to the film field and a link between the phenomenological Merleau-Ponty and post-structuralism of the Gilles Deleuze formed the basis for the sensitive ambience that substantive the look and impregnates the research. Thus, from affective atmosphere formed a systematicity conducted by phenomenological look that incorporates itself fluidity of traffic as a form. In the affective mapping that was designed and is derived from the meeting with works like como Paisagem na neblina (1988), Transeunte (2010), Viajo porque preciso, volto porque te amo (2010), O Céu de Suely (2008), Eles voltam (2012) Gerry (2002), O Andarilho (2007) e Jornada para o Oeste (2014) there is the desire to understand the singularities and specificities of erratic phenomenon from an ontological dip. Thus, the question that mobilized the relationship with the works is based on the following question: how the experience of wandering in contemporary cinema aesthetically conveys between-places affective that specularly consist a form of existence and perceiving themselves that pointing to representation the relationship the I with the sensible world?porUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoCinemaOntologiaenomenologiaDevir-mundo: a errância no cinema contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE VERSÃO FINALRAQUELDOMONTE.pdf.jpgTESE VERSÃO FINALRAQUELDOMONTE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15024/5/TESE%20VERS%c3%83O%20FINALRAQUELDOMONTE.pdf.jpgc43d0ac2d38abfd65df561a248b93fecMD55ORIGINALTESE VERSÃO FINALRAQUELDOMONTE.pdfTESE VERSÃO FINALRAQUELDOMONTE.pdfapplication/pdf2902512https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15024/1/TESE%20VERS%c3%83O%20FINALRAQUELDOMONTE.pdfe241d36f40b34490505bba481cb7a363MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15024/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15024/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE VERSÃO FINALRAQUELDOMONTE.pdf.txtTESE VERSÃO FINALRAQUELDOMONTE.pdf.txtExtracted texttext/plain440515https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15024/4/TESE%20VERS%c3%83O%20FINALRAQUELDOMONTE.pdf.txt653ec287a158d9b81cc97d5643ddda02MD54123456789/150242019-10-25 21:29:23.25oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T00:29:23Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Devir-mundo: a errância no cinema contemporâneo
title Devir-mundo: a errância no cinema contemporâneo
spellingShingle Devir-mundo: a errância no cinema contemporâneo
SILVA, Raquel do Monte
Comunicação
Cinema
Ontologia
enomenologia
title_short Devir-mundo: a errância no cinema contemporâneo
title_full Devir-mundo: a errância no cinema contemporâneo
title_fullStr Devir-mundo: a errância no cinema contemporâneo
title_full_unstemmed Devir-mundo: a errância no cinema contemporâneo
title_sort Devir-mundo: a errância no cinema contemporâneo
author SILVA, Raquel do Monte
author_facet SILVA, Raquel do Monte
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0435906281028141
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9124646423472615
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Raquel do Monte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Eduardo Duarte Gomes da
contributor_str_mv SILVA, Eduardo Duarte Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Cinema
Ontologia
enomenologia
topic Comunicação
Cinema
Ontologia
enomenologia
description Esta pesquisa investiga o modo como a errância é encenada no cinema contemporâneo a partir da observação e análise do corpo, tempo e espaço. Para tanto, lança-se um olhar conduzido pela experiência desencadeada na própria relação com as obras, bem como ancorado na investigação que se volta para o movimento em que aparece o fenômeno da errância. Nesta trajetória discussões vinculadas ao campo cinematográfico e uma articulação entre o pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty e o pós-estruturalismo de Gilles Deleuze serviram de base para a ambiência sensível que substantiva o olhar e que impregna a investigação. Deste modo, a partir de uma atmosfera afetiva formou-se uma sistematicidade conduzida por um olhar fenomenológico que incorpora a própria fluidez do trânsito como forma. Na cartografia afetiva que foi desenhada e que é derivada do encontro com obras como Paisagem na neblina (1988), Transeunte (2010), Viajo porque preciso, volto porque te amo (2010), O Céu de Suely (2008), Eles voltam (2012) Gerry (2002), O Andarilho (2007) e Jornada para o Oeste (2014) há o desejo de se compreender as singularidades e as especificidades do fenômeno errático a partir de um mergulho ontológico. Sendo assim, a questão que mobilizou a relação com as obras sustenta-se na seguinte indagação: como a experiência da errância no cinema contemporâneo veicula esteticamente entre-lugares afetivos que especularmente constituem uma forma de existência e um perceber-se que apontam para a representação da relação do Eu com o mundo sensível?
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-28T18:03:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-28T18:03:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15024
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15024/5/TESE%20VERS%c3%83O%20FINALRAQUELDOMONTE.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15024/1/TESE%20VERS%c3%83O%20FINALRAQUELDOMONTE.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15024/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15024/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15024/4/TESE%20VERS%c3%83O%20FINALRAQUELDOMONTE.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c43d0ac2d38abfd65df561a248b93fec
e241d36f40b34490505bba481cb7a363
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
653ec287a158d9b81cc97d5643ddda02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310714146160640