O tempo gravado : arte, memórias e trajetos - as xilogravuras de Stênio Diniz (1971-2006)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55858 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo analisar as imagens de José Stênio Silva Diniz, xilógrafo, gravador, poeta e compositor juazeirense na década de 1970, investigando as condições históricas, culturais, políticas e sociais, memórias e práticas de escrita. Por meio de sua vasta produção de xilogravuras, podemos compreender diversos fragmentos de sua trajetória, especificamente quando Stênio Diniz, o gravador do tempo, imprimiu em suas imagens fragmentos historicamente situados, que permitem por sua vez, verificar como o artista transitou em distintos espaços culturais, intelectuais e sociais. Além de suas xilogravuras, mobilizamos um corpus documental produzido intelectualmente pelo artista, tais como: seu arquivo de memórias, contendo catálogos de exposições, fotografias, escritos memorialísticos, recortes de jornais, sua biblioteca particular e seus relatos de memórias. Outros documentos externos ao artista foram inseridos: entrevistas, jornais e bibliografia especializada. Os documentos selecionados se conectam apresentando um artista múltiplo, inventivo e dinâmico que foi se construindo na luta cotidiana, no enfrentamento às injustiças sociais por meio da arte, alcançando o título de Mestre da Cultura pelo Governo do Estado do Ceará em 2006. A tese é dividida em quatro capítulos. No primeiro capítulo, A paisagem da memória do passado, tomamos como eixo condutor o “arquivo de memórias” do artista. O protagonismo de Stênio se percebe na invenção do seu “acervo” particular cujo objetivo é a perpetuação de suas memórias e a luta contra o esquecimento. No segundo capítulo, Na volta uma reviravolta: parcerias, bienais e exposições, destacam-se análises sobre as redes de relacionamentos entre Stênio Diniz, poetas, artistas, intelectuais, militantes e ativistas políticos. Investiga-se o trânsito desses grupos pela tipografia São Francisco e como tais influências corroboraram na formação artística, política e social do artista. O terceiro capítulo, A história das imagens de Stênio, privilegiou as xilogravuras como suportes de memórias, sintomas culturais e políticos da sociedade, com destaque para o álbum Retirada produzidas em parceria com a artista Mariza Viana. No quarto capítulo, Um artista em trânsito num mundo em transição. As décadas de 1980 e 1990 marcam o reconhecimento internacional da produção artística de Stênio Diniz. As imagens aparecem mais refinadas do ponto de vista plástico e de intensa crítica ao governo. As parcerias culturais na Alemanha fomentaram projetos significativos e estimularam a criatividade do artista resultando numa arte preocupada com questões ecológicas. A pesquisa indicou que, os estudos sobre imagens somente recentemente se detiveram sobre a visualidade das xilogravuras. Ignorada por décadas a relevância dessas imagens e dos seus artistas, apontam para a criatividade, memórias e distintas temporalidades históricas. Portanto, as imagens nesta tese migram no espaço-tempo carregando em seus suportes passado sobre passado, resultado da capacidade que as xilogravuras possuem em reter memórias, adaptar-se, resistir e adquirir novos sentidos. |
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DINIZ, Tereza Cândida Alveshttp://lattes.cnpq.br/1671344368391028http://lattes.cnpq.br/7228539080595678GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz2024-04-11T19:55:29Z2024-04-11T19:55:29Z2024-02-20DINIZ, Tereza Cândida Alves. O tempo gravado: arte, memórias e trajetos - as xilogravuras de Stênio Diniz (1971-2006). 2024. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55858ark:/64986/0013000002wshEsta tese tem como objetivo analisar as imagens de José Stênio Silva Diniz, xilógrafo, gravador, poeta e compositor juazeirense na década de 1970, investigando as condições históricas, culturais, políticas e sociais, memórias e práticas de escrita. Por meio de sua vasta produção de xilogravuras, podemos compreender diversos fragmentos de sua trajetória, especificamente quando Stênio Diniz, o gravador do tempo, imprimiu em suas imagens fragmentos historicamente situados, que permitem por sua vez, verificar como o artista transitou em distintos espaços culturais, intelectuais e sociais. Além de suas xilogravuras, mobilizamos um corpus documental produzido intelectualmente pelo artista, tais como: seu arquivo de memórias, contendo catálogos de exposições, fotografias, escritos memorialísticos, recortes de jornais, sua biblioteca particular e seus relatos de memórias. Outros documentos externos ao artista foram inseridos: entrevistas, jornais e bibliografia especializada. 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O terceiro capítulo, A história das imagens de Stênio, privilegiou as xilogravuras como suportes de memórias, sintomas culturais e políticos da sociedade, com destaque para o álbum Retirada produzidas em parceria com a artista Mariza Viana. No quarto capítulo, Um artista em trânsito num mundo em transição. As décadas de 1980 e 1990 marcam o reconhecimento internacional da produção artística de Stênio Diniz. As imagens aparecem mais refinadas do ponto de vista plástico e de intensa crítica ao governo. As parcerias culturais na Alemanha fomentaram projetos significativos e estimularam a criatividade do artista resultando numa arte preocupada com questões ecológicas. A pesquisa indicou que, os estudos sobre imagens somente recentemente se detiveram sobre a visualidade das xilogravuras. Ignorada por décadas a relevância dessas imagens e dos seus artistas, apontam para a criatividade, memórias e distintas temporalidades históricas. Portanto, as imagens nesta tese migram no espaço-tempo carregando em seus suportes passado sobre passado, resultado da capacidade que as xilogravuras possuem em reter memórias, adaptar-se, resistir e adquirir novos sentidos.CAPESThis thesis aims to analyze the images of José Stênio Silva Diniz, a xylographer, engraver, poet, and composer from Juazeiro do Norte in the 1970s, investigating the historical, cultural, political and social conditions, memories and writing practices. Through his extensive production of woodcuts, we can understand various fragments of his trajectory, specifically when Stênio Diniz, the engraver of time, imprinted historically situated fragments in his images. These fragments allow us to verify how the artist moved through different cultural, intellectual and social spaces. In addition to his woodcuts, we mobilize a documentary corpus intellectually produced by the artist, such as his archive of memories containing exhibition catalogs, photographs, memoir writings, newspaper clippings, his private library, and his memory reports. Other documents external to the artist were included: interviews, newspapers, and specialized bibliography. The selected documents connect to present a multiple, inventive, and dynamic artist who constructed himself in everyday struggle, confronting social injustices through art, ultimately achieving the title of Master of Culture from the State Government of Ceará in 2006. The thesis is divided into four chapters. The first chapter, "The landscape of the memory of the past," takes the artist's "archive of memories" as a guiding axis. Stênio's protagonism is evident in the invention of his private "collection" whose purpose is the perpetuation of his memories and the fight against forgetting. In the second chapter, "On the way back, a turnaround: partnerships, biennials, and exhibitions," the analysis focuses on the networks of relationships between Stênio Diniz, poets, artists, intellectuals, militants, and political activists. The transit of these groups through the São Francisco typography is investigated, and how such influences contributed to the artist's artistic, political and social formation. The third chapter, "The history of Stênio's images," privileged woodcuts as supports for memories, cultural and political symptoms of society, with emphasis on the album "Retirada" produced in partnership with the artist Mariza Viana. In the fourth chapter, "An artist in transit in a changing world," the decades of the 1980s and 1990s mark the international recognition of Stênio Diniz's artistic production. The images appear more refined from a plastic point of view and intensely critical of the government. Cultural partnerships in Germany fostered significant projects and stimulated the artist's creativity, resulting in art concerned with ecological issues. The research indicated that studies on images have only recently focused on the visibility of woodcuts. Ignored for decades, the relevance of these images and their artists points to creativity, memories, and distinct historical temporalities. Therefore, the images in this thesis migrate in space-time, carrying past upon past on their supports, a result of the ability that woodcuts have to retain memories, adapt, resist, and acquire new meanings.Cette thèse vise à analyser les images de José Stênio Silva Diniz, un xylographe, graveur, poète et compositeur de Juazeiro do Norte dans les années 1970, en enquêtant sur les conditions historiques, culturelles, politiques et sociales, ainsi que sur les pratiques de mémoire et d'écriture. À travers sa vaste production de gravures sur bois, nous pouvons comprendre divers fragments de sa trajectoire, notamment lorsque Stênio Diniz, le graveur du temps, a imprimé des fragments historiquement situés dans ses images. Ces fragments nous permettent de vérifier comment l'artiste a évolué dans différents espaces culturels, intellectuels et sociaux. En plus de ses gravures sur bois, nous mobilisons un corpus documentaire intellectuellement produit par l'artiste, tel que son archive de souvenirs contenant des catalogues d'expositions, des photographies, des écrits mémorialistes, des coupures de journaux, sa bibliothèque privée et ses rapports de mémoire. D'autres documents externes à l'artiste ont été inclus: des entretiens, des journaux et une bibliographie spécialisée. Les documents sélectionnés se connectent pour présenter un artiste multiple, inventif et dynamique qui s'est construit dans la lutte quotidienne, confrontant les injustices sociales par l'art, obtenant finalement le titre de Maître de la Culture du gouvernement de l'État de Ceará en 2006. La thèse est divisée en quatre chapitres. Le premier chapitre, Le paysage de la mémoire du passé, prend comme axe directeur l'archive de souvenirs de l'artiste. Le protagonisme de Stênio est évident dans l'invention de sa «collection privée» dont le but est la perpétuation de ses souvenirs et la lutte contre l'oubli. Dans le deuxième chapitre, Sur le chemin du retour, un revirement: partenariats, biennales et expositions, l'analyse se concentre sur les réseaux de relations entre Stênio Diniz, des poètes, des artistes, des intellectuels, des militants et des activistes politiques. On examine le transit de ces groupes à travers la typographie São Francisco et comment de telles influences ont contribué à la formation artistique, politique et sociale de l'artiste. Le troisième chapitre, "L'histoire des images de Stênio", privilégie les gravures sur bois comme supports de mémoire, symptômes culturels et politiques de la société, avec une emphase sur l'album Retirada produit en partenariat avec l'artiste Mariza Viana. Dans le quatrième chapitre, Un artiste en transit dans un monde en mutation, les décennies des années 1980 et 1990 marquent la reconnaissance internationale de la production artistique de Stênio Diniz. Les images apparaissent plus raffinées d'un point de vue plastique et intensément critiques envers le gouvernement. Les partenariats culturels en Allemagne ont favorisé des projets significatifs et stimulé la créativité de l'artiste, résultant en une œuvre préoccupée par les questions écologiques. La recherche a indiqué que les études sur les images se sont récemment concentrées sur la visibilité des gravures sur bois. Ignorée pendant des décennies, la pertinence de ces images et de leurs artistes pointe vers la créativité, les souvenirs et des temporalités historiques distinctes. Par conséquent, les images dans cette thèse migrent dans l'espace-temps, transportant le passé sur leur support, résultant de la capacité des gravures sur bois à retenir les souvenirs, à s'adapter, à résister et à acquérir de nouveaux sens.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaCulturaMemóriaXilogravuraDiniz, Stênio, 1953-O tempo gravado : arte, memórias e trajetos - as xilogravuras de Stênio Diniz (1971-2006)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55858/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTESE Tereza Cândida Alves Diniz.pdfTESE Tereza Cândida Alves Diniz.pdfapplication/pdf15911389https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55858/1/TESE%20Tereza%20C%c3%a2ndida%20Alves%20Diniz.pdfb250df9757e634b1d0ceabad4b8cec68MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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