O personagem central nos contos de fadas
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Data de Publicação: | 2014 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13320 |
Resumo: | Narrativas são parte de nossa vida e dentre os tipos de narrativas que nos rodeiam, nosso interesse volta-se para o que chamamos de narrativas maravilhosas, ou mais diretamente, os contos de fadas. O universo dos contos de fadas revela, através da linguagem, sentimentos humanos universais e reúne em suas histórias, a aprendizagem da vida e a busca de um final feliz. Dentre as possibilidades de estudos relacionados aos contos de fadas, nosso interesse volta-se para o elemento fundamental e ativo da narrativa, o personagem, elemento diretamente ligado à ação, aos fatos e acontecimentos da sequência narrativa. Deste modo, este trabalho objetiva, ao analisar o protagonista dos contos escolhidos através de relações sinonímicas e antonímicas, agrupadas nos campos associativos caracterizadores do protagonista e do antagonista, conforme estudos de Abbade (2009, 2011, 2012), Coseriu (1997), Vanoye (1981) e Garcia (2004), descobrir se no discurso do modo narrativo (CHARAUDEAU, 2004), as lexias usadas para a construção do caráter e do físico do personagem central respondem à indagação do trabalho: como e porque esses personagens permanecem praticamente inalterados nas suas características principais, tanto os bons como os maus, através dos tempos e dos vários modos narrativos na cultura ocidental. Em outras palavras saber o motivo pelo qual histórias vão e vem e personagens permanecem. Em busca de uma resposta, investigamos segundo Garcia (2004), a representação verbal do personagem em seus aspectos característicos e traços dominantes de forma que, do conjunto deles, resulte uma impressão bem delineada do personagem descrito pelas lexias que conforme Biderman (2001), Carvalho (2004) e Henriques (2011) possuem forte componente semântico que se enriquecem continuamente à medida que acompanham o dinamismo do mundo e sua representação. O corpus deste trabalho é constituído de quatro contos de fadas, dos Irmãos Grimm, na versão em língua portuguesa, publicados no Tomo 1 da coleção, Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos (1812-1815). |
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Reis, Simone de CamposCarvalho, Nelly Medeiros de 2015-04-17T13:32:39Z2015-04-17T13:32:39Z2014-01-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13320ark:/64986/0013000014sm8Narrativas são parte de nossa vida e dentre os tipos de narrativas que nos rodeiam, nosso interesse volta-se para o que chamamos de narrativas maravilhosas, ou mais diretamente, os contos de fadas. O universo dos contos de fadas revela, através da linguagem, sentimentos humanos universais e reúne em suas histórias, a aprendizagem da vida e a busca de um final feliz. Dentre as possibilidades de estudos relacionados aos contos de fadas, nosso interesse volta-se para o elemento fundamental e ativo da narrativa, o personagem, elemento diretamente ligado à ação, aos fatos e acontecimentos da sequência narrativa. Deste modo, este trabalho objetiva, ao analisar o protagonista dos contos escolhidos através de relações sinonímicas e antonímicas, agrupadas nos campos associativos caracterizadores do protagonista e do antagonista, conforme estudos de Abbade (2009, 2011, 2012), Coseriu (1997), Vanoye (1981) e Garcia (2004), descobrir se no discurso do modo narrativo (CHARAUDEAU, 2004), as lexias usadas para a construção do caráter e do físico do personagem central respondem à indagação do trabalho: como e porque esses personagens permanecem praticamente inalterados nas suas características principais, tanto os bons como os maus, através dos tempos e dos vários modos narrativos na cultura ocidental. Em outras palavras saber o motivo pelo qual histórias vão e vem e personagens permanecem. Em busca de uma resposta, investigamos segundo Garcia (2004), a representação verbal do personagem em seus aspectos característicos e traços dominantes de forma que, do conjunto deles, resulte uma impressão bem delineada do personagem descrito pelas lexias que conforme Biderman (2001), Carvalho (2004) e Henriques (2011) possuem forte componente semântico que se enriquecem continuamente à medida que acompanham o dinamismo do mundo e sua representação. O corpus deste trabalho é constituído de quatro contos de fadas, dos Irmãos Grimm, na versão em língua portuguesa, publicados no Tomo 1 da coleção, Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos (1812-1815).porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessContos de FadasPersonagensDiscursoLéxicoCampos AssociativosO personagem central nos contos de fadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Simone de Campos Reis.pdf.jpgTESE Simone de Campos Reis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1334https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13320/5/TESE%20Simone%20de%20Campos%20Reis.pdf.jpg928a00bbfc70e4442ddf8e4a3a240652MD55ORIGINALTESE Simone de Campos Reis.pdfTESE Simone de Campos Reis.pdfapplication/pdf4918968https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13320/1/TESE%20Simone%20de%20Campos%20Reis.pdf88deee70790d5ead4d51e886f89c6b3cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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