A condição de trabalho na relação entre satisfação e frustração em ambiente público de ensino superior sob olhar da Ergonomia Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Maria de Fátima Paes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000011bm0
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22667
Resumo: Este trabalho teve o propósito de observar, sob o olhar da ergonomia, a existência de satisfação de servidores públicos no ambiente de trabalho, buscando responder à seguinte questão: Em que medida podemos averiguar a satisfação funcional do servidor na UFPE, sob a luz da Ergonomia Organizacional?A pesquisa foi desenvolvida à luz do método analítico, prospectivo de grupo focal, com aplicação de questionário. Esta tarefa foi conduzida na presença da pesquisadora e em alguns casos, a pedido do participante, o questionário foi entregue e preenchido posteriormente. O embasamento teórico se apoia na literatura de estudos da ergonomia e em teorias motivacionais numa visão dos aspectos da condição humana do trabalho na relação da satisfação e frustração no ambiente organizacional e informacional. Foram abordados os conceitos de satisfação, bem-estar, ergonomia, motivação, vislumbrado na relação do ser humano, como indivíduo que não se dissocia das suas características humanas, na aplicação da ergonomia organizacional aos procedimentos que estabelecem os processos cognitivos. Dentro dos objetivos da linha de pesquisa do Programa de Mestrado em Ergonomia e Usabilidade do Produto e Produções, a exposição dos resultados, no contexto da usabilidade foi pensado na relação do bem-estar e em fatores de satisfação na associação da pessoa com a cultura organizacional, e nos em aspectos pssicodinâmicos do trabalho. A partir dos dados, foi possível identificar registros de fatores motivacionais de satisfação em relação ao ambiente organizacional e elencar recomendações no intuito de incentivar e promover o bem-estar profissional, tendo em vista que a materialização do trabalho no serviço público se procede nas ações correlatas à interação do servidor com o ambiente de trabalho.
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O embasamento teórico se apoia na literatura de estudos da ergonomia e em teorias motivacionais numa visão dos aspectos da condição humana do trabalho na relação da satisfação e frustração no ambiente organizacional e informacional. Foram abordados os conceitos de satisfação, bem-estar, ergonomia, motivação, vislumbrado na relação do ser humano, como indivíduo que não se dissocia das suas características humanas, na aplicação da ergonomia organizacional aos procedimentos que estabelecem os processos cognitivos. Dentro dos objetivos da linha de pesquisa do Programa de Mestrado em Ergonomia e Usabilidade do Produto e Produções, a exposição dos resultados, no contexto da usabilidade foi pensado na relação do bem-estar e em fatores de satisfação na associação da pessoa com a cultura organizacional, e nos em aspectos pssicodinâmicos do trabalho. A partir dos dados, foi possível identificar registros de fatores motivacionais de satisfação em relação ao ambiente organizacional e elencar recomendações no intuito de incentivar e promover o bem-estar profissional, tendo em vista que a materialização do trabalho no serviço público se procede nas ações correlatas à interação do servidor com o ambiente de trabalho.This study aimed to observe, under the eyes of ergonomics, the existence of satisfaction of public servants in the workplace, seeking to answer the following question: To what extent can we measure the functional satisfaction of the UFPE public servant, in the view of organizational ergonomics? This research was conducted in the light of the analytical method, prospective focal group with questionnaire. This task was conducted in the presence of the researcher and in some cases, at the participant's request, the questionnaire was delivered and completed later. The theoretical framework is based on ergonomic studies of literature and motivational theories in an overview of aspects of the human working conditions on the relationship of satisfaction and frustration in organizational and informational environment. The concepts of satisfaction, well-being, ergonomics, motivation, were reviewed glimpsed in the relation of the human being, as an individual that does not dissociate from its human characteristics, in the application of organizational ergonomics to the procedures that establish the cognitive processes were approached. Within the objectives of the research line of the Masters Program in Product and Productivity Ergonomics and Usability, the results presented, in the context of usability, was thought about the relationship of well-being and satisfaction factors in the association of the person with the organizational culture, and On the psychodynamic aspects of work. From the data, it was possible to identify records of motivational factors of satisfaction in relation to the organizational environment and to list recommendations in order to encourage and promote the professional welfare, reducing server frustration with a view that the materialization of the work in the public service is carried on actions related to server interaction with the desktop.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós Graduação em ErgonomiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessErgonomiaMotivaçãoSatisfaçãoTrabalhoBem-estarA condição de trabalho na relação entre satisfação e frustração em ambiente público de ensino superior sob olhar da Ergonomia Organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILFatima 06.01.2017.pdf.jpgFatima 06.01.2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1409https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22667/5/Fatima%2006.01.2017.pdf.jpgcd86ea4d5e5da0e392bb1f46f85eeb50MD55ORIGINALFatima 06.01.2017.pdfFatima 06.01.2017.pdfapplication/pdf3255766https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22667/1/Fatima%2006.01.2017.pdffcb27cc46a5fefbf589f7b61734f37a8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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