Midiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11386 |
Resumo: | Esta pesquisa considera os anúncios da mídia exterior combinados em massa na paisagem urbana, ou seja, a paisagem urbana midiática. Defende a tese de que, fugindo a lugares comuns e velhos clichês, esse tipo de paisagem é também comunicação informativa, persuasiva e apreciativa. Adota princípios da Estética Ambiental e das Representações Sociais de Moscovici como bases teóricas para captar conceitos e representações que diferentes subgrupos de usuários da Região Metropolitana do Recife têm da paisagem urbana midiática. Pretende-se especificamente explorar os principais conceitos que esses diferentes subgrupos utilizam para avaliar a paisagem urbana midiática; verificar a aderência de categorias da paisagem urbana midiática na avaliação de sua qualidade visual percebida; avaliar em que medida essas categorias são compartilhadas por esses diferentes subgrupos abordados. Para tal, utiliza a Teoria das Facetas e o Sistema de Classificações Múltiplas no desenho da investigação e, principalmente, a técnica multidimensional de Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) para análise dos dados. As evidências empíricas mostraram que a intensidade da informação é considerada como critério primordial para avaliação da paisagem urbana midiática; que as categorias ou facetas de intensidade do contraste e da diversidade, bem como de proximidade espacial com as cenas são consistentes para a avaliação desse tipo de paisagem e, finalmente, que o perfil dos habitantes diverge do perfil dos comerciantes/prestadores de serviço, arquitetos/urbanistas e designers/publicitários quanto a avaliação da qualidade visual percebida nas cenas, havendo consenso entre esses quatro subgrupos no que diz respeito à proximidade espacial com as cenas observadas. Há, portanto, uma representação polêmica dos habitantes que quebra o paradigma de uma representação hegemônica da noção ideal dos códigos e posturas municipais sobre a qualidade visual da paisagem urbana midiática. |
id |
UFPE_5939739555ebe8f1ee534d3de16216e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11386 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Costa Filho, Lourival LopesMonteiro, Circe M. G. 2015-03-09T12:56:42Z2015-03-09T12:56:42Z2012-10-01https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11386Esta pesquisa considera os anúncios da mídia exterior combinados em massa na paisagem urbana, ou seja, a paisagem urbana midiática. Defende a tese de que, fugindo a lugares comuns e velhos clichês, esse tipo de paisagem é também comunicação informativa, persuasiva e apreciativa. Adota princípios da Estética Ambiental e das Representações Sociais de Moscovici como bases teóricas para captar conceitos e representações que diferentes subgrupos de usuários da Região Metropolitana do Recife têm da paisagem urbana midiática. Pretende-se especificamente explorar os principais conceitos que esses diferentes subgrupos utilizam para avaliar a paisagem urbana midiática; verificar a aderência de categorias da paisagem urbana midiática na avaliação de sua qualidade visual percebida; avaliar em que medida essas categorias são compartilhadas por esses diferentes subgrupos abordados. Para tal, utiliza a Teoria das Facetas e o Sistema de Classificações Múltiplas no desenho da investigação e, principalmente, a técnica multidimensional de Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) para análise dos dados. As evidências empíricas mostraram que a intensidade da informação é considerada como critério primordial para avaliação da paisagem urbana midiática; que as categorias ou facetas de intensidade do contraste e da diversidade, bem como de proximidade espacial com as cenas são consistentes para a avaliação desse tipo de paisagem e, finalmente, que o perfil dos habitantes diverge do perfil dos comerciantes/prestadores de serviço, arquitetos/urbanistas e designers/publicitários quanto a avaliação da qualidade visual percebida nas cenas, havendo consenso entre esses quatro subgrupos no que diz respeito à proximidade espacial com as cenas observadas. Há, portanto, uma representação polêmica dos habitantes que quebra o paradigma de uma representação hegemônica da noção ideal dos códigos e posturas municipais sobre a qualidade visual da paisagem urbana midiática.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPaisagem urbanaMídia exteriorPaisagem urbana midiáticaMidiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese Lourival Lopes Costa Filho.pdf.jpgTese Lourival Lopes Costa Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11386/5/Tese%20Lourival%20Lopes%20Costa%20Filho.pdf.jpgad8fcedb288758f5e3ba83ed8057aeb3MD55ORIGINALTese Lourival Lopes Costa Filho.pdfTese Lourival Lopes Costa Filho.pdfapplication/pdf7640429https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11386/1/Tese%20Lourival%20Lopes%20Costa%20Filho.pdf27a2e035cfc32462670acef38f4a9cc3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11386/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11386/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTese Lourival Lopes Costa Filho.pdf.txtTese Lourival Lopes Costa Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain595965https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11386/4/Tese%20Lourival%20Lopes%20Costa%20Filho.pdf.txt260b43b1ed58cfc7d1d1fffc40d8909dMD54123456789/113862019-10-25 16:51:49.283oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:51:49Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Midiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática |
title |
Midiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática |
spellingShingle |
Midiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática Costa Filho, Lourival Lopes Paisagem urbana Mídia exterior Paisagem urbana midiática |
title_short |
Midiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática |
title_full |
Midiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática |
title_fullStr |
Midiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática |
title_full_unstemmed |
Midiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática |
title_sort |
Midiápolis: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática |
author |
Costa Filho, Lourival Lopes |
author_facet |
Costa Filho, Lourival Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Filho, Lourival Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monteiro, Circe M. G. |
contributor_str_mv |
Monteiro, Circe M. G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paisagem urbana Mídia exterior Paisagem urbana midiática |
topic |
Paisagem urbana Mídia exterior Paisagem urbana midiática |
description |
Esta pesquisa considera os anúncios da mídia exterior combinados em massa na paisagem urbana, ou seja, a paisagem urbana midiática. Defende a tese de que, fugindo a lugares comuns e velhos clichês, esse tipo de paisagem é também comunicação informativa, persuasiva e apreciativa. Adota princípios da Estética Ambiental e das Representações Sociais de Moscovici como bases teóricas para captar conceitos e representações que diferentes subgrupos de usuários da Região Metropolitana do Recife têm da paisagem urbana midiática. Pretende-se especificamente explorar os principais conceitos que esses diferentes subgrupos utilizam para avaliar a paisagem urbana midiática; verificar a aderência de categorias da paisagem urbana midiática na avaliação de sua qualidade visual percebida; avaliar em que medida essas categorias são compartilhadas por esses diferentes subgrupos abordados. Para tal, utiliza a Teoria das Facetas e o Sistema de Classificações Múltiplas no desenho da investigação e, principalmente, a técnica multidimensional de Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) para análise dos dados. As evidências empíricas mostraram que a intensidade da informação é considerada como critério primordial para avaliação da paisagem urbana midiática; que as categorias ou facetas de intensidade do contraste e da diversidade, bem como de proximidade espacial com as cenas são consistentes para a avaliação desse tipo de paisagem e, finalmente, que o perfil dos habitantes diverge do perfil dos comerciantes/prestadores de serviço, arquitetos/urbanistas e designers/publicitários quanto a avaliação da qualidade visual percebida nas cenas, havendo consenso entre esses quatro subgrupos no que diz respeito à proximidade espacial com as cenas observadas. Há, portanto, uma representação polêmica dos habitantes que quebra o paradigma de uma representação hegemônica da noção ideal dos códigos e posturas municipais sobre a qualidade visual da paisagem urbana midiática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-09T12:56:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-09T12:56:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11386 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11386/5/Tese%20Lourival%20Lopes%20Costa%20Filho.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11386/1/Tese%20Lourival%20Lopes%20Costa%20Filho.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11386/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11386/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11386/4/Tese%20Lourival%20Lopes%20Costa%20Filho.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad8fcedb288758f5e3ba83ed8057aeb3 27a2e035cfc32462670acef38f4a9cc3 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 260b43b1ed58cfc7d1d1fffc40d8909d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310668024545280 |