Disputa de hegemonia na política de ensino médio em Pernambuco : do controle do trabalho docente aos movimentos de contestação e resistência dos professores da rede estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Edima Verônica de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45706
Resumo: Esta tese de doutorado aborda a disputa de hegemonia nas políticas educacionais para o ensino médio no estado de Pernambuco. O estudo analisa em que medida professores das escolas de ensino médio e seu organismo representativo contestam a direção intelectual e moral adotada pelo governo estadual, baseada em modelos advindos dos ambientes empresariais. Nesse sentido, os objetivos específicos são: analisar se as ações desenvolvidas por professores, por meio de seu organismo de classe, se constituem como um movimento orgânico; identificar os pontos de tensão postos pelos professores e sindicato em relação à política estadual para o ensino médio; investigar o nível de participação dos professores em seus organismos de classe; analisar a interação entre direção e base, identificando os processos de formação política no interior das organizações de classe dos professores. Assim utilizamos os conceitos de hegemonia (GRAMSCI, 1984; 1986; 1999) na análise das estratégias que uma classe desenvolve para conquistar e manter o poder; de revolução passiva para analisar a disputa de hegemonia na política para o ensino médio a partir do ponto de vista do transformismo e da passividade como aspectos de subalternidade e, também, o conceito de intelectual orgânico para compreendermos o papel de organização e direção do sindicato, enquanto intelectual coletivo, desempenha na realidade. Para dar conta dos objetivos propostos construímos o percurso teórico-metodológico baseado no materialismo histórico-dialético (MARX, 1988; 2010), (MARX e ENGELS, 2009) para compreendermos a realidade nas suas relações mais íntimas, carregada de determinações e, portanto, marcada por contradições e disputas de hegemonia. O lócus da pesquisa é a rede estadual de ensino de Pernambuco, tendo como sujeitos investigados os professores do ensino médio da rede estadual, os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e das entidades representativas a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE) e da União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC). Também realizamos análise documental tanto de documentos do governo quanto do sindicato. A análise demonstrou que a categoria docente e sua organização sindical, como representante legal e político, não conseguem disputar a hegemonia da política para o ensino médio, uma vez que não possui uma concepção de ensino médio orgânica e uma prática política que funcione como antítese do Programa de Educação Integral, muito embora exista a consciência sobre os prejuízos da política que se expressam no retrocesso em relação aos direitos conquistados e no sofrimento vivenciado pelos docentes.
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Nesse sentido, os objetivos específicos são: analisar se as ações desenvolvidas por professores, por meio de seu organismo de classe, se constituem como um movimento orgânico; identificar os pontos de tensão postos pelos professores e sindicato em relação à política estadual para o ensino médio; investigar o nível de participação dos professores em seus organismos de classe; analisar a interação entre direção e base, identificando os processos de formação política no interior das organizações de classe dos professores. Assim utilizamos os conceitos de hegemonia (GRAMSCI, 1984; 1986; 1999) na análise das estratégias que uma classe desenvolve para conquistar e manter o poder; de revolução passiva para analisar a disputa de hegemonia na política para o ensino médio a partir do ponto de vista do transformismo e da passividade como aspectos de subalternidade e, também, o conceito de intelectual orgânico para compreendermos o papel de organização e direção do sindicato, enquanto intelectual coletivo, desempenha na realidade. Para dar conta dos objetivos propostos construímos o percurso teórico-metodológico baseado no materialismo histórico-dialético (MARX, 1988; 2010), (MARX e ENGELS, 2009) para compreendermos a realidade nas suas relações mais íntimas, carregada de determinações e, portanto, marcada por contradições e disputas de hegemonia. O lócus da pesquisa é a rede estadual de ensino de Pernambuco, tendo como sujeitos investigados os professores do ensino médio da rede estadual, os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e das entidades representativas a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE) e da União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC). Também realizamos análise documental tanto de documentos do governo quanto do sindicato. A análise demonstrou que a categoria docente e sua organização sindical, como representante legal e político, não conseguem disputar a hegemonia da política para o ensino médio, uma vez que não possui uma concepção de ensino médio orgânica e uma prática política que funcione como antítese do Programa de Educação Integral, muito embora exista a consciência sobre os prejuízos da política que se expressam no retrocesso em relação aos direitos conquistados e no sofrimento vivenciado pelos docentes.This doctoral thesis addresses the dispute for hegemony in educational policies in secondary school in the state of Pernambuco. The study analyzes the extent to which secondary school teachers and their representative organizations contest the intellectual and moral direction adopted by the state government based on the business management model. In this sense, the specific objectives are: to analyze whether the actions developed by teachers using their associations constitute an organic movement; to identify the tension points raised by the teachers and the unions about the state policy in secondary school; to investigate the level of participation of teachers in their associations; to analyze the interaction between management and workers, identifying the processes of political formation within the teachers' class organizations. Thus, we use the concept of hegemony (GRAMSCI, 1984; 1986; 1999) to analyze the strategies that a class develops to conquer and maintain power. Also, we use the concept of passive revolution to investigate the dispute for hegemony in policies in secondary school from the standpoint of transformism and passivity as aspects of subalternity, and then, the idea of organic intellectual to understand the role of organization and direction of the union develops in reality as a collective intellectual. To achieve the proposed objectives, we built a theoretical-methodological path based on historical-dialectical materialism (MARX, 1988; 2010; MARX and ENGELS, 2009) to understand reality in its most intimate relationships, full of determinations and, therefore, marked by contradictions and disputes of hegemony. The locus of the research is the state education network of Pernambuco, having as subjects investigated the secondary school teachers of the state network, the leaders of the Union of Workers in Education of Pernambuco (SINTEPE), of the National Confederation of Workers in Education (CNTE) and the representative entities the Union of Secondary Students of Pernambuco (UESPE) and the Union of Secondary Students of Caruaru (UESC). We also conducted document analysis of both government and union documents. The study showed that the teaching category and its union organization, as a legal and political representative, cannot dispute the hegemony of policies in secondary school since it does not have an organic secondary school conception and a political practice that works as the antithesis of the Comprehensive Education Program. However, there is awareness about the damages of the policy expressed in the setback about the rights conquered and, in the suffering, experienced by the teachers.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEnsino Integral – Ensino MédioRevolução PassivaHegemoniaIntelectuais OrgânicosUFPE - Pós-graduaçãoDisputa de hegemonia na política de ensino médio em Pernambuco : do controle do trabalho docente aos movimentos de contestação e resistência dos professores da rede estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45706/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALTESE Edima Verônica de Morais.pdfTESE Edima Verônica de Morais.pdfapplication/pdf2699239https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45706/1/TESE%20Edima%20Ver%c3%b4nica%20de%20Morais.pdf6159aadc152464c777a41116727ad340MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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