A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000sk2s
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546
Resumo: As relações entre o design e o cinema tem sido investigadas por alguns autores ao longo dos anos. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos acerca das relações entre as áreas, especificamente relacionando a linguagem gráfica e o cinema. Para tanto, investigamos os filmes clássicos do primeiro grande ciclo de cinema pernambucano, o Ciclo do Recife. Os escolhidos são A filha do advogado (1926) e Aitaré da praia (1927), clássicos do movimento. A partir da análise das configurações gráficas dos filmes da amostra, identificamos como esses elementos foram implementados e como eles se articulam dentro das narrativas. A pesquisa também compreende a apresentação de Fausto Silvério Monteiro, o Fininho, que foi o artista gráfico responsável pela produção das cartelas nos filmes analisados. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o diálogo entre as áreas de design e cinema brasileiros por revelar as particularidades das configurações gráficas na produção dos primeiros filmes narrativos silenciosos de Recife.
id UFPE_5a2ba5bf2304631c5fc964070a60a83d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40546
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins dehttp://lattes.cnpq.br/2921999461243379http://lattes.cnpq.br/4412311797702220ARAGÃO, Isabella Ribeiro2021-07-17T17:46:04Z2021-07-17T17:46:04Z2020-12-15OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de. A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife: Aitaré da praia e A filha do advogado. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546ark:/64986/001300000sk2sAs relações entre o design e o cinema tem sido investigadas por alguns autores ao longo dos anos. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos acerca das relações entre as áreas, especificamente relacionando a linguagem gráfica e o cinema. Para tanto, investigamos os filmes clássicos do primeiro grande ciclo de cinema pernambucano, o Ciclo do Recife. Os escolhidos são A filha do advogado (1926) e Aitaré da praia (1927), clássicos do movimento. A partir da análise das configurações gráficas dos filmes da amostra, identificamos como esses elementos foram implementados e como eles se articulam dentro das narrativas. A pesquisa também compreende a apresentação de Fausto Silvério Monteiro, o Fininho, que foi o artista gráfico responsável pela produção das cartelas nos filmes analisados. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o diálogo entre as áreas de design e cinema brasileiros por revelar as particularidades das configurações gráficas na produção dos primeiros filmes narrativos silenciosos de Recife.CAPESThe relationship between design and cinema has been investigated by some authors over the years. This research is part of the set of studies about the relationships between areas, specifically relating graphic language and cinema. To this end, we investigated the classic films of the first great Pernambuco cinema cycle, Ciclo do Recife. The chosen ones are A filha do advogado (1926) and Aitaré da praia (1927), classics of the movement. From the analysis of the graphic configurations of the films, we identified how these elements were implemented and how they are articulated within the narratives. The results of this research contribute to the dialogue between the areas of Brazilian design and cinema, as they reveal the peculiarities of graphic configurations in the production of the first silent narrative films in Recife.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesign da informaçãoCinema silenciosoCiclo do RecifeConfigurações gráficasLinguagem cinematográficaMemória gráficaA dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdfapplication/pdf12099196https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf3edf097ec3a7c3802c8dc415b04fc70cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain364707https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.txtc50977653fc91f716d3a2cc4b0e34ec6MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpgd0c727b3b23e2eafa9ce9b0fff7dfe79MD55123456789/405462021-07-18 02:17:27.867oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-07-18T05:17:27Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado
title A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado
spellingShingle A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado
OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de
Design da informação
Cinema silencioso
Ciclo do Recife
Configurações gráficas
Linguagem cinematográfica
Memória gráfica
title_short A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado
title_full A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado
title_fullStr A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado
title_full_unstemmed A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado
title_sort A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado
author OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de
author_facet OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2921999461243379
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4412311797702220
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ARAGÃO, Isabella Ribeiro
contributor_str_mv ARAGÃO, Isabella Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Design da informação
Cinema silencioso
Ciclo do Recife
Configurações gráficas
Linguagem cinematográfica
Memória gráfica
topic Design da informação
Cinema silencioso
Ciclo do Recife
Configurações gráficas
Linguagem cinematográfica
Memória gráfica
description As relações entre o design e o cinema tem sido investigadas por alguns autores ao longo dos anos. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos acerca das relações entre as áreas, especificamente relacionando a linguagem gráfica e o cinema. Para tanto, investigamos os filmes clássicos do primeiro grande ciclo de cinema pernambucano, o Ciclo do Recife. Os escolhidos são A filha do advogado (1926) e Aitaré da praia (1927), clássicos do movimento. A partir da análise das configurações gráficas dos filmes da amostra, identificamos como esses elementos foram implementados e como eles se articulam dentro das narrativas. A pesquisa também compreende a apresentação de Fausto Silvério Monteiro, o Fininho, que foi o artista gráfico responsável pela produção das cartelas nos filmes analisados. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o diálogo entre as áreas de design e cinema brasileiros por revelar as particularidades das configurações gráficas na produção dos primeiros filmes narrativos silenciosos de Recife.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-17T17:46:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-17T17:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de. A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife: Aitaré da praia e A filha do advogado. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000sk2s
identifier_str_mv OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de. A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife: Aitaré da praia e A filha do advogado. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
ark:/64986/001300000sk2s
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3edf097ec3a7c3802c8dc415b04fc70c
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
c50977653fc91f716d3a2cc4b0e34ec6
d0c727b3b23e2eafa9ce9b0fff7dfe79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172906299162624