A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000sk2s |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546 |
Resumo: | As relações entre o design e o cinema tem sido investigadas por alguns autores ao longo dos anos. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos acerca das relações entre as áreas, especificamente relacionando a linguagem gráfica e o cinema. Para tanto, investigamos os filmes clássicos do primeiro grande ciclo de cinema pernambucano, o Ciclo do Recife. Os escolhidos são A filha do advogado (1926) e Aitaré da praia (1927), clássicos do movimento. A partir da análise das configurações gráficas dos filmes da amostra, identificamos como esses elementos foram implementados e como eles se articulam dentro das narrativas. A pesquisa também compreende a apresentação de Fausto Silvério Monteiro, o Fininho, que foi o artista gráfico responsável pela produção das cartelas nos filmes analisados. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o diálogo entre as áreas de design e cinema brasileiros por revelar as particularidades das configurações gráficas na produção dos primeiros filmes narrativos silenciosos de Recife. |
id |
UFPE_5a2ba5bf2304631c5fc964070a60a83d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40546 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins dehttp://lattes.cnpq.br/2921999461243379http://lattes.cnpq.br/4412311797702220ARAGÃO, Isabella Ribeiro2021-07-17T17:46:04Z2021-07-17T17:46:04Z2020-12-15OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de. A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife: Aitaré da praia e A filha do advogado. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546ark:/64986/001300000sk2sAs relações entre o design e o cinema tem sido investigadas por alguns autores ao longo dos anos. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos acerca das relações entre as áreas, especificamente relacionando a linguagem gráfica e o cinema. Para tanto, investigamos os filmes clássicos do primeiro grande ciclo de cinema pernambucano, o Ciclo do Recife. Os escolhidos são A filha do advogado (1926) e Aitaré da praia (1927), clássicos do movimento. A partir da análise das configurações gráficas dos filmes da amostra, identificamos como esses elementos foram implementados e como eles se articulam dentro das narrativas. A pesquisa também compreende a apresentação de Fausto Silvério Monteiro, o Fininho, que foi o artista gráfico responsável pela produção das cartelas nos filmes analisados. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o diálogo entre as áreas de design e cinema brasileiros por revelar as particularidades das configurações gráficas na produção dos primeiros filmes narrativos silenciosos de Recife.CAPESThe relationship between design and cinema has been investigated by some authors over the years. This research is part of the set of studies about the relationships between areas, specifically relating graphic language and cinema. To this end, we investigated the classic films of the first great Pernambuco cinema cycle, Ciclo do Recife. The chosen ones are A filha do advogado (1926) and Aitaré da praia (1927), classics of the movement. From the analysis of the graphic configurations of the films, we identified how these elements were implemented and how they are articulated within the narratives. The results of this research contribute to the dialogue between the areas of Brazilian design and cinema, as they reveal the peculiarities of graphic configurations in the production of the first silent narrative films in Recife.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesign da informaçãoCinema silenciosoCiclo do RecifeConfigurações gráficasLinguagem cinematográficaMemória gráficaA dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdfapplication/pdf12099196https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf3edf097ec3a7c3802c8dc415b04fc70cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain364707https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.txtc50977653fc91f716d3a2cc4b0e34ec6MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpgd0c727b3b23e2eafa9ce9b0fff7dfe79MD55123456789/405462021-07-18 02:17:27.867oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-07-18T05:17:27Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado |
title |
A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado |
spellingShingle |
A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de Design da informação Cinema silencioso Ciclo do Recife Configurações gráficas Linguagem cinematográfica Memória gráfica |
title_short |
A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado |
title_full |
A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado |
title_fullStr |
A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado |
title_full_unstemmed |
A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado |
title_sort |
A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado |
author |
OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de |
author_facet |
OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2921999461243379 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4412311797702220 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ARAGÃO, Isabella Ribeiro |
contributor_str_mv |
ARAGÃO, Isabella Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design da informação Cinema silencioso Ciclo do Recife Configurações gráficas Linguagem cinematográfica Memória gráfica |
topic |
Design da informação Cinema silencioso Ciclo do Recife Configurações gráficas Linguagem cinematográfica Memória gráfica |
description |
As relações entre o design e o cinema tem sido investigadas por alguns autores ao longo dos anos. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos acerca das relações entre as áreas, especificamente relacionando a linguagem gráfica e o cinema. Para tanto, investigamos os filmes clássicos do primeiro grande ciclo de cinema pernambucano, o Ciclo do Recife. Os escolhidos são A filha do advogado (1926) e Aitaré da praia (1927), clássicos do movimento. A partir da análise das configurações gráficas dos filmes da amostra, identificamos como esses elementos foram implementados e como eles se articulam dentro das narrativas. A pesquisa também compreende a apresentação de Fausto Silvério Monteiro, o Fininho, que foi o artista gráfico responsável pela produção das cartelas nos filmes analisados. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o diálogo entre as áreas de design e cinema brasileiros por revelar as particularidades das configurações gráficas na produção dos primeiros filmes narrativos silenciosos de Recife. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-17T17:46:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-17T17:46:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de. A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife: Aitaré da praia e A filha do advogado. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000sk2s |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de. A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife: Aitaré da praia e A filha do advogado. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. ark:/64986/001300000sk2s |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40546/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Constantino%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3edf097ec3a7c3802c8dc415b04fc70c e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 c50977653fc91f716d3a2cc4b0e34ec6 d0c727b3b23e2eafa9ce9b0fff7dfe79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172906299162624 |