Educação de surdos : a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Libras
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43935 |
Resumo: | Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa de Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Educação de Surdos está sendo amplamente discutida, mais precisamente pelo reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei no10.436/2002, apontando elementos específicos quanto à formação do sujeito Surdo. E, com a popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), os estudos na área da Educação de Surdos voltaram-se para inclusão das pessoas Surdas nos meios digitais. Nesse sentido, o vídeo é um artefato difundido na Comunidade Surda, por sua facilidade de manuseio e por proporcionar que o discurso em Libras seja gravado e compartilhado com maior rapidez e veracidade. Assim, a fim de contribuir com a produção de vídeos para Educação de Surdos, propusemos responder ao seguinte questionamento: de que maneira acontece a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Libras, do Ipojuca, na Educação de Surdos? No que se refere à metodologia, e para alcançar os objetivos do estudo, optamos por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, que, quanto aos objetivos, apresenta um caráter exploratório e descritivo e, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental, o questionário (formulário online) aplicado juntos aos sujeitos desta pesquisa e a observação dos vídeos cedidos. As análises foram realizadas através da Análise de Conteúdo, de Moraes (1999). Os resultados mostram que a produção de vídeos dos sujeitos desta pesquisa, para Educação de Surdos, não possui amparo em documentos oficiais da área, é estudada por alguns autores da área, mas sem diretrizes que conduzam os professores à uma produção efetiva. Acreditamos que a produção de orientações específicas para a produção de vídeos para Educação de Surdos, precisa ser discutida entre os profissionais da área, já que para eles, essa produção ocorre de forma experimental. |
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BORGES, Ana Cláudia Linshttp://lattes.cnpq.br/4463597644015246http://lattes.cnpq.br/6586913716031145ALVES, Thelma Panerai2022-04-13T18:54:54Z2022-04-13T18:54:54Z2021-12-03BORGES, Ana Cláudia Lins. Educação de surdos: a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Libras. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43935Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa de Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Educação de Surdos está sendo amplamente discutida, mais precisamente pelo reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei no10.436/2002, apontando elementos específicos quanto à formação do sujeito Surdo. E, com a popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), os estudos na área da Educação de Surdos voltaram-se para inclusão das pessoas Surdas nos meios digitais. Nesse sentido, o vídeo é um artefato difundido na Comunidade Surda, por sua facilidade de manuseio e por proporcionar que o discurso em Libras seja gravado e compartilhado com maior rapidez e veracidade. Assim, a fim de contribuir com a produção de vídeos para Educação de Surdos, propusemos responder ao seguinte questionamento: de que maneira acontece a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Libras, do Ipojuca, na Educação de Surdos? No que se refere à metodologia, e para alcançar os objetivos do estudo, optamos por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, que, quanto aos objetivos, apresenta um caráter exploratório e descritivo e, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental, o questionário (formulário online) aplicado juntos aos sujeitos desta pesquisa e a observação dos vídeos cedidos. As análises foram realizadas através da Análise de Conteúdo, de Moraes (1999). Os resultados mostram que a produção de vídeos dos sujeitos desta pesquisa, para Educação de Surdos, não possui amparo em documentos oficiais da área, é estudada por alguns autores da área, mas sem diretrizes que conduzam os professores à uma produção efetiva. Acreditamos que a produção de orientações específicas para a produção de vídeos para Educação de Surdos, precisa ser discutida entre os profissionais da área, já que para eles, essa produção ocorre de forma experimental.CAPESThis study is part of the Technology Education line of research, from the Postgraduate Program in Mathematics and Technology Education (EDUMATEC), at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Deaf Education is being widely discussed, precisely by the recognition of the Brazilian Sign Language (Libras), through the Law no10.436/2002, pointing out specific elements as to the education of the Deaf subject. And, with the popularization of Digital Information and Communication Technologies (ICT), the studies in the area of Deaf Education have focused on the inclusion of Deaf people in digital media. In this sense, video is an artifact widespread in the Deaf Community, for its ease of handling and for providing that the speech in Libras is recorded and shared with greater speed and veracity. Thus, in order to contribute to the production of videos for Deaf Education, we proposed to answer the following question: how does the production of videos by Libras interpreter teachers, from Ipojuca, happen in Deaf Education? Regarding the methodology and in order to reach the study objectives, we chose to carry out a qualitative research, which, related to the objectives, presents an exploratory and descriptive character and, linked to the procedures, is characterized as a case study. The instruments for data collection were documentary research, the questionnaire (online form) applied to the subjects of this research, and the observation of the videos provided. The analyses were performed using the Content Analysis of Moraes (1999). The results show that the production of videos to the subjects of this research, for Deaf Education, has no support in official documents of the area, it is studied by some authors of the area, but without guidelines that lead teachers to an effective production. We believe that the production of specific guidelines for the production of videos for Deaf Education needs to be discussed among the professionals of the area, since for them, this production occurs in an experimental way.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação de SurdosTecnologia DigitalMídias - ConvergênciaProdução de VídeosUFPE - Pós-graduaçãoEducação de surdos : a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Librasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Cláudia Lins Borges.pdfDISSERTAÇÃO Ana Cláudia Lins Borges.pdfapplication/pdf1205311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43935/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Cl%c3%a1udia%20Lins%20Borges.pdf909e9571decd49e2e56e6814533252e2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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