Narrativas digitais : uma análise da criação de narrativas digitais em vídeo, na perspectiva dos multiletramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Ana Luiza Wayand de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38019
Resumo: Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa de Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As pessoas que cresceram na era digital estão habituadas a experienciar e representar o mundo com o uso de tecnologias digitais, com seus tablets, computadores ou smartphones, utilizando uma variedade de dispositivos e aplicativos educacionais, consumindo e criando narrativas digitais em múltiplos suportes. Narrativas digitais no suporte vídeo — em seu processo de criação — são o objeto de estudo desta dissertação. Em particular, este estudo analisou as narrativas digitais criadas por alunos do Ensino Médio para o Jornal O Fato Social - Seu Jornal de Sociologia. Este Jornal escolar, produzido e transmitido pelos alunos, sujeitos dessa pesquisa, faz parte de uma escola técnica, pública, localizada no município de Igarassu, Pernambuco. Por meio das câmeras dos seus celulares, os estudantes contam a realidade de sua escola, de sua cultura e do aprendizado das disciplinas que cursam. A pesquisa descreveu as atividades que foram desenvolvidas para a criação das narrativas digitais durante a produção de vídeos; identificou tais narrativas; e relacionou a criação das narrativas com os vídeos produzidos. Durante o processo de produção dos vídeos, ocorreu o uso da linguagem, sendo assim, seus usuários participaram de práticas de letramentos. Com base nessa contextualização, estabelecemos o seguinte objetivo geral: Analisar a criação de narrativas digitais, na produção de vídeos, na perspectiva dos multiletramentos. A compreensão de narrativas como atos de expressão cultural e representação da realidade foi feita a partir de Bruner (1991). Para entendermos sobre as narrativas e inseri-las no contexto o ciberespaço, utilizamos Murray (2003). Quanto às narrativas digitais no contexto da educação, recorremos a Robin (2008, 2005), Almeida e Valente (2012) e Almeida (2010). Para uma melhor compreensão do percurso trilhado pelos alunos, para a criação das narrativas digitais em vídeo, recorremos a Ohler (2013) e Lambert (2007). Discutimos também os conceitos de letramento a partir de Xavier (2005), Soares (2002) e Rojo (2009) e de multiletramentos de Rojo (2012, 2013) e Grupo Nova Londres (GNL,1996). Para compreender o uso dos vídeos digitais na educação, foram incluídos os conceitos de Martin-Barbeiro & Rey (2001) e Moran (2000). Utilizamos também os pressupostos trazidos por Castells (2017, 1999) para a contextualização socio-histórica na qual a sociedade contemporânea está inserida. Como metodologia, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevista, registros em diário de campo e os vídeos produzidos pelos discentes para o Jornal, no ano de 2019. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES: GALIAZZI, 2016). Após a análise dos resultados, concluímos que, durante o processo de criação das narrativas digitais, os alunos participaram colaborativamente para que as suas produções conquistassem a audiência, informassem e instruíssem. Também identificamos que as atividades desenvolvidas nas etapas de criação foram oportunidades para o desenvolvimento da autoria, autonomia, criatividade e criticidade. Ao analisarmos as narrativas produzidas nos vídeos, constatamos o olhar crítico dos repórteres em algumas reportagens. Constatamos também que os recursos audiovisuais estavam adequados ao conteúdo, enriquecendo o significado da narrativa. Durante o processo, percebemos que os alunos eram digitalmente fluentes e que utilizavam várias linguagens para criar suas produções em vídeo.
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Narrativas digitais no suporte vídeo — em seu processo de criação — são o objeto de estudo desta dissertação. Em particular, este estudo analisou as narrativas digitais criadas por alunos do Ensino Médio para o Jornal O Fato Social - Seu Jornal de Sociologia. Este Jornal escolar, produzido e transmitido pelos alunos, sujeitos dessa pesquisa, faz parte de uma escola técnica, pública, localizada no município de Igarassu, Pernambuco. Por meio das câmeras dos seus celulares, os estudantes contam a realidade de sua escola, de sua cultura e do aprendizado das disciplinas que cursam. A pesquisa descreveu as atividades que foram desenvolvidas para a criação das narrativas digitais durante a produção de vídeos; identificou tais narrativas; e relacionou a criação das narrativas com os vídeos produzidos. Durante o processo de produção dos vídeos, ocorreu o uso da linguagem, sendo assim, seus usuários participaram de práticas de letramentos. Com base nessa contextualização, estabelecemos o seguinte objetivo geral: Analisar a criação de narrativas digitais, na produção de vídeos, na perspectiva dos multiletramentos. A compreensão de narrativas como atos de expressão cultural e representação da realidade foi feita a partir de Bruner (1991). Para entendermos sobre as narrativas e inseri-las no contexto o ciberespaço, utilizamos Murray (2003). Quanto às narrativas digitais no contexto da educação, recorremos a Robin (2008, 2005), Almeida e Valente (2012) e Almeida (2010). Para uma melhor compreensão do percurso trilhado pelos alunos, para a criação das narrativas digitais em vídeo, recorremos a Ohler (2013) e Lambert (2007). Discutimos também os conceitos de letramento a partir de Xavier (2005), Soares (2002) e Rojo (2009) e de multiletramentos de Rojo (2012, 2013) e Grupo Nova Londres (GNL,1996). Para compreender o uso dos vídeos digitais na educação, foram incluídos os conceitos de Martin-Barbeiro & Rey (2001) e Moran (2000). Utilizamos também os pressupostos trazidos por Castells (2017, 1999) para a contextualização socio-histórica na qual a sociedade contemporânea está inserida. Como metodologia, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevista, registros em diário de campo e os vídeos produzidos pelos discentes para o Jornal, no ano de 2019. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES: GALIAZZI, 2016). Após a análise dos resultados, concluímos que, durante o processo de criação das narrativas digitais, os alunos participaram colaborativamente para que as suas produções conquistassem a audiência, informassem e instruíssem. Também identificamos que as atividades desenvolvidas nas etapas de criação foram oportunidades para o desenvolvimento da autoria, autonomia, criatividade e criticidade. Ao analisarmos as narrativas produzidas nos vídeos, constatamos o olhar crítico dos repórteres em algumas reportagens. Constatamos também que os recursos audiovisuais estavam adequados ao conteúdo, enriquecendo o significado da narrativa. Durante o processo, percebemos que os alunos eram digitalmente fluentes e que utilizavam várias linguagens para criar suas produções em vídeo.This research is part of the Technological and Educational Research Study, which belongs to the Post-Graduation Program in Mathematical and Technological Education (EDUMATEC) in the Federal University of Pernambuco (UFPE). People who grew up in the digital age are used to experiencing and representing the world through digital technologies armed with their tablets, computers or smart phones they leverage a wide range of learning resources, tools, and applications, they consume and create digital narratives across multiple platforms. Digital narratives in its process of video production is the object of study of this dissertation. It analyzes digital narratives created by high school students for the newscast O Fato Social - Seu Jornal de Sociologia. This newscast, produced and broadcasted by the students, subjects of this research, is part of the academic program of a public vocational school located in Igarassu, Pernambuco. Through the cameras of their cell phones, the students capture their school life, their culture as well as the learnings from the classrooms. The analysis carried out by this research encompasses the activities developed in the creation of the digital narratives during the video production; a description of the characteristics that define digital narratives, and the relation between the creation of the digital narratives to the videos. In the process of video production, language is used, and the participants join in literacy practices. Based on this contextualization, the general objective of the research was established: To analyze the creation of digital narratives in video production by the high school students newscast O Fato Social, from a multiliteracies perspective. The understanding of narratives as acts of cultural expression and representations of reality was made from Bruner (1991). Murray (2003) was also used to complement this understanding and to place narratives in the context of the cyberspace. To weave digital narratives in the context of education, we used Robin (2008, 2005), Almeida and Valente (2012) and Almeida (2010). For a better understanding of the path taken by students to create digital video narratives, we used Ohler (2013) and Lambert (2007). The concepts of literacies from Xavier (2005), Soares (2002) and Rojo (2009) and of multiliteracies from Rojo (2012, 2013) and NLG (1996) were also discussed. To understand the use of digital videos in education, the concepts of Martin-Barbeiro (2001) and Moran (2000) were included. To understand the socio-historical context in which contemporary society is placed, this analysis resorted to the assumptions made by Castells (2017, 1999). The methodology used was qualitative research, of an exploratory and descriptive nature. Instruments of data collection included interviews, field diary records, and digital video narratives produced by students for the Journal in 2019. The information collected was analyzed through Discursive Textual Analysis (MORAES: GALIAZZI, 2016). The research concluded that during the production process of digital narratives, the students showed a good degree of collaboration to ensure that the messages being communicated via their news reports would inform and instruct their audience. We could also conclude that activities developed in the process were an opportunity for authorship, autonomy, creativity, and critical thinking. It was also concluded that the student’s critical point of view in the narratives was noticeable in some messages, and that they also made an effort to enrich the meaning of the content of their messages by resorting to audiovisual and other resources.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação – Tecnologias DigitaisNarrativasVídeos EducativosLetramentoUFPE - Pós-graduaçãoNarrativas digitais : uma análise da criação de narrativas digitais em vídeo, na perspectiva dos multiletramentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Luiza Wayand de Andrade.pdfDISSERTAÇÃO Ana Luiza Wayand de Andrade.pdfapplication/pdf3616496https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38019/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Luiza%20Wayand%20de%20Andrade.pdfd57c8ada6cc91c0a194c963bae0159c8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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