A atividade docente com o estudo sobre a língua no ensino fundamental II : as tramas do trabalho real em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORREIA NETO, Lino Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37715
Resumo: Empregando o termo estudo sobre a língua (ESL) para designar o ensino tradicional de gramática, a prática de análise linguística, bem como as sedimentações ou imbricações derivadas do encontro dessas duas perspectivas nas práticas docentes, a presente pesquisa buscou analisar a atividade de dois professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, a fim de compreender, por meio de suas verbalizações sobre o trabalho realizado em sala de aula, aspectos que elucidam a compreensão do trabalho real com o ESL. Apoiados na perspectiva teórico-metodológica da ergonomia francesa, notadamente a clínica da atividade desenvolvida por Yves Clot (2006), e das interseções deste campo com a investigação didática (AMIGUES, 2002, 2003, 2004; GOIGOUX, 2007; SAUJAT, 2004), assumimos a concepção do direcionamento tríplice da atividade – sujeito, objeto e outro – instrumentada por artefatos materiais e simbólicos (RABARDEL, 1995; CLOT, FAÏTA, 2000; CLOT, 2006, 2010). Apreendemos, nessa perspectiva, a atividade docente em uma definição ampliada, considerando que o trabalho do professor se realiza diante de diversas lógicas e temporalidades (AMIGUES, 2004). Metodologicamente, constituímos dois estudos de caso, cujos dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas, observações/videogravações de aulas e autoconfrontações simples. Em seguida, lançamos mão da análise do conteúdo (BARDIN, 2016) para a interpretação dos dados. Os resultados denotaram duas formas particulares de conceber e operacionalizar o ESL: o primeiro estudo de caso foi composto por um docente que investia nas imbricações entre ensino tradicional de gramática e prática de análise linguística, enquanto o segundo estudo de caso nos permitiu analisar a atividade de um professor marcada pelas tentativas de transformação de sua abordagem para o ESL, passando da tradição para a inovação, mas mantendo ecos da primeira. As análises também evidenciaram diferentes campos de interseção implicados na atividade docente com o ESL, sintetizados na busca pela construção de uma coerência pragmática (CHARTIER, 2007): ao mesmo tempo em que a atividade dos professores se dirigia às demandas prescritivas de inovação didática e se submetia às normas do gênero profissional, era simultaneamente atingida pela história dos sujeitos (experiência, formação), pelas mediações do objeto da atividade (interpretações das prescrições, subprescrições compensadas pela tradição gramatical escolar) e, notadamente, pelos direcionamentos da atividade docente aos alunos (características das turmas, progressão, dificuldades, ajustamentos didáticos, inserção dos alunos na cultura gramatical escolar). Alguns desses elementos constituíram zonas de convergência nas lógicas que fundamentavam a atividade de ambos os professores, as quais identificamos por meio de um cruzamento dos dados dos dois estudos de caso. Em linhas gerais, este estudo colocou em evidência como o ensino tradicional de gramática e a prática de análise linguística se sedimentam, se imbricam ou se justapõem, produzindo um meio suscetível para os professores responderem às diferentes fontes de exigência da atividade docente.
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Apoiados na perspectiva teórico-metodológica da ergonomia francesa, notadamente a clínica da atividade desenvolvida por Yves Clot (2006), e das interseções deste campo com a investigação didática (AMIGUES, 2002, 2003, 2004; GOIGOUX, 2007; SAUJAT, 2004), assumimos a concepção do direcionamento tríplice da atividade – sujeito, objeto e outro – instrumentada por artefatos materiais e simbólicos (RABARDEL, 1995; CLOT, FAÏTA, 2000; CLOT, 2006, 2010). Apreendemos, nessa perspectiva, a atividade docente em uma definição ampliada, considerando que o trabalho do professor se realiza diante de diversas lógicas e temporalidades (AMIGUES, 2004). Metodologicamente, constituímos dois estudos de caso, cujos dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas, observações/videogravações de aulas e autoconfrontações simples. Em seguida, lançamos mão da análise do conteúdo (BARDIN, 2016) para a interpretação dos dados. Os resultados denotaram duas formas particulares de conceber e operacionalizar o ESL: o primeiro estudo de caso foi composto por um docente que investia nas imbricações entre ensino tradicional de gramática e prática de análise linguística, enquanto o segundo estudo de caso nos permitiu analisar a atividade de um professor marcada pelas tentativas de transformação de sua abordagem para o ESL, passando da tradição para a inovação, mas mantendo ecos da primeira. As análises também evidenciaram diferentes campos de interseção implicados na atividade docente com o ESL, sintetizados na busca pela construção de uma coerência pragmática (CHARTIER, 2007): ao mesmo tempo em que a atividade dos professores se dirigia às demandas prescritivas de inovação didática e se submetia às normas do gênero profissional, era simultaneamente atingida pela história dos sujeitos (experiência, formação), pelas mediações do objeto da atividade (interpretações das prescrições, subprescrições compensadas pela tradição gramatical escolar) e, notadamente, pelos direcionamentos da atividade docente aos alunos (características das turmas, progressão, dificuldades, ajustamentos didáticos, inserção dos alunos na cultura gramatical escolar). Alguns desses elementos constituíram zonas de convergência nas lógicas que fundamentavam a atividade de ambos os professores, as quais identificamos por meio de um cruzamento dos dados dos dois estudos de caso. Em linhas gerais, este estudo colocou em evidência como o ensino tradicional de gramática e a prática de análise linguística se sedimentam, se imbricam ou se justapõem, produzindo um meio suscetível para os professores responderem às diferentes fontes de exigência da atividade docente.By using the term Language Studies (LS) to designate the traditional teaching of grammar, the practice of linguistic analysis as well as the sedimentation or interconnection derived from the meeting of these two perspectives in teaching practices, this present research sought to analyze the activity of two Portuguese-speaking Elementary School teachers in order to comprehend aspects that elucidate the understanding of the real work with LS, through their verbalizations about the work developed in the classroom. Supported by the theoretical-methodological perspective of French ergonomics, notably the axis of the activity developed by Yves Clot (2006) and the intersections of this field with didactic research (AMIGUES, 2002, 2003, 2004; GOIGOUX, 2007; SAUJAT, 2004), we take on the concept of threefold direction of an activity – that is, subject, object and the other – , which is instrumented by material and symbolic artifacts (RABARDEL, 1995; CLOT, FAÏTA, 2000; CLOT, 2006, 2010). In this perspective, we apprehended the teaching activity in an expanded definition, regarding that the teacher's work takes place in the face of different logics and temporalities (AMIGUES, 2004). Concerning the methodology, we developed two case studies whose data were generated through semi-structured interviews, class observations / video footages and simple self-confrontations. After that, we used content analysis (BARDIN, 2016) to interpret the data. The results showed two particular ways of conceiving and operationalizing the LS: the first case study is composed of a teacher who invested in an intertwining between traditional teaching of grammar and the practice of linguistic analysis, whist the second one allowed us to analyze the activity of a teacher marked by attempts to transform his approach to LS by moving from tradition to innovation, but maintaining echoes of the former. The analyzes also highlighted the different fields involved in the teaching activity with LS, which were synthesized in order to construct a pragmatic coherence (CHARTIER, 2007): as the teachers’ activity addressed to the prescriptive demands of didactic innovation and were submitted to the norms of the professional genre, it was simultaneously affected by the subjects' history (experience, education), by mediations of the activity’s object (prescriptions’ interpretations, sub-prescriptions compensated by the school grammatical tradition) and notably by the guidance of the teaching activity to the students (class features, school progression, difficulties, didactic adjustments, insertion of students in school grammar culture). Some of these elements conceived areas of convergence in the principles that supported the activity of both teachers, which we identified by crossing the data from the two case studies. In general, this study highlighted the way the traditional teaching of grammar and the practice of linguistic analysis sediment, intertwine and overlap each other, producing a susceptible way for teachers to respond to different sources of demanding from their teaching activity.En employant le terme étude sur la langue (ESL) pour désigner l' « enseignement de grammaire », la « pratique de l'analyse linguistique », ainsi que les sédimentations résultant de la rencontre de ces deux approches dans les pratiques d'enseignement, cette recherche a analysé l'activité de deux enseignants de portugais langue maternelle (8ème et 9ème année) dans le but de saisir, à travers leurs verbalisations sur le travail réalisé en classe, des éléments qui élucident la compréhension du travail réel dans l’enseignement l'ESL. Nous avons mobilisé un cadre théorique basé sur les présupposés de l'ergonomie française, notamment la clinique de l'activité développée par Yves Clot (2006), et leur intersections avec la recherche didactique (AMIGUES, 2002, 2003, 2004; GOIGOUX, 2007; SAUJAT, 2004). Nous recourons à la conception de la triple direction de l'activité - sujet, objet et autrui - instrumentée par des artefacts matériels et symboliques (RABARDEL, 1995; CLOT, FAÏTA, 2000; CLOT, 2006, 2010). Dans cette perspective, nous appréhendons l'activité enseignante dans une définition élargie qui saisit le travail de l'enseignant par l’angle de ses différentes logiques et temporalités (AMIGUES, 2004). Du côté méthodologique, nous avons constitué deux études de cas dont les données ont été générées à l'aide d’entretien semi-structuré, observation et enregistrement vidéo de cours, et entretien d'autoconfrontation simple. Ensuite, les données ont été interprétées à partir d'une analyse de contenu (BARDIN, 2016). Les résultats ont d’abord présenté deux manières particulières de concevoir et développer l'ESL. La première étude de cas a été composée par un enseignant qui investissait dans le chevauchement entre l'enseignement traditionnel de grammaire et la pratique d’analyse linguistique. La deuxième étude de cas nous a permis d'analyser l'activité d'un enseignant marquée par des tentatives de transformation de son approche de l'ESL, passant de la tradition à l'innovation, mais tout en conservant des échos de celle-là. Les analyses ont également montré des différents champs d'intersection impliqués dans l'activité d'enseignement de l'ESL, synthétisés dans la recherche de la construction d'une cohérence pragmatique (CHARTIER, 2007). En même temps que l'activité des enseignants était orientée vers les exigences prescriptives de l'innovation didactique et soumise aux normes du genre professionnel, elle était simultanément affectée par l'histoire des enseignants (expérience, formation), par les médiations de l'objet de l'activité (interprétations des prescriptions, souscriptions compensées par la tradition grammaticale de l'école) et, notamment, par la direction de l'activité d'enseignement vers les élèves (caractéristiques de la classe, progression, difficultés, ajustements didactiques, insertion des élèves dans la culture grammaticale de l'école). Certains de ces éléments ont constitué des zones de convergence dans les logiques qui entretenaient l'activité des deux enseignants, ce qui nous avons identifié en croisant les données des deux études de cas. Dans l'ensemble, cette étude a mis en évidence comment l'enseignement traditionnel de grammaire et la pratique d'analyse linguistique se sédimentent et se chevauchent pour produire un moyen susceptible pour les enseignants de répondre aux différentes sources d’exigence de l’activité d'enseignement.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise LinguísticaGramática – Estudo e EnsinoPráticas PedagógicasEnsino Fundamental – ProfessoresUFPE - Pós graduaçãoA atividade docente com o estudo sobre a língua no ensino fundamental II : as tramas do trabalho real em perspectivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37715/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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