Explorando informação relacional para análise de sentimentos em redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/00130000143j9 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16397 |
Resumo: | A web, inicialmente um mero repositório de informações estáticas, transformou-se numa enorme fonte de aplicações diversas, proporcionando ou fomentando entretenimento, negócios e relacionamentos. Com essa evolução, a web passou a conter uma enorme quantidade de informações valiosas sobre produtos e serviços, especialmente em sites de compra, sites específicos para avaliação de produtos e até mesmo em redes sociais. Com as ferramentas adequadas, é possível monitorar opiniões ou mensurar a aceitação de um objeto qualquer a partir de dados disponíveis online, ao invés de realizar pesquisas de opinião usuais, que são demoradas, trabalhosas, tem alto custo e alcançam um número bastante restrito de pessoas. Com o monitoramento online, todo o processo de consolidação de opiniões pode ser realizado de forma automática, oferecendo um feedback imediato e mais representativo sobre o objeto avaliado. O problema geral desta proposta de tese é a classificação dos usuários de acordo com suas opiniões sobre um objeto de interesse. Comumente, a classificação das opiniões emitidas por um dado usuário é feita através da classificação de sentimentos expressos em textos, postagens ou comentários. Se a classificação de opiniões, no entanto, for realizada em ambientes nos quais haja conexões entre seus usuários (como as redes sociais), uma nova dimensão de informação se apresenta: através da análise dos relacionamentos, é possível inferir as opiniões de usuários a partir da opinião de seus contatos. A abordagem proposta neste trabalho para realização de análise de sentimento em redes sociais é baseada no princípio da assortatividade, que estabelece que indivíduos tendem a se conectar a outros com os quais apresentam alto grau de semelhança. A partir desse conceito, são aplicadas técnicas de classificação coletiva sobre o grafo que representa a rede social. A intenção é explorar o fato de que a classificação coletiva não utiliza apenas as características locais dos nós no processo de inferência, mas também as características e classes dos nós relacionados. Além disso, a classificação é executada de forma simultânea sobre todas as instâncias, o que permite considerar as influências que cada instância exerce sobre outras às quais está relacionada. Para avaliação da viabilidade do método proposto, foi implementado um protótipo que usa um algoritmo de relaxation labeling para a classificação coletiva de opiniões de usuários, e foi desenvolvido um estudo de caso para predição de preferência política de usuários do Twitter, que alcançou resultados promissores. |
id |
UFPE_5e4d3fbfd19c5eaf58679d9b7ed20f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/16397 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
RABELO, Juliano Cícero Bituhttp://lattes.cnpq.br/2984888073123287PRUDÊNCIO, Ricardo Bastos CavalcanteBARROS, Flávia de Almeida2016-04-07T15:49:01Z2016-04-07T15:49:01Z2015-08-25https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16397ark:/64986/00130000143j9A web, inicialmente um mero repositório de informações estáticas, transformou-se numa enorme fonte de aplicações diversas, proporcionando ou fomentando entretenimento, negócios e relacionamentos. Com essa evolução, a web passou a conter uma enorme quantidade de informações valiosas sobre produtos e serviços, especialmente em sites de compra, sites específicos para avaliação de produtos e até mesmo em redes sociais. Com as ferramentas adequadas, é possível monitorar opiniões ou mensurar a aceitação de um objeto qualquer a partir de dados disponíveis online, ao invés de realizar pesquisas de opinião usuais, que são demoradas, trabalhosas, tem alto custo e alcançam um número bastante restrito de pessoas. Com o monitoramento online, todo o processo de consolidação de opiniões pode ser realizado de forma automática, oferecendo um feedback imediato e mais representativo sobre o objeto avaliado. O problema geral desta proposta de tese é a classificação dos usuários de acordo com suas opiniões sobre um objeto de interesse. Comumente, a classificação das opiniões emitidas por um dado usuário é feita através da classificação de sentimentos expressos em textos, postagens ou comentários. Se a classificação de opiniões, no entanto, for realizada em ambientes nos quais haja conexões entre seus usuários (como as redes sociais), uma nova dimensão de informação se apresenta: através da análise dos relacionamentos, é possível inferir as opiniões de usuários a partir da opinião de seus contatos. A abordagem proposta neste trabalho para realização de análise de sentimento em redes sociais é baseada no princípio da assortatividade, que estabelece que indivíduos tendem a se conectar a outros com os quais apresentam alto grau de semelhança. A partir desse conceito, são aplicadas técnicas de classificação coletiva sobre o grafo que representa a rede social. A intenção é explorar o fato de que a classificação coletiva não utiliza apenas as características locais dos nós no processo de inferência, mas também as características e classes dos nós relacionados. Além disso, a classificação é executada de forma simultânea sobre todas as instâncias, o que permite considerar as influências que cada instância exerce sobre outras às quais está relacionada. Para avaliação da viabilidade do método proposto, foi implementado um protótipo que usa um algoritmo de relaxation labeling para a classificação coletiva de opiniões de usuários, e foi desenvolvido um estudo de caso para predição de preferência política de usuários do Twitter, que alcançou resultados promissores.CNPqThe web, which was initially a mere repository for static information, has turned into a huge source of different applications, containing not only information but also promoting entertainment, business and relationships. Thus, the web currently has plenty of valuable information on products and services, especially in shopping, product evaluation and social networks websites. With the proper tools, it is possible to monitor opinions or to measure acceptance of a given object from data available online, instead of running usual polls, which are time and labor consuming, expensive and have limited reach. With online monitoring, the opinion consolidation process may be done automatically, offering an immediate, representative feedback on the evaluated object. This thesis proposal general problem is the classification of users according to his/her opinions given a target object. Commonly, the user opinion classification is performed through the use of text classifiers over his/her texts, comments or posts. If this opinion classification process takes place in environments where there are connections among its users (like social networks), a new information dimension shows up: through analysis of users relationships, it is possible to infer users opinions by using his/her contacts opinions. The approach proposed here to social networks sentiment analysis is based on the homophily principle, which states that users are more likely to connect to similar others. Using that concept, we apply collective classification techniques on the graph that represents the social network. The intention is to leverage the fact that collective classification uses not only the local node features in the inference process, but also the features and classes of the neighborhood. Besides, the classification is executed simultaneously on all nodes, which allows considering the influences of each node on its neighbors. To evaluate the proposed method, we implemented a prototype which uses a relaxation labeling algorithm for the collective classification of users opinions, and developed a case study to predict the political preference of users in Twitter, achieving promising results.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessClassificação ColetivaRedes sociaisProcessamento de linguagem naturalCollective classificationSocial networksNatural language processingExplorando informação relacional para análise de sentimentos em redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILtese_jcbr_201511.pdf.jpgtese_jcbr_201511.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1298https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16397/5/tese_jcbr_201511.pdf.jpgca05e845fe34da912628d7cc73c8ce9eMD55ORIGINALtese_jcbr_201511.pdftese_jcbr_201511.pdfapplication/pdf2348357https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16397/1/tese_jcbr_201511.pdf5ab9955a4ce8849c92d0631d6674d12eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16397/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16397/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTtese_jcbr_201511.pdf.txttese_jcbr_201511.pdf.txtExtracted texttext/plain248705https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16397/4/tese_jcbr_201511.pdf.txt2a70ea766e97c30cc5a00cbb771c7ea5MD54123456789/163972019-10-25 20:50:26.991oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T23:50:26Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Explorando informação relacional para análise de sentimentos em redes sociais |
title |
Explorando informação relacional para análise de sentimentos em redes sociais |
spellingShingle |
Explorando informação relacional para análise de sentimentos em redes sociais RABELO, Juliano Cícero Bitu Classificação Coletiva Redes sociais Processamento de linguagem natural Collective classification Social networks Natural language processing |
title_short |
Explorando informação relacional para análise de sentimentos em redes sociais |
title_full |
Explorando informação relacional para análise de sentimentos em redes sociais |
title_fullStr |
Explorando informação relacional para análise de sentimentos em redes sociais |
title_full_unstemmed |
Explorando informação relacional para análise de sentimentos em redes sociais |
title_sort |
Explorando informação relacional para análise de sentimentos em redes sociais |
author |
RABELO, Juliano Cícero Bitu |
author_facet |
RABELO, Juliano Cícero Bitu |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2984888073123287 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RABELO, Juliano Cícero Bitu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PRUDÊNCIO, Ricardo Bastos Cavalcante |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
BARROS, Flávia de Almeida |
contributor_str_mv |
PRUDÊNCIO, Ricardo Bastos Cavalcante BARROS, Flávia de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classificação Coletiva Redes sociais Processamento de linguagem natural Collective classification Social networks Natural language processing |
topic |
Classificação Coletiva Redes sociais Processamento de linguagem natural Collective classification Social networks Natural language processing |
description |
A web, inicialmente um mero repositório de informações estáticas, transformou-se numa enorme fonte de aplicações diversas, proporcionando ou fomentando entretenimento, negócios e relacionamentos. Com essa evolução, a web passou a conter uma enorme quantidade de informações valiosas sobre produtos e serviços, especialmente em sites de compra, sites específicos para avaliação de produtos e até mesmo em redes sociais. Com as ferramentas adequadas, é possível monitorar opiniões ou mensurar a aceitação de um objeto qualquer a partir de dados disponíveis online, ao invés de realizar pesquisas de opinião usuais, que são demoradas, trabalhosas, tem alto custo e alcançam um número bastante restrito de pessoas. Com o monitoramento online, todo o processo de consolidação de opiniões pode ser realizado de forma automática, oferecendo um feedback imediato e mais representativo sobre o objeto avaliado. O problema geral desta proposta de tese é a classificação dos usuários de acordo com suas opiniões sobre um objeto de interesse. Comumente, a classificação das opiniões emitidas por um dado usuário é feita através da classificação de sentimentos expressos em textos, postagens ou comentários. Se a classificação de opiniões, no entanto, for realizada em ambientes nos quais haja conexões entre seus usuários (como as redes sociais), uma nova dimensão de informação se apresenta: através da análise dos relacionamentos, é possível inferir as opiniões de usuários a partir da opinião de seus contatos. A abordagem proposta neste trabalho para realização de análise de sentimento em redes sociais é baseada no princípio da assortatividade, que estabelece que indivíduos tendem a se conectar a outros com os quais apresentam alto grau de semelhança. A partir desse conceito, são aplicadas técnicas de classificação coletiva sobre o grafo que representa a rede social. A intenção é explorar o fato de que a classificação coletiva não utiliza apenas as características locais dos nós no processo de inferência, mas também as características e classes dos nós relacionados. Além disso, a classificação é executada de forma simultânea sobre todas as instâncias, o que permite considerar as influências que cada instância exerce sobre outras às quais está relacionada. Para avaliação da viabilidade do método proposto, foi implementado um protótipo que usa um algoritmo de relaxation labeling para a classificação coletiva de opiniões de usuários, e foi desenvolvido um estudo de caso para predição de preferência política de usuários do Twitter, que alcançou resultados promissores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-07T15:49:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-07T15:49:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16397 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/00130000143j9 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16397 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/00130000143j9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16397/5/tese_jcbr_201511.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16397/1/tese_jcbr_201511.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16397/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16397/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16397/4/tese_jcbr_201511.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca05e845fe34da912628d7cc73c8ce9e 5ab9955a4ce8849c92d0631d6674d12e 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 2a70ea766e97c30cc5a00cbb771c7ea5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172997042929664 |