Boemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11872 |
Resumo: | Quando falamos em boemia quase sempre vem em nossas mentes à noite, os bares, a música, os homens e suas amizades. Tema instigante e curioso, ela provoca sensações diversas aos que se propõem a estudá-la além de algumas questões interessantes. Mas o que é mesmo boemia? O que é o ser boêmio? Que sociabilidades permeiam esse mundo? Geralmente tendemos a identificar boemia com o mundo masculino, uma associação frequente e que ainda perdura nos dias de hoje. Mas será que as mulheres também não são boêmias? E se são, como podemos ver uma boemia feminina? São estas e outras questões que esta tese tenta responder, visando desconstruir algumas imagens preconcebidas que temos sobre a boemia e sobre o mundo boêmio tendo como principal fonte de pesquisa as canções de maior sucesso entre as décadas de 1940 e 1950, considerada, por muito tempo, como duas décadas sem uma produção musical de qualidade. Nosso maior objetivo é perceber dentro do universo da música popular, especialmente o samba e suas variantes, a construção do que é a boemia e o “ser boêmio”, nos revelando variados aspectos de um cotidiano noturno, permeado por sociabilidades e sensibilidades diversas, além das construções de gênero que estas canções direta ou indiretamente representam. |
id |
UFPE_5e9dd020b72e4ed4edf510e39125af12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11872 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Nascimento, Uelba Alexandre doResende, Antonio Paulo de Morais 2015-03-11T12:07:03Z2015-03-11T12:07:03Z2014-06-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11872Quando falamos em boemia quase sempre vem em nossas mentes à noite, os bares, a música, os homens e suas amizades. Tema instigante e curioso, ela provoca sensações diversas aos que se propõem a estudá-la além de algumas questões interessantes. Mas o que é mesmo boemia? O que é o ser boêmio? Que sociabilidades permeiam esse mundo? Geralmente tendemos a identificar boemia com o mundo masculino, uma associação frequente e que ainda perdura nos dias de hoje. Mas será que as mulheres também não são boêmias? E se são, como podemos ver uma boemia feminina? São estas e outras questões que esta tese tenta responder, visando desconstruir algumas imagens preconcebidas que temos sobre a boemia e sobre o mundo boêmio tendo como principal fonte de pesquisa as canções de maior sucesso entre as décadas de 1940 e 1950, considerada, por muito tempo, como duas décadas sem uma produção musical de qualidade. Nosso maior objetivo é perceber dentro do universo da música popular, especialmente o samba e suas variantes, a construção do que é a boemia e o “ser boêmio”, nos revelando variados aspectos de um cotidiano noturno, permeado por sociabilidades e sensibilidades diversas, além das construções de gênero que estas canções direta ou indiretamente representam.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBoemiaSambaSamba cançãoRelações de gêneroBoemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Uelba Alexandre do Nascimento.pdf.jpgTESE Uelba Alexandre do Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1562https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11872/5/TESE%20Uelba%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.jpg65d5b06115806351a42c563b561fb3ccMD55ORIGINALTESE Uelba Alexandre do Nascimento.pdfTESE Uelba Alexandre do Nascimento.pdfapplication/pdf1562156https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11872/1/TESE%20Uelba%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdfd15cb685108c5ab934bb73b539cec022MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11872/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11872/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Uelba Alexandre do Nascimento.pdf.txtTESE Uelba Alexandre do Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain451344https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11872/4/TESE%20Uelba%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.txt747781279b03fb37d3c3dab85e03423eMD54123456789/118722019-10-25 17:07:45.851oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T20:07:45Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Boemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950) |
title |
Boemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950) |
spellingShingle |
Boemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950) Nascimento, Uelba Alexandre do Boemia Samba Samba canção Relações de gênero |
title_short |
Boemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950) |
title_full |
Boemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950) |
title_fullStr |
Boemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950) |
title_full_unstemmed |
Boemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950) |
title_sort |
Boemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950) |
author |
Nascimento, Uelba Alexandre do |
author_facet |
Nascimento, Uelba Alexandre do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Uelba Alexandre do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Resende, Antonio Paulo de Morais |
contributor_str_mv |
Resende, Antonio Paulo de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Boemia Samba Samba canção Relações de gênero |
topic |
Boemia Samba Samba canção Relações de gênero |
description |
Quando falamos em boemia quase sempre vem em nossas mentes à noite, os bares, a música, os homens e suas amizades. Tema instigante e curioso, ela provoca sensações diversas aos que se propõem a estudá-la além de algumas questões interessantes. Mas o que é mesmo boemia? O que é o ser boêmio? Que sociabilidades permeiam esse mundo? Geralmente tendemos a identificar boemia com o mundo masculino, uma associação frequente e que ainda perdura nos dias de hoje. Mas será que as mulheres também não são boêmias? E se são, como podemos ver uma boemia feminina? São estas e outras questões que esta tese tenta responder, visando desconstruir algumas imagens preconcebidas que temos sobre a boemia e sobre o mundo boêmio tendo como principal fonte de pesquisa as canções de maior sucesso entre as décadas de 1940 e 1950, considerada, por muito tempo, como duas décadas sem uma produção musical de qualidade. Nosso maior objetivo é perceber dentro do universo da música popular, especialmente o samba e suas variantes, a construção do que é a boemia e o “ser boêmio”, nos revelando variados aspectos de um cotidiano noturno, permeado por sociabilidades e sensibilidades diversas, além das construções de gênero que estas canções direta ou indiretamente representam. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-11T12:07:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-11T12:07:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11872 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11872/5/TESE%20Uelba%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11872/1/TESE%20Uelba%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11872/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11872/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11872/4/TESE%20Uelba%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65d5b06115806351a42c563b561fb3cc d15cb685108c5ab934bb73b539cec022 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 747781279b03fb37d3c3dab85e03423e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310891508596736 |