O embaraço entre a narrativa ficcional e o relato documental: a representação autobiográfica em Confesiones de la monja alférez de Juanita Gallardo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BIONI, Amanda Moury Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50132
Resumo: A interação melindrosa entre a narrativa ficcional e a narrativa historiográfica ainda constitui uma temática recorrente nas mesas de debate entre os teóricos. Por se estabelecerem como escritas que investigam o homem em dado contexto social, muitos estudiosos, críticos literários, historiadores e filósofos não resistiram à provocação de examiná-las, perfazendo, como consequência, uma espécie de comparação a fim de identificar e distinguir suas peculiaridades. Efetivamente, segundo as investigações de Luiz Costa Lima (2006), embora os discursos históricos e literários apresentem certas afinidades, por exemplo, vencer o intolerável filho do tempo, o esquecimento (lethe), as duas narrativas são inconciliáveis quanto à pretensão: a história se preocupa com a divulgação objetiva dos fatos; a literatura com a elaboração estética desses fatos em palavras acentuadas. Sendo assim, em termos de resultados, se poderia dizer que a história colhe os fatos, com a finalidade de verificá-los, a partir do exame minucioso de documentos, ao passo que a literatura reconfigura a representação do mundo, através da reformulação da realidade (LIMA, 2006). Contudo, as fronteiras entre os territórios da ficção e do fato se tornam nebulosas com a iniciativa do romance histórico. Conforme as perspectivas teóricas de Marina Acero (2006), durante o Romantismo, a historiografia e a novela se envolvem em uma espécie de contato conflituoso, dado que tanto uma como a outra se voltavam à análise dos comportamentos humanos e dos costumes sociais – entretanto, o romance parecia atuar como um recurso textual mais eficaz no conhecimento e no reconhecimento das condutas e condições dos homens do passado e do presente. E, é justamente nesse enlace sugestivo entre a escrita ficcional e o relato histórico, entre a realidade arquitetada linguisticamente e a realidade vivenciada, que a obra intitulada Confesiones de la monja alférez: la verdadera historia de Catalina de Erauso (2005) da escritora chilena, Juanita Gallardo, se encontra, uma vez que, em seu prefácio, já nos adverte de que se trata de uma obra que apresenta um jogo constante entre realidade e ficção. Com relação ao romance histórico mencionado, existe uma manifesta intertextualidade com o texto autobiográfico, intitulado Historia de la Monja Alférez, Catalina de Erauso, escrita por ella misma (2018), o qual se insere na narrativa por meio de citações em posições estratégicas, contribuindo com a verossimilhança da obra que pretende ser a verdadeira versão da trajetória de Catalina de Erauso. Por conseguinte, ao se relacionar com um relato autobiográfico de perspectiva múltipla, já que apresenta uma indeterminação não apenas quanto ao histórico e ao literário, mas também resguarda oscilações quanto às crônicas de viagem, a novela picaresca e o memorial de serviços; é oportuno observar como a disposição narrativa de uma vida instaura possibilidades e uma reordenação respectiva a essa vida, no sentido de colaborar com a ideia da encenação como um fator de plasticidade dos seres (ISER, 2013). Finalmente, contemplando a interação entre a realidade e a ficção na trama existencial de uma noviça-soldado, pertencente ao século XVII, se objetiva identificar o entrelaçamento (história-ficção) disponível não apenas no relato autobiográfico, mas também na versão romanceada desse relato, com a finalidade de investigar se a vida pode se configurar em matéria de fabulação. As teorias de Pozuelo (1993), Philippe Lejeune (2014), Bakhtin (2018), Calligaris (1998), Maravall (2009), Silva (1999) y Hatzfeld (1988) foram utilizadas quanto à cultura do Barroco, às características do gênero autobiográfico e à estruturação da novela histórica. Além disso, o presente trabalho também tematiza a trajetória de mulheres históricas que, à semelhança de Catalina de Erauso, foram hábeis com a pluma e as armas em distintos contextos históricos.
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Efetivamente, segundo as investigações de Luiz Costa Lima (2006), embora os discursos históricos e literários apresentem certas afinidades, por exemplo, vencer o intolerável filho do tempo, o esquecimento (lethe), as duas narrativas são inconciliáveis quanto à pretensão: a história se preocupa com a divulgação objetiva dos fatos; a literatura com a elaboração estética desses fatos em palavras acentuadas. Sendo assim, em termos de resultados, se poderia dizer que a história colhe os fatos, com a finalidade de verificá-los, a partir do exame minucioso de documentos, ao passo que a literatura reconfigura a representação do mundo, através da reformulação da realidade (LIMA, 2006). Contudo, as fronteiras entre os territórios da ficção e do fato se tornam nebulosas com a iniciativa do romance histórico. Conforme as perspectivas teóricas de Marina Acero (2006), durante o Romantismo, a historiografia e a novela se envolvem em uma espécie de contato conflituoso, dado que tanto uma como a outra se voltavam à análise dos comportamentos humanos e dos costumes sociais – entretanto, o romance parecia atuar como um recurso textual mais eficaz no conhecimento e no reconhecimento das condutas e condições dos homens do passado e do presente. E, é justamente nesse enlace sugestivo entre a escrita ficcional e o relato histórico, entre a realidade arquitetada linguisticamente e a realidade vivenciada, que a obra intitulada Confesiones de la monja alférez: la verdadera historia de Catalina de Erauso (2005) da escritora chilena, Juanita Gallardo, se encontra, uma vez que, em seu prefácio, já nos adverte de que se trata de uma obra que apresenta um jogo constante entre realidade e ficção. Com relação ao romance histórico mencionado, existe uma manifesta intertextualidade com o texto autobiográfico, intitulado Historia de la Monja Alférez, Catalina de Erauso, escrita por ella misma (2018), o qual se insere na narrativa por meio de citações em posições estratégicas, contribuindo com a verossimilhança da obra que pretende ser a verdadeira versão da trajetória de Catalina de Erauso. Por conseguinte, ao se relacionar com um relato autobiográfico de perspectiva múltipla, já que apresenta uma indeterminação não apenas quanto ao histórico e ao literário, mas também resguarda oscilações quanto às crônicas de viagem, a novela picaresca e o memorial de serviços; é oportuno observar como a disposição narrativa de uma vida instaura possibilidades e uma reordenação respectiva a essa vida, no sentido de colaborar com a ideia da encenação como um fator de plasticidade dos seres (ISER, 2013). 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Além disso, o presente trabalho também tematiza a trajetória de mulheres históricas que, à semelhança de Catalina de Erauso, foram hábeis com a pluma e as armas em distintos contextos históricos.La interacción susceptible entre la narrativa ficcional y la narrativa histórica todavía constituye una temática frecuente en las mesas de discusiones entre los teóricos. Ya que se establecen como escrituras que investigan el hombre en determinado contexto social, diversos estudiosos, críticos literarios, historiadores y filósofos no resistieron a la invitación por examinarlas, realizando, como consecuencia una especie de comparación, a fin de identificar y distinguir sus peculiaridades. Efectivamente, según las investigaciones de Luiz Costa Lima (2006), aunque los discursos históricos y literarios presenten algunas afinidades, por ejemplo, triunfar ante el intolerable hijo del tiempo, el olvido (lethe), las dos narrativas son inconciliables cuanto a la pretensión: la historia se preocupa con la divulgación objetiva de los hechos; la literatura con la elaboración estética de hechos en palabras acentuadas. De ese modo, en términos de resultado, se podría declarar que la historia cosecha los hechos, con el propósito de justificarlos, mientras la literatura reconfigura la representación del mundo, debido a la reformulación de la realidad (LIMA, 2006). Sin embargo, los límites entre los territorios de la ficción y de los hechos históricos se convierten nebulosos gracias a la iniciativa de la novela histórica. De acuerdo con las perspectivas teóricas de Marina Acero (2006), durante el Romanticismo, la historiografía y la novela se involucran en una especie de contacto disfuncional, pues se dedicaban al análisis de los comportamientos humanos y de las costumbres sociales – pero, el romance parecía actuar como un recurso textual de mayor eficacia en el conocimiento y en el reconocimiento relativo a las conductas y a las condiciones de los hombres pertenecientes al pasado y al presente. Es precisamente en ese revoltijo sugestivo entre la escritura ficcional y el relato histórico, entre la realidad orquestada lingüísticamente y la realidad vivenciada que la obra intitulada Confesiones de la monja alférez: la verdadera historia de Catalina de Erauso (2005), perteneciente a la escritora chilena, Juanita Gallardo, se encuentra, visto que en su prefacio hay una advertencia acerca de que la novela presenta un juego constante entre realidad y ficción. Respectivamente a la novela histórica mencionada, se manifiesta una intertextualidad con el texto autobiográfico intitulado Historia de la Monja Alférez, Catalina de Erauso, escrita por ella misma (2018), el cual se encuentra introducido en posiciones estratégicas en la narrativa ficcional, mediante citas directas, contribuyendo así para la verosimilitud de la novela histórica que pretende ser la verdadera versión respectiva a la trayectoria existencial de Catalina de Erauso. Por consiguiente, al relacionarse con un relato autobiográfico de perspectiva múltiple, puesto que presenta una indeterminación no solamente cuanto lo documental y lo literario, sino que también resguarda oscilaciones entre las crónicas de viaje, la novela picaresca y el memorial de servicios; es oportuno observar como la disposición narrativa de una vida instaura posibilidades y una reordenación respectiva a esa vida, en el sentido de colaborar con la idea de la actuación como un factor de plasticidad de los seres (ISER, 2013). Finalmente, contemplando la interacción entre la realidad y la ficción en la trama existencial de una novicia- soldado, perteneciente al siglo XVII, se objetiva identificar el entrelazamiento (historia-ficción) disponible no solamente en el relato autobiográfico, sino en la versión novelística de ese relato, con el fin de investigar si la vida puede configurarse en materia de fabulación. Las teorías de Pozuelo (1993), Philippe Lejeune (2014), Bakhtin (2018), Calligaris (1998), Maravall (2009), Silva (1999) y Hatzfeld (1988) fueron utilizadas cuanto a la cultura del Barroco, las características del género autobiográfico y las características de la novela histórica. Además, ese trabajo también tematiza las trayectorias de mujeres históricas que, a semejanza de Catalina de Erauso, fueron hábiles con la pluma y con las armas en distintos contextos históricos.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLiteraturaAutobiografiaRomance históricoFicçãoCatalina de ErausoJuanita GallardoO embaraço entre a narrativa ficcional e o relato documental: a representação autobiográfica em Confesiones de la monja alférez de Juanita Gallardoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Amanda Moury Fernandes Bioni.pdfTESE Amanda Moury Fernandes Bioni.pdfapplication/pdf2077274https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50132/1/TESE%20Amanda%20Moury%20Fernandes%20Bioni.pdfdad3756792019fb1ad55db92930d29f2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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