Examinando processos de significação do movimento dançante na interação de crianças
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27643 |
Resumo: | O movimento dançante, objeto de estudo desta pesquisa, permite ao ser humano revelar sentidos a partir de seu corpo, explicitando experiências vividas e compartilhadas. O aporte walloniano considera a constituição do ser humano integrando aspectos emocionais, motores, afetivos e sociais, sob uma perspectiva sociointeracionista. A abordagem labaniana sobre o estudo dos movimentos corporais humanos apresenta elementos detalhados para sua análise. A articulação destes dois aportes de áreas distintas formou a base teórica do presente trabalho com o objetivo de examinar os movimentos dançantes, elaborados e desempenhados por crianças, numa Oficina de dança e criação, buscando inferir significações subjacentes, circunscritas em suas interações. Integraram ao estudo 15 crianças organizadas em três grupos de acordo com a faixa etária e turma a que pertenciam numa escola de ensino básico privado. As crianças, no início da coleta, apresentaram idade média de 2 anos e 10 meses, 3 anos e 10 meses e 4 anos e 8 meses, respectivamente para os Grupos 1, 2 e 3. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se da videogravação como instrumento de coleta de dados, visto os ganhos observacionais possíveis, uma vez que ela possibilita voltar ao material coletado, tal como ele ocorreu na situação de observação, quantas vezes forem necessárias, ampliando a precisão e capacidade de apreensão e análise do fenômeno investigado. Foram realizadas oito sessões de videogravação com cada grupo, contempladas em três semanas. Cada sessão teve duração média aproximada de 29 minutos, totalizando 10 horas e 45 minutos de registros. Esse material, inicialmente, foi restringido a 18 trechos contemplativos extraídos de uma música com texto e de outra só instrumental. Nestes trechos foram identificados 130 tipos de movimentos dançantes, sob critérios estabelecidos, para fins de análise. Deste montante, houve a seleção de seis movimentos (dois em cada grupo), e, portanto, seis episódios foram recortados. A análise destes episódios conduziu às seguintes reflexões: (1) o olhar é a base elucidativa de orientação atencional para evidenciar pistas sobre as regulações nas interações durante a construção e desempenho do movimento dançante; (2) as significações são construídas na medida em que há um compartilhamento das ações; (3) as crianças têm a capacidade de significar e ressignificar um mesmo movimento em diferentes contextos; (4) os movimentos dançantes são meios para expressar emoções e motivações, havendo mais interesse na própria emoção do que no desempenho do movimento em si. Conclui-se que o movimento dançante é um veículo de expressividade, impregnado de significações emergidas na interação, na constante necessidade humana de sentir-se parte integrante e atuante do meio em que está inserido. |
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ROLIM, Creuza Frinéia do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/7933799818495389http://lattes.cnpq.br/8994019269268058PEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho2018-11-21T20:59:51Z2018-11-21T20:59:51Z2012-08-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27643O movimento dançante, objeto de estudo desta pesquisa, permite ao ser humano revelar sentidos a partir de seu corpo, explicitando experiências vividas e compartilhadas. O aporte walloniano considera a constituição do ser humano integrando aspectos emocionais, motores, afetivos e sociais, sob uma perspectiva sociointeracionista. A abordagem labaniana sobre o estudo dos movimentos corporais humanos apresenta elementos detalhados para sua análise. A articulação destes dois aportes de áreas distintas formou a base teórica do presente trabalho com o objetivo de examinar os movimentos dançantes, elaborados e desempenhados por crianças, numa Oficina de dança e criação, buscando inferir significações subjacentes, circunscritas em suas interações. Integraram ao estudo 15 crianças organizadas em três grupos de acordo com a faixa etária e turma a que pertenciam numa escola de ensino básico privado. As crianças, no início da coleta, apresentaram idade média de 2 anos e 10 meses, 3 anos e 10 meses e 4 anos e 8 meses, respectivamente para os Grupos 1, 2 e 3. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se da videogravação como instrumento de coleta de dados, visto os ganhos observacionais possíveis, uma vez que ela possibilita voltar ao material coletado, tal como ele ocorreu na situação de observação, quantas vezes forem necessárias, ampliando a precisão e capacidade de apreensão e análise do fenômeno investigado. Foram realizadas oito sessões de videogravação com cada grupo, contempladas em três semanas. Cada sessão teve duração média aproximada de 29 minutos, totalizando 10 horas e 45 minutos de registros. Esse material, inicialmente, foi restringido a 18 trechos contemplativos extraídos de uma música com texto e de outra só instrumental. Nestes trechos foram identificados 130 tipos de movimentos dançantes, sob critérios estabelecidos, para fins de análise. Deste montante, houve a seleção de seis movimentos (dois em cada grupo), e, portanto, seis episódios foram recortados. A análise destes episódios conduziu às seguintes reflexões: (1) o olhar é a base elucidativa de orientação atencional para evidenciar pistas sobre as regulações nas interações durante a construção e desempenho do movimento dançante; (2) as significações são construídas na medida em que há um compartilhamento das ações; (3) as crianças têm a capacidade de significar e ressignificar um mesmo movimento em diferentes contextos; (4) os movimentos dançantes são meios para expressar emoções e motivações, havendo mais interesse na própria emoção do que no desempenho do movimento em si. Conclui-se que o movimento dançante é um veículo de expressividade, impregnado de significações emergidas na interação, na constante necessidade humana de sentir-se parte integrante e atuante do meio em que está inserido.FACEPEDancing movements, object of this research, can make one reveal feelings from their body, evidencing shared experiences. The Wallonian contribution considers the human constitution integrating emotional, motor, affective and social aspects, under a social-interactionist perspective. The Labanian approach on the study of human bodily movements offers detailed elements for this analysis. The joint contributions of these two distinct areas grant theoretical support to the present work in order to examine the dancing movements produced and performed by children in a dance and creation workshop, seeking to infer underlying meanings, circumscribed in such interactions. The study consists of 15 children arranged in three groups according to their age and class where they belonged in a private elementary school. Children at the beginning of the research were in average 2 years and 10 months old, 3 years and 10, and 4 years and 8, respectively for Groups 1, 2, and 3. This research has a qualitative character and was carried out through video recordings as an instrument of data collection, given the possible advantages in terms of investigation, since it allows one to return to the collected material as it occurred in the situation of observation, as many times as necessary, expanding accuracy and capacity to grasp and analyze the focused phenomenon. There were eight video recording sessions with each group, covered in three weeks. Each session lasted an average of approximately 29 minutes, totaling 10 hours and 45 minutes of records. This material was initially restricted to 18 contemplative parts extracted from both a song and a piece of instrumental music. In these excerpts 130 types of dancing movements were identified under established criteria for analysis. Out of this amount, there was a selection of six movements (two in each group), and therefore six episodes were cut out. The analysis of these episodes led to the following considerations: (1) the gleam is the base to elucidate attentional guidance indicating clues on interactional regulations during the construction and implementation of dancing movements (2) meaning-making processes are constructed as actions are shared; (3) children are able to signify and re-signify the same movement in different contexts; (4) the dancing movements are ways to express emotion and motivation, with more interest in the emotion itself than in the performance of the movement itself. It is concluded that the dancing movement is a vehicle of expression, imbued with meanings that emerge from interactions, in the constant need of the human being to feel as an integrated actor in the environment s/he is part of.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em PsicologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologiaCrianças – DançaProcessos – Significação (psicologia)Interação socialExaminando processos de significação do movimento dançante na interação de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Creuza Frinéia do Nascimento Rolim.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Creuza Frinéia do Nascimento Rolim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1358https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27643/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Creuza%20Frin%c3%a9ia%20do%20Nascimento%20Rolim.pdf.jpga60ae644ecdfd8a30ba679e740db9108MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Creuza Frinéia do Nascimento Rolim.pdfDISSERTAÇÃO Creuza Frinéia do Nascimento Rolim.pdfapplication/pdf3376082https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27643/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Creuza%20Frin%c3%a9ia%20do%20Nascimento%20Rolim.pdfe6d61f531f5b313f738a856989de910dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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