Saberes docentes e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no curso de licenciatura em música da UFPE
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19466 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo compreender como os saberes relacionados às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são construídos pelos professores da licenciatura em música da UFPE. Os objetivos específicos foram identificar quais são os saberes mobilizados pelos professores do curso de Licenciatura em Música da UFPE quando utilizam as TDIC em sua prática pedagógica; identificar nos documentos norteadores da prática pedagógica (projeto pedagógico de curso; programas de disciplina) a presença das TDIC e analisar as concepções dos professores quanto à importância das TDIC na formação docente em Música. O percurso metodológico para atingir esses objetivos incluiu a definição do curso de Licenciatura em Música da UFPE como campo de pesquisa e o Estudo de Casos Múltiplos, com abordagem qualitativa, como estratégia de pesquisa utilizada. Os participantes da pesquisa foram 3 professores integrantes do corpo docente do referido curso, indicados pelos licenciandos como referência na utilização das TDIC em sua prática docente. Esses professores aceitaram participar voluntariamente da pesquisa, sendo denominados Professor A, Professor B e Professor C. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e análise documental dos programas de disciplina ministradas pelos Professores participantes da pesquisa e dos Projetos Pedagógicos do Curso (Perfil 8804-1 e Perfil 8805). O tratamento desses dados foi feito por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Pudemos concluir que os saberes docentes relacionados às TDIC, no contexto da licenciatura em Música da UFPE, são construídos por professores Imigrantes Digitais, o que propicia uma visão e prática instrumentalista da tecnologia sem, no entanto, deixar de reconhecer a importância destas dentro do processo de formação inicial docente em música. Esta visão acaba por não permitir o entendimento da tecnologia como conhecimento específico da música. Os saberes construídos, em sua maioria, podem ser considerados experienciais e são resultado da formação inicial dos docentes, das demandas do corpo discente, que é constituído por nativos digitais, e da documentação que fundamenta suas práticas. |
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BARROS, Matheus Henrique da Fonsêcahttp://lattes.cnpq.br/1661451730114307http://lattes.cnpq.br/7567236180576595ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de2017-07-10T15:20:47Z2017-07-10T15:20:47Z2016-06-21https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19466ark:/64986/0013000012bn5O presente trabalho teve como objetivo compreender como os saberes relacionados às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são construídos pelos professores da licenciatura em música da UFPE. Os objetivos específicos foram identificar quais são os saberes mobilizados pelos professores do curso de Licenciatura em Música da UFPE quando utilizam as TDIC em sua prática pedagógica; identificar nos documentos norteadores da prática pedagógica (projeto pedagógico de curso; programas de disciplina) a presença das TDIC e analisar as concepções dos professores quanto à importância das TDIC na formação docente em Música. O percurso metodológico para atingir esses objetivos incluiu a definição do curso de Licenciatura em Música da UFPE como campo de pesquisa e o Estudo de Casos Múltiplos, com abordagem qualitativa, como estratégia de pesquisa utilizada. Os participantes da pesquisa foram 3 professores integrantes do corpo docente do referido curso, indicados pelos licenciandos como referência na utilização das TDIC em sua prática docente. Esses professores aceitaram participar voluntariamente da pesquisa, sendo denominados Professor A, Professor B e Professor C. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e análise documental dos programas de disciplina ministradas pelos Professores participantes da pesquisa e dos Projetos Pedagógicos do Curso (Perfil 8804-1 e Perfil 8805). O tratamento desses dados foi feito por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Pudemos concluir que os saberes docentes relacionados às TDIC, no contexto da licenciatura em Música da UFPE, são construídos por professores Imigrantes Digitais, o que propicia uma visão e prática instrumentalista da tecnologia sem, no entanto, deixar de reconhecer a importância destas dentro do processo de formação inicial docente em música. Esta visão acaba por não permitir o entendimento da tecnologia como conhecimento específico da música. Os saberes construídos, em sua maioria, podem ser considerados experienciais e são resultado da formação inicial dos docentes, das demandas do corpo discente, que é constituído por nativos digitais, e da documentação que fundamenta suas práticas.This study aims to understand how knowledge related to digital information and communication technologies (DICT) is constructed by professors of the Music Graduation Course in UFPE. The specific objectives were to identify what is the knowledge mobilized by such professors when using DICT in their practices; to identify the presence of DICT in the guiding documents of pedagogical practices (pedagogical project course; discipline programs), and to analyze the teachers’ conceptions of DICT’s importance to teacher training in music. The methodological approach in order to achieve those goals included the definition of the Bachelor's Degree in Music UFPE as a research field, and Multiple Case Study with a qualitative approach as the employed research strategy. The participants were three members of the faculty professors in that course nominated by undergraduates as a reference in the use of DICT in their teaching practice. These teachers agreed to take part in the study voluntarily, being named Professor A, Professor B and Professor C. Data were collected through semi- structured interviews and documentary analysis of discipline programs taught by professors participating in the research and Pedagogical Course Project (8804- Profile 1 and Profile 8805). The processing of the data was carried out according to Bardin’s content analysis technique (2011). We concluded that the faculty knowledge related to DICT, in the context of the Music Graduation Course at UFPE, is constructed by Digital-Immigrant-Professors, who provide an instrumentalist vision and practice of technology without, however, failing to recognize the importance of those in the process of initial teacher training in music. This view does not allow the understanding of technology as a specific knowledge of music. The knowledge built, in most cases, can be considered experiential and is the result of initial teacher training, the demands of the student body, which is made up by digital natives, and documentation that bases its practices.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessformação de professores de músicaTDICsaberes docentesmusic teacher trainnisDICTknowledge baseSaberes docentes e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no curso de licenciatura em música da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertaçãoMatheusBarrosVersaoFinal.pdf.jpgDissertaçãoMatheusBarrosVersaoFinal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1313https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19466/5/Disserta%c3%a7%c3%a3oMatheusBarrosVersaoFinal.pdf.jpg23b315db642a66ff3a6bfdbb5da3dabeMD55ORIGINALDissertaçãoMatheusBarrosVersaoFinal.pdfDissertaçãoMatheusBarrosVersaoFinal.pdfapplication/pdf1464519https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19466/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oMatheusBarrosVersaoFinal.pdfdee0cc69d64e43016acfa081b97ed5b6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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