Cultura de aprender e cultura de ensinar línguas : crenças de professores sobre a presença das metodologias ativas no ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARMO, Mailson José do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51660
Resumo: Nas duas últimas décadas, os questionamentos e reflexões que emergiram tendo a sala de aula como pano de fundo, sobretudo, as indagações a respeito das abordagens e das metodologias de ensino de Línguas Estrangeiras (LE), em especial a língua inglesa (LI), têm contribuído para o fortalecimento de pesquisas em Linguística Aplicada (LA). Nessa esteira, os estudos de crenças de professores têm emergido como possíveis respostas às perguntas que vêm surgindo, principalmente, no que tange ao ensino e aprendizagem de LI mediado por metodologias consideradas como inovadoras pelo discurso corrente. Desse modo, o presente estudo, realizado em duas escolas públicas do Estado de Pernambuco, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, tem como objetivo: investigar as crenças de professores de LI a respeito da presença das Metodologias Ativas de ensino no processo de aquisição de LI em nível médio das escolas públicas. Fundamentamo-nos à luz dos conceitos de Cultura de Aprender línguas e Cultura de Ensinar línguas com Erickson (1986, 1987); Feiman-Nemser e Floden (1986); Almeida Filho (1993); Barcelos (1995, 1999); Reynaldi, (1998, 1999); de crenças de professores em Pajares (1992); Barcelos (1995, 2001, 2006, 2007) e de Aprendizagem ativa e das Metodologia Ativas de ensino (MAE) em Bonwell e Eison (1991); Kane (2004); Wandberg e Rohner (2009); Berbel (2011); Borges e Alencar (2014); Valente; De Almeida e Geraldini, (2018. Os sujeitos- participantes da pesquisa são dois professores LI de duas escolas (A e B) de ensino médio regular. Adoto uma abordagem qualitativa-interpretativista de caráter descritivo para a coleta/geração e análise dos dados, em que, na primeira etapa, os participantes tiveram suas aulas observadas e, em segunda fase, elx e ela participaram de uma entrevista individual semiestruturada. Portanto, o presente estudo conclui que as crenças apresentadas pelus professores-participantes estão em divergência, incongruência e disparidade com relação às suas práticas de ensino e aprendizagem performadas por elus no transcorrer das observações. Ainda, o estudo aponta que as possíveis motivações para a ocorrência do presente fenômeno sejam: i) experiências de ensino malsucedidas com alunes; ii) intervenções político- educacionais nos objetivos de ensino de LI e iii) a tentativa de proteção da imagem profissional atravessada pela influência cultural contida discurso sobre o ensino e aprendizagem de LI.
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Nessa esteira, os estudos de crenças de professores têm emergido como possíveis respostas às perguntas que vêm surgindo, principalmente, no que tange ao ensino e aprendizagem de LI mediado por metodologias consideradas como inovadoras pelo discurso corrente. Desse modo, o presente estudo, realizado em duas escolas públicas do Estado de Pernambuco, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, tem como objetivo: investigar as crenças de professores de LI a respeito da presença das Metodologias Ativas de ensino no processo de aquisição de LI em nível médio das escolas públicas. Fundamentamo-nos à luz dos conceitos de Cultura de Aprender línguas e Cultura de Ensinar línguas com Erickson (1986, 1987); Feiman-Nemser e Floden (1986); Almeida Filho (1993); Barcelos (1995, 1999); Reynaldi, (1998, 1999); de crenças de professores em Pajares (1992); Barcelos (1995, 2001, 2006, 2007) e de Aprendizagem ativa e das Metodologia Ativas de ensino (MAE) em Bonwell e Eison (1991); Kane (2004); Wandberg e Rohner (2009); Berbel (2011); Borges e Alencar (2014); Valente; De Almeida e Geraldini, (2018. Os sujeitos- participantes da pesquisa são dois professores LI de duas escolas (A e B) de ensino médio regular. Adoto uma abordagem qualitativa-interpretativista de caráter descritivo para a coleta/geração e análise dos dados, em que, na primeira etapa, os participantes tiveram suas aulas observadas e, em segunda fase, elx e ela participaram de uma entrevista individual semiestruturada. Portanto, o presente estudo conclui que as crenças apresentadas pelus professores-participantes estão em divergência, incongruência e disparidade com relação às suas práticas de ensino e aprendizagem performadas por elus no transcorrer das observações. Ainda, o estudo aponta que as possíveis motivações para a ocorrência do presente fenômeno sejam: i) experiências de ensino malsucedidas com alunes; ii) intervenções político- educacionais nos objetivos de ensino de LI e iii) a tentativa de proteção da imagem profissional atravessada pela influência cultural contida discurso sobre o ensino e aprendizagem de LI.In the last two decades, the questions and reflections that emerged with the classroom as a background, especially, the questions about the approaches and methodologies of foreign language teaching (FLT), especially the English language (EL), have been contributing to the strengthening of research in Applied Linguistics (AL). In this regard, studies of teachers’ beliefs have emerged as possible answers to the questions that have been raised, especially regarding the teaching and learning of EL mediated by methodologies considered as new by current discourse. Thus, the present study, conducted in two public schools in the State of Pernambuco, in the city of Jaboatão dos Guararapes, aims to investigate the beliefs of EL teachers regarding the presence of Active Teaching Methodologies in the process of EL acquisition at high school level of public schools. We are based on the concepts of Culture of Learning (languages) and Culture of Teaching (languages) with Erickson, 1986, 1987; Feiman-Nemser and Floden, 1986; Almeida Filho, 1993; Barcelos, 1995, 1999; Reynaldi, 1998, 1999); of teachers beliefs in Pajares, 1992; Barcelos, 1995, 2001, 2006, 2007) and active learning and active teaching methodology in Bonwell and Eison, 1991; Kane, 2004; Wandberg and Rohner, 2009); Berbel, 2011; Borges and Alencar, 2014; Valente; De Almeida and Geraldini, 2018. The research subjects are two EL teachers from two high schools (A and B). We adopted a qualitative- interpretative approach of descriptive character for data collection/generation and analysis, which, in the first stage, the participants had their classes observed and, in the second phase, he/she participated in a semi-structured individual interview. Therefore, the present study concludes that the beliefs presented by the participant-teachers are in divergence, incongruity, and disparity in relation to their teaching and learning practices performed by them in the course of the observations. Still, the study points out that the possible motivations for the occurrence of this phenomenon are: i) unsuccessful teaching experiences with students; ii) political- educational interventions in the objectives of teaching LI and iii) the attempt to protect the professional image crossed by the cultural influence contained in the discourse on teaching and learning LI.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessAprendizagem ativaCrença de professoresEnsino de língua inglesaAprendizagem de língua inglesaMetodologia ativa de ensinoCultura de aprender e cultura de ensinar línguas : crenças de professores sobre a presença das metodologias ativas no ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Mailson José do Carmo.pdfDISSERTAÇÃO Mailson José do Carmo.pdfapplication/pdf1957505https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51660/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mailson%20Jos%c3%a9%20do%20Carmo.pdf61771da660f445cc5b5e23f514392952MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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