Recontextualização e cultura digital : a divulgação científica feita por graduandos de física, no Instagram, acerca das mulheres na ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUNA, Liliana Gabrielle Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48241
Resumo: O presente trabalho desenvolve uma investigação sobre a produção de conteúdo de divulgação científica para redes sociais, como é o caso do Instagram, feita por licenciandos da disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Física da UFPE/CAA na temática das contribuições de cientistas mulheres para a Ciência, a partir do contexto teórico do que se compreende por divulgação científica e por recontextualização do discurso – conforme Bernstein (1996). A metodologia utilizada classifica-se como qualitativa, mais especificamente, como um estudo de caso, e busca, a partir dos dados obtidos, permitir a realização de uma análise dos materiais produzidos e publicados no perfil “Tem Física Aí?” e também do processo de produção, a partir dos questionários e dos relatos feitos no momento de socialização final da disciplina via Google Meet. Com a análise feita, foi possível então responder ao objetivo geral, de compreender como se dá o processo de produção desse conteúdo de divulgação de ciências, quando o ambiente utilizado para isso é o Instagram e responder também a alguns outros objetivos, como identificar as metodologias e/ou estratégias utilizadas por eles na produção e recontextualização do conteúdo, assim como as dificuldades e limitações encontradas no processo de produção e na própria rede social utilizada. Os resultados obtidos apontaram características próprias desse formato de divulgação científica, atreladas a presença de marcas indicativas da recontextualização do discurso, como o discurso regulativo e o discurso instrucional, e evidenciaram que, de fato, o discurso da informação, característico da divulgação científica, pode ser tratado de modo análogo a um discurso pedagógico. Além disso, foi possível se obter uma compreensão e estabelecer discussões acerca de como se deu o processo de produção do material como um todo, feito pelos licenciandos, enquanto divulgadores de Ciência e enquanto futuros professores que necessitam buscar novas metodologias que visem contribuir com o ensino.
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Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48241O presente trabalho desenvolve uma investigação sobre a produção de conteúdo de divulgação científica para redes sociais, como é o caso do Instagram, feita por licenciandos da disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Física da UFPE/CAA na temática das contribuições de cientistas mulheres para a Ciência, a partir do contexto teórico do que se compreende por divulgação científica e por recontextualização do discurso – conforme Bernstein (1996). A metodologia utilizada classifica-se como qualitativa, mais especificamente, como um estudo de caso, e busca, a partir dos dados obtidos, permitir a realização de uma análise dos materiais produzidos e publicados no perfil “Tem Física Aí?” e também do processo de produção, a partir dos questionários e dos relatos feitos no momento de socialização final da disciplina via Google Meet. Com a análise feita, foi possível então responder ao objetivo geral, de compreender como se dá o processo de produção desse conteúdo de divulgação de ciências, quando o ambiente utilizado para isso é o Instagram e responder também a alguns outros objetivos, como identificar as metodologias e/ou estratégias utilizadas por eles na produção e recontextualização do conteúdo, assim como as dificuldades e limitações encontradas no processo de produção e na própria rede social utilizada. Os resultados obtidos apontaram características próprias desse formato de divulgação científica, atreladas a presença de marcas indicativas da recontextualização do discurso, como o discurso regulativo e o discurso instrucional, e evidenciaram que, de fato, o discurso da informação, característico da divulgação científica, pode ser tratado de modo análogo a um discurso pedagógico. Além disso, foi possível se obter uma compreensão e estabelecer discussões acerca de como se deu o processo de produção do material como um todo, feito pelos licenciandos, enquanto divulgadores de Ciência e enquanto futuros professores que necessitam buscar novas metodologias que visem contribuir com o ensino.The present work develops an investigation into the production of scientific dissemination content for social networks, such as Instagram, made by undergraduates and students of the Supervised Internship IV discipline, of the Graduation in Physics course at UFPE/CAA on the theme of contributions of women scientists to Science, from the theoretical context of what is understood by scientific dissemination and by the recontextualization of discourse – according to Bernstein (1996). The methodology used is classified as qualitative, more specifically, as a case study, and seeks, from the data obtained, to allow an analysis of the materials produced and published in the profile “Tem Física Aí?” and also the production process, from the questionnaires and reports made at the time of final socialization of the discipline via Google Meet. With the analysis carried out, it was then possible to respond to the general objective, to understand how the production process of this science dissemination content takes place, when the environment used for this is Instagram and also to respond to some other objectives, such as identifying the methodologies and/or strategies used by them in the production and recontextualization of the content, as well as the difficulties and limitations found in the production process and in the social network used. The results obtained showed characteristics of this format of scientific dissemination, linked to the presence of marks indicative of the recontextualization of the discourse, such as the regulatory discourse and the instructional discourse, and showed that, in fact, the information discourse, characteristic of scientific dissemination, can be treated analogously to a pedagogical discourse. In addition, it was possible to obtain an understanding and establish discussions about how the process of production of the material as a whole took place, made by the undergraduates, as disseminators of Science and as future teachers who need to seek new methodologies that aim to contribute to teaching.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicações científicasDivulgação da informaçãoAnálise do discursoMulheres cientistasInstagram (Rede social on-line)Ciência - Estudo e ensinoRecontextualização e cultura digital : a divulgação científica feita por graduandos de física, no Instagram, acerca das mulheres na ciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Liliana Gabrielle Barbosa Luna.pdfDISSERTAÇÃO Liliana Gabrielle Barbosa Luna.pdfapplication/pdf9627029https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48241/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Liliana%20Gabrielle%20Barbosa%20Luna.pdf0bf79e01e6fd2d9aced390d0bf8f589aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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