Investigação do papel das grandezas físicas na construção do conceito de volume
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Data de Publicação: | 2007 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4091 |
Resumo: | Esta pesquisa está inserida na área da Educação Matemática, mais especificamente na área da didática das grandezas geométricas. Seu objetivo foi verificar como algumas grandezas físicas interferem na construção do conceito de Volume. Nesse sentido, foram utilizadas as teorias construtivistas de Kelly e Vergnaud como base para a construção de material experimental, que foi aplicado em alunos de uma mesma turma, em duas escolas do ensino médio e em dois cursos de Licenciatura em Matemática. A pesquisa foi organizada de acordo com as cinco fases do Ciclo da Experiência de Kelly. A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud foi utilizada para a análise dos dados obtidos na primeira fase da pesquisa, através da aplicação de um questionário. Os demais dados foram analisados com base na Teoria dos Construtos Pessoais de Kelly. A partir dos resultados obtidos, concluímos que os conceitos físicos mais relevantes para a construção do conceito de Volume foram Densidade, Massa e Peso. Além disso, mapeamos as concepções de alguns alunos, identificando alguns teoremas-em-ação e construtos |
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A pesquisa foi organizada de acordo com as cinco fases do Ciclo da Experiência de Kelly. A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud foi utilizada para a análise dos dados obtidos na primeira fase da pesquisa, através da aplicação de um questionário. Os demais dados foram analisados com base na Teoria dos Construtos Pessoais de Kelly. A partir dos resultados obtidos, concluímos que os conceitos físicos mais relevantes para a construção do conceito de Volume foram Densidade, Massa e Peso. 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