A imagem do lugar: da veiculação à experimentação dos fronts turísticos de Maceió

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emília de Gusmão Couto, Maria
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3079
Resumo: Esta tese explora a construção da Imagem de um Lugar com forte destinação turística: Maceió e seus fronts turísticos localizados no Nordeste do Brasil. Num primeiro momento, examina-se o conteúdo da imagem turística transmitida conforme divulgado em diversas mídias, buscando-se identificar que elementos constroem a Imagem Veiculada e como estas construções se relacionam a questões como globalização e identidade local. Para decompor tais imagens e seus significados, utilizam-se, como base teórica, os conceitos sígnicos da lógica peirciana e os processos de objetivação e ancoragem, formulados pela Teoria das Representações Sociais. Num segundo momento, investiga-se a Imagem Experimentada, resultante da vivência de turistas em Maceió. São desenvolvidas avaliações sensitivas, valorativas e icônicas, no sentido de discutir que elementos são fundamentais no estabelecimento da imagem cognitiva da cidade. Os resultados apontam para a existência de uma imagem veiculada que marginaliza, a uma condição secundária, as especificidades locais, enfatizando a construção de um lugar homogeneizado pela obediência a um modelo regional turístico, voltado para a exploração da imagem global de tropicalidade. As imagens experimentadas pelos turistas, pela particularidade de sua construção, indicam uma categorização das imagens referentes a lugares urbanos, lugares tropicais urbanos e lugares tropicais idílicos. Identifica-se, ainda, a existência de imagens gerais que são representadas como pertencentes a vários lugares, numa demonstração de que seus elementos constitutivos não são específicos, mas adquirem uma cognição abrangente. São discutidas, também, as construções de imagens particulares a cada um destes lugares, assim como avaliações de suas qualidades e a construção de um sentido de agradabilidade. Finalmente, os resultados são inseridos em uma discussão sobre o papel da imagem de Maceió, que não a diferencia de qualquer outra cidade litorânea, tropical, no fortalecimento de sua posição turística num contexto de globalização
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Para decompor tais imagens e seus significados, utilizam-se, como base teórica, os conceitos sígnicos da lógica peirciana e os processos de objetivação e ancoragem, formulados pela Teoria das Representações Sociais. Num segundo momento, investiga-se a Imagem Experimentada, resultante da vivência de turistas em Maceió. São desenvolvidas avaliações sensitivas, valorativas e icônicas, no sentido de discutir que elementos são fundamentais no estabelecimento da imagem cognitiva da cidade. Os resultados apontam para a existência de uma imagem veiculada que marginaliza, a uma condição secundária, as especificidades locais, enfatizando a construção de um lugar homogeneizado pela obediência a um modelo regional turístico, voltado para a exploração da imagem global de tropicalidade. As imagens experimentadas pelos turistas, pela particularidade de sua construção, indicam uma categorização das imagens referentes a lugares urbanos, lugares tropicais urbanos e lugares tropicais idílicos. 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