Contribuições formativas, pedagógicas e profissionais da pesquisa para o professor de português da educação básica
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Data de Publicação: | 2020 |
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Resumo: | Os atuais dispositivos norteadores da formação inicial e continuada dos docentes no Brasil, bem como as pesquisas desenvolvidas no campo da formação de professores, em nosso país e ao redor do mundo, especialmente a partir da década de 1980, definem a atividade de pesquisa como parte fundamental à formação e à atuação de professores, nas diferentes etapas da educação (ANDRÉ, 2001; LÜDKE, 2001; SOARES, 2002; KLEIMAN, 2001; DINIZ-PEREIRA E ZEICHNER, 2011; PIMENTA, 2012; TARDIF E MOSCOSO, 2018). Tais produções apontam que não é apenas como processo cognitivo que a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento profissional, haja vista seu potencial para a construção e a aquisição de novos saberes por parte do pesquisador, mas também como prática social. Baseados nesse entendimento, discutimos, neste estudo, as contribuições formativas, pedagógicas e profissionais da pesquisa para o professor de português na educação básica, tendo em vista as transformações nas concepções teórico metodológicas operadas no campo do ensino de língua portuguesa em decorrência dos avanços dos estudos linguísticos ocorridos nas últimas décadas (GERALDI, 1997 E 2018; DORNELLES, 2007; MAGALHÃES, T., GARCIA-REIS, A. e FERREIRA, H., 2017; BUNZEN e NASCIMENTO, 2019). À luz da concepção de pesquisa descrita no continuum defendido por Beillerot (2001), produzimos dados por meio da aplicação de questionário e da realização de entrevistas semiestruturadas com nove professores pesquisadores de português em atuação na educação básica. Os resultados desta investigação, de natureza qualitativa, ratificam a importância da pesquisa como princípio formativo e como prática profissional de professores, desde a educação básica. Ademais, as experiências investigativas de nossos sujeitos e a proximidade destes com os processos de produção e de socialização do conhecimento, ao longo de suas trajetórias formativas e profissionais, revelaram-se como caminhos para a apropriação e (re)construção de abordagens discursivas de linguagem, em consonância com os estudos linguísticos mais atuais, contribuindo para suas práticas, bem como para a reconfiguração da identidade e do trabalho docente. O desenvolvimento de pesquisa, pois, para além dos sentidos de apropriação de seu objeto científico, consolidou-se como “espaço de resistência, de crédito e de mérito” (SCHNETZLER, 1998, p. 08), com impactos, inclusive, na identidade docente, e no reconhecimento e valorização profissional. |
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FALCÃO, Gabriela Linshttp://lattes.cnpq.br/7933607530277629http://lattes.cnpq.br/3685495814664993SUASSUNA, Lívia2021-04-12T17:00:32Z2021-04-12T17:00:32Z2020-12-15FALCÃO, Gabriela Lins. Contribuições formativas, pedagógicas e profissionais da pesquisa para o professor de português da educação básica. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39681ark:/64986/001300000zhxwOs atuais dispositivos norteadores da formação inicial e continuada dos docentes no Brasil, bem como as pesquisas desenvolvidas no campo da formação de professores, em nosso país e ao redor do mundo, especialmente a partir da década de 1980, definem a atividade de pesquisa como parte fundamental à formação e à atuação de professores, nas diferentes etapas da educação (ANDRÉ, 2001; LÜDKE, 2001; SOARES, 2002; KLEIMAN, 2001; DINIZ-PEREIRA E ZEICHNER, 2011; PIMENTA, 2012; TARDIF E MOSCOSO, 2018). Tais produções apontam que não é apenas como processo cognitivo que a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento profissional, haja vista seu potencial para a construção e a aquisição de novos saberes por parte do pesquisador, mas também como prática social. Baseados nesse entendimento, discutimos, neste estudo, as contribuições formativas, pedagógicas e profissionais da pesquisa para o professor de português na educação básica, tendo em vista as transformações nas concepções teórico metodológicas operadas no campo do ensino de língua portuguesa em decorrência dos avanços dos estudos linguísticos ocorridos nas últimas décadas (GERALDI, 1997 E 2018; DORNELLES, 2007; MAGALHÃES, T., GARCIA-REIS, A. e FERREIRA, H., 2017; BUNZEN e NASCIMENTO, 2019). À luz da concepção de pesquisa descrita no continuum defendido por Beillerot (2001), produzimos dados por meio da aplicação de questionário e da realização de entrevistas semiestruturadas com nove professores pesquisadores de português em atuação na educação básica. Os resultados desta investigação, de natureza qualitativa, ratificam a importância da pesquisa como princípio formativo e como prática profissional de professores, desde a educação básica. Ademais, as experiências investigativas de nossos sujeitos e a proximidade destes com os processos de produção e de socialização do conhecimento, ao longo de suas trajetórias formativas e profissionais, revelaram-se como caminhos para a apropriação e (re)construção de abordagens discursivas de linguagem, em consonância com os estudos linguísticos mais atuais, contribuindo para suas práticas, bem como para a reconfiguração da identidade e do trabalho docente. O desenvolvimento de pesquisa, pois, para além dos sentidos de apropriação de seu objeto científico, consolidou-se como “espaço de resistência, de crédito e de mérito” (SCHNETZLER, 1998, p. 08), com impactos, inclusive, na identidade docente, e no reconhecimento e valorização profissional.CAPESThe current guiding publications for the initial and continuing education of teachers in Brazil, as well as the research developed in the field of teacher education, in our country and around the world, especially since the 1980s, consider the research activity as a fundamental part to the training and performance of teachers, in the different stages of education (ANDRÉ, 2001; LÜDKE, 2001; SOARES, 2002; KLEIMAN, 2001; DINIZ-PEREIRA AND ZEICHNER, 2011; PIMENTA, 2012; TARDIF AND MOSCOSO, 2018). Such productions point out that it is not only as a cognitive event that research can contribute to professional development, given its potential for the construction and acquisition of new knowledge by the researcher, but also as a social event. Based on this understanding, we discuss, in this study, the formative, pedagogical and professional contributions of research to the Portuguese teachers in basic education, in view of the transformations in theoretical and methodological conceptions in the teaching of Portuguese as a result of the advances in linguistic studies that have occurred in the last decades (GERALDI, 1997 AND 2018; DORNELLES, 2007; MAGALHÃES, T., GARCIA-REIS, A. and FERREIRA, H., 2017; BUNZEN and NASCIMENTO, 2019). In the light of the research conception described in the continuum defended by Beillerot (2001), we produced data by applying a questionnaire and conducting semi-structured interviews with nine Portuguese researcher teachers working in basic education. The results of this research, of a qualitative nature, confirm the importance of research as a formative principle and as a professional practice for teachers, from basic education. Furthermore, the investigative experiences of our subjects and their proximity to the processes of production and socialization of knowledge, throughout their formative and professional trajectories, have revealed themselves as paths for the appropriation and (re) construction of discursive approaches to language, in line with the most current linguistic studies, contributing to their practices, as well as to the reconfiguration of identity and teaching work. The development of research, because, in addition to the sense of appropriation of his or her scientific object, they consolidated themselves as a “space of resistance, credit and merit” (SCHNETZLER, 1998, p. 08), with impacts, including, on the identity of a researcher teacher, and on professional recognition and appreciation.Les actuels dispositifs régisseurs de la formation initiale et continue des enseignants au Brésil, à l'instar des recherches menées dans le domaine de la formation d’enseignants, dans notre pays et dans le monde, notamment depuis les années 1980, démarquent l’activité de recherche en tant qu’une partie fondamentale pour la formation et la performance des enseignants aux différents stades de l'éducation (ANDRÉ, 2001; LÜDKE, 2001; SOARES, 2002; KLEIMAN, 2001; DINIZ PEREIRA E ZEICHNER, 2011; PIMENTA, 2012; TARDIF E MOSCOSO, 2018). Ces travaux soulignent que ce n'est pas uniquement en tant qu'événement cognitif que la recherche peut concourir au développement professionnel, compte tenu de son potentiel de construction et d'acquisition de nouveaux savoirs par le chercheur, mais aussi en tant qu'événement social. Sous l'angle de cet entendement, nous discutons, dans cette étude, les apports formatifs, pédagogiques et professionnels de la recherche à l'enseignant de portugais dans l'éducation de base, au regard des transformations des conceptions théoriques et méthodologiques pour l'enseignement du portugais dans le cadre des progrès des études linguistiques survenus au cours des dernières décennies (ANDRÉ, 2001; LÜDKE, 2001; SOARES, 2002; KLEIMAN, 2001; DINIZ-PEREIRA E ZEICHNER, 2011; PIMENTA, 2012; TARDIF E MOSCOSO, 2018). À la lumière de la conception soutenue par Beillerot (2001), selon laquelle la recherche est décrite dans le continuum, les données ont été produites à l’aide d’un questionnaire et des entretiens semi-structurés menés avec neuf enseignants chercheurs de portugais travaillant à l'éducation de base. Les résultats de cette étude, de nature qualitative, ratifient l'importance de la recherche en tant que principe de formation et en tant que pratique professionnelle des enseignants, dès l'éducation de base. En outre, les expériences de recherche de ces sujets et leur proximité du processus de production et de socialisation du savoir, au cours de leurs trajectoires formatives et professionnelles, se sont avérées des voies d'appropriation et de (re) construction d'approches discursives du langage, conformément aux études linguistiques les plus actuelles, tout en contribuant à leurs pratiques, ainsi qu'à la reconfiguration de l'identité et du travail enseignant. Le développement de recherche, car au-delà des sens d'appropriation de son objet scientifique, a pris racine en tant qu’« espace de résistance, de crédit et de mérite » (SCHNETZLER, 1998, p. 08), avec des effets, notamment, sur l’identité enseignante, la reconnaissance et la valorisation professionnelle.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessor pesquisadorEnsino de portuguêsFormação de professoresUFPE - Pós-graduaçãoContribuições formativas, pedagógicas e profissionais da pesquisa para o professor de português da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Gabriela Lins Falcão.pdfTESE Gabriela Lins Falcão.pdfapplication/pdf2125159https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39681/1/TESE%20Gabriela%20Lins%20Falc%c3%a3o.pdfe0c725d911d6e4473f07b9a426fe55e3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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