Mudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Evelyn Tainá de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55424
Resumo: Na cidade de São Caetano de Odivelas, na microrregião do Salgado paraense, dançam os Bois de Máscaras no período da quadra junina. Uma brincadeira de Boi com seus próprios termos, tendo sua história relacionada com as dinâmicas sociais de uma comunidade pesqueira, localizada às margens do rio Mojuim. Os Bois de Máscaras atualizam-se anualmente. Seus grupos, com mais de oito décadas, exibem- se com vigor, ao mesmo tempo em que novos grupos surgem. Com repertório musical próprio, extenso e diverso, as orquestras de Boi entoam sambas e marchas (marchinhas), enquanto o Boi e os personagens que lhe acompanham dançam pelas ruas. Em constante expansão, os compositores odivelenses criam novas músicas a cada período junino. Essas músicas são elementos importantes para a identificação dos grupos. Na busca de compreender como acontecem os processos de estabilidade e mudança musical nos Bois de Máscaras, este trabalho se concentrou no repertório musical do Boi Faceiro. Este, que surgiu em 1937, teve um hiato de mais de cinquenta anos, sendo resgatado em 1998. O repertório do Faceiro é gerado a partir das composições de Mestre Benedito Aquino (Bené Careta), Wanelson Aviz, Raimundo Nonato e Nildo Zeferino. Compreendendo música como um dos subsistemas da cultura (CHADA, 2006), e estando ela profundamente relacionada com o contexto sociocultural na qual é produzida, buscou-se identificar como os conteúdos musicais foram elaborados na criação das músicas, considerando os aspectos do som e os elementos extramusicais, a fim de identificar a “unidade do pensamento musical” (NETTL, 2008), o conteúdo (MERRIAM, 1964), para então tentar compreender como as mudanças foram e são acomodadas. Além das transcrições e análises musicais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e registros sonoros a partir do trabalho de campo etnográfico, que aconteceu desde 2018, possibilitando constatar que contexto sociocultural de São Caetano de Odivelas é definidor desse fazer musical. Sendo o cruzar dos “mundos musicais” das centenárias bandas de música – Rodrigues dos Santos e Milicia Odivelense – primordial para a sustentação das orquestras de Boi, que se expandiram a partir do fomento das escolas de música dessas bandas. A expansão das orquestras e consequente aumento do volume sonoro contribuiu para o desaparecimento das letras das composições, que atualmente são tocadas apenas de formar instrumental. O Boi Faceiro, ao propor um grupo musical fixo – a Orquestra Show – possibilita a interação cotidiana através dos ensaios e das performances, o que torna possível a execução de breaks planejados – as paradinhas – uma marca desse repertório musical. Com experimentações instrumentais e utilização de fragmentos musicais de outras composições – “música incidental” –, tem-se a inovação como uma premissa desse Boi, que manipula os recursos harmônicos e estruturais à maneira de cada compositor, a partir da unidade do pensamento musical, exibindo uma cultura estável, mas não estática.
id UFPE_674e84f0a2871b86da6a5a5152f13569
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55424
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Evelyn Tainá de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5057288111281539http://lattes.cnpq.br/1767276587986364LA BARRE, Jorge de2024-03-13T17:55:11Z2024-03-13T17:55:11Z2023-07-27SILVA, Evelyn Tainá de Souza. Mudança e permanência: uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55424Na cidade de São Caetano de Odivelas, na microrregião do Salgado paraense, dançam os Bois de Máscaras no período da quadra junina. Uma brincadeira de Boi com seus próprios termos, tendo sua história relacionada com as dinâmicas sociais de uma comunidade pesqueira, localizada às margens do rio Mojuim. Os Bois de Máscaras atualizam-se anualmente. Seus grupos, com mais de oito décadas, exibem- se com vigor, ao mesmo tempo em que novos grupos surgem. Com repertório musical próprio, extenso e diverso, as orquestras de Boi entoam sambas e marchas (marchinhas), enquanto o Boi e os personagens que lhe acompanham dançam pelas ruas. Em constante expansão, os compositores odivelenses criam novas músicas a cada período junino. Essas músicas são elementos importantes para a identificação dos grupos. Na busca de compreender como acontecem os processos de estabilidade e mudança musical nos Bois de Máscaras, este trabalho se concentrou no repertório musical do Boi Faceiro. Este, que surgiu em 1937, teve um hiato de mais de cinquenta anos, sendo resgatado em 1998. O repertório do Faceiro é gerado a partir das composições de Mestre Benedito Aquino (Bené Careta), Wanelson Aviz, Raimundo Nonato e Nildo Zeferino. Compreendendo música como um dos subsistemas da cultura (CHADA, 2006), e estando ela profundamente relacionada com o contexto sociocultural na qual é produzida, buscou-se identificar como os conteúdos musicais foram elaborados na criação das músicas, considerando os aspectos do som e os elementos extramusicais, a fim de identificar a “unidade do pensamento musical” (NETTL, 2008), o conteúdo (MERRIAM, 1964), para então tentar compreender como as mudanças foram e são acomodadas. Além das transcrições e análises musicais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e registros sonoros a partir do trabalho de campo etnográfico, que aconteceu desde 2018, possibilitando constatar que contexto sociocultural de São Caetano de Odivelas é definidor desse fazer musical. Sendo o cruzar dos “mundos musicais” das centenárias bandas de música – Rodrigues dos Santos e Milicia Odivelense – primordial para a sustentação das orquestras de Boi, que se expandiram a partir do fomento das escolas de música dessas bandas. A expansão das orquestras e consequente aumento do volume sonoro contribuiu para o desaparecimento das letras das composições, que atualmente são tocadas apenas de formar instrumental. O Boi Faceiro, ao propor um grupo musical fixo – a Orquestra Show – possibilita a interação cotidiana através dos ensaios e das performances, o que torna possível a execução de breaks planejados – as paradinhas – uma marca desse repertório musical. Com experimentações instrumentais e utilização de fragmentos musicais de outras composições – “música incidental” –, tem-se a inovação como uma premissa desse Boi, que manipula os recursos harmônicos e estruturais à maneira de cada compositor, a partir da unidade do pensamento musical, exibindo uma cultura estável, mas não estática.In São Caetano de Odivelas, in the Salgado micro-region of Pará, the Boi de Máscaras dance during the June festivities. A Boiprórpia party in this town has its history related to the social dynamics of a fishing community, located on the banks of the Mojuim River. Some groups are more than eight decades old and new groups emerge annually. With their own extensive and diverse musical repertoire, the Boi orchestras sing sambas and marches, while the characters dance through the streets. In constant expansion, the composers of São Caetano de odivelas create new songs every June. These songs are important elements for the identification of the groups. In the search to understand how the processes of musical change and permanence in the Bois de Máscaras take place, this work focused on the repertoire of Boi Faceiro. This group, which emerged in 1937, had a hiatus of more than fifty years and was rescued in 1998. The Faceiro repertoire is generated from the compositions of Mestre Benedito Aquino (Bené Careta), Wanelson Aviz, Raimundo Nonato and Nildo Zeferino. Music is understood as one of the subsystems of culture (CHADA, 2006). Being deeply related to the sociocultural context in which it is produced, we sought to identify how the musical contents were elaborated in the creation of the songs, considering the aspects of sound and the extramusical elements, in order to identify the "unity of musical thought" (NETTL, 2008), the content (MERRIAM, 1964), and then try to understand how the changes were and are accommodated. In addition to the transcriptions and musical analysis, semi-structured interviews and sound recordings were carried out from the ethnographic fieldwork, which has taken place since 2018. It is possible to verify that the sociocultural context of São Caetano de Odivelas defines this musical performance. The crossing of the "musical worlds" of the centenary music bands - Rodrigues dos Santos and Milicia Odivelense - is essential for the support of the Boi orchestras, which expanded from the promotion of the music schools of these bands. The expansion of the orchestras and the consequent increase in sound volume contributed to the non-performance of the lyrics of the compositions, currently being played only instrumentally. Boi Faceiro, by proposing a fixed musical group - the Show Orchestra - enables daily interaction through rehearsals and performances, which makes it possible to perform planned breaks - the paradinhas - a hallmark of this repertoire. With instrumental experimentation and the use of musical fragments from other compositions - "incidental music" - innovation is a premise of this Boi. It manipulates harmonic and structural resources in the manner of each composer, from the unity of musical thought, displaying a stable but not static culture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessBoi de MáscarasBoi Faceiromudança musicalestabilidade musicalmúsica na AmazôniaMudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Evelyn Tainá de Souza Silva.pdfDISSERTAÇÃO Evelyn Tainá de Souza Silva.pdfapplication/pdf7591903https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55424/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Evelyn%20Tain%c3%a1%20de%20Souza%20Silva.pdf0ff62e72e9ae410abcc1a4b8d850b3d8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55424/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55424/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Evelyn Tainá de Souza Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Evelyn Tainá de Souza Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain246563https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55424/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Evelyn%20Tain%c3%a1%20de%20Souza%20Silva.pdf.txt1d71c06974c28b42bf3a262d275054fcMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Evelyn Tainá de Souza Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Evelyn Tainá de Souza Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55424/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Evelyn%20Tain%c3%a1%20de%20Souza%20Silva.pdf.jpg3c91142dafe34be9eeca7fa9910a71baMD55123456789/554242024-03-14 02:23:49.568oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-03-14T05:23:49Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA
title Mudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA
spellingShingle Mudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA
SILVA, Evelyn Tainá de Souza
Boi de Máscaras
Boi Faceiro
mudança musical
estabilidade musical
música na Amazônia
title_short Mudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA
title_full Mudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA
title_fullStr Mudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA
title_full_unstemmed Mudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA
title_sort Mudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA
author SILVA, Evelyn Tainá de Souza
author_facet SILVA, Evelyn Tainá de Souza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5057288111281539
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1767276587986364
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Evelyn Tainá de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LA BARRE, Jorge de
contributor_str_mv LA BARRE, Jorge de
dc.subject.por.fl_str_mv Boi de Máscaras
Boi Faceiro
mudança musical
estabilidade musical
música na Amazônia
topic Boi de Máscaras
Boi Faceiro
mudança musical
estabilidade musical
música na Amazônia
description Na cidade de São Caetano de Odivelas, na microrregião do Salgado paraense, dançam os Bois de Máscaras no período da quadra junina. Uma brincadeira de Boi com seus próprios termos, tendo sua história relacionada com as dinâmicas sociais de uma comunidade pesqueira, localizada às margens do rio Mojuim. Os Bois de Máscaras atualizam-se anualmente. Seus grupos, com mais de oito décadas, exibem- se com vigor, ao mesmo tempo em que novos grupos surgem. Com repertório musical próprio, extenso e diverso, as orquestras de Boi entoam sambas e marchas (marchinhas), enquanto o Boi e os personagens que lhe acompanham dançam pelas ruas. Em constante expansão, os compositores odivelenses criam novas músicas a cada período junino. Essas músicas são elementos importantes para a identificação dos grupos. Na busca de compreender como acontecem os processos de estabilidade e mudança musical nos Bois de Máscaras, este trabalho se concentrou no repertório musical do Boi Faceiro. Este, que surgiu em 1937, teve um hiato de mais de cinquenta anos, sendo resgatado em 1998. O repertório do Faceiro é gerado a partir das composições de Mestre Benedito Aquino (Bené Careta), Wanelson Aviz, Raimundo Nonato e Nildo Zeferino. Compreendendo música como um dos subsistemas da cultura (CHADA, 2006), e estando ela profundamente relacionada com o contexto sociocultural na qual é produzida, buscou-se identificar como os conteúdos musicais foram elaborados na criação das músicas, considerando os aspectos do som e os elementos extramusicais, a fim de identificar a “unidade do pensamento musical” (NETTL, 2008), o conteúdo (MERRIAM, 1964), para então tentar compreender como as mudanças foram e são acomodadas. Além das transcrições e análises musicais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e registros sonoros a partir do trabalho de campo etnográfico, que aconteceu desde 2018, possibilitando constatar que contexto sociocultural de São Caetano de Odivelas é definidor desse fazer musical. Sendo o cruzar dos “mundos musicais” das centenárias bandas de música – Rodrigues dos Santos e Milicia Odivelense – primordial para a sustentação das orquestras de Boi, que se expandiram a partir do fomento das escolas de música dessas bandas. A expansão das orquestras e consequente aumento do volume sonoro contribuiu para o desaparecimento das letras das composições, que atualmente são tocadas apenas de formar instrumental. O Boi Faceiro, ao propor um grupo musical fixo – a Orquestra Show – possibilita a interação cotidiana através dos ensaios e das performances, o que torna possível a execução de breaks planejados – as paradinhas – uma marca desse repertório musical. Com experimentações instrumentais e utilização de fragmentos musicais de outras composições – “música incidental” –, tem-se a inovação como uma premissa desse Boi, que manipula os recursos harmônicos e estruturais à maneira de cada compositor, a partir da unidade do pensamento musical, exibindo uma cultura estável, mas não estática.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-13T17:55:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-13T17:55:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Evelyn Tainá de Souza. Mudança e permanência: uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55424
identifier_str_mv SILVA, Evelyn Tainá de Souza. Mudança e permanência: uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55424/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Evelyn%20Tain%c3%a1%20de%20Souza%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55424/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55424/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55424/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Evelyn%20Tain%c3%a1%20de%20Souza%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55424/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Evelyn%20Tain%c3%a1%20de%20Souza%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ff62e72e9ae410abcc1a4b8d850b3d8
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
1d71c06974c28b42bf3a262d275054fc
3c91142dafe34be9eeca7fa9910a71ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310895348482048