Submarinos para quê? : condicionantes estratégicos do reaparelhamento da Força de Submarinos do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Deywisson Ronaldo Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38970
Resumo: OLIVEIRA, Marcos Aurélio Guedes de, também é conhecido em citações bibliográficas por: GUEDES DE OLIVEIRA, Marcos Aurélio
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spelling SOUZA, Deywisson Ronaldo Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/3525495167239885http://lattes.cnpq.br/5438547075969282OLIVEIRA, Marcos Aurélio Guedes de2021-01-06T18:41:09Z2021-01-06T18:41:09Z2020-02-20SOUZA, Deywisson Ronaldo Oliveira de. Submarinos para quê?: condicionantes estratégicos do reaparelhamento da Força de Submarinos do Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38970ark:/64986/001300000mmn5OLIVEIRA, Marcos Aurélio Guedes de, também é conhecido em citações bibliográficas por: GUEDES DE OLIVEIRA, Marcos AurélioApresenta-se um modelo explicativo do esforço de modernização da Força de Submarinos do Brasil. O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) consiste na produção de quatro submarinos convencionais e a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro. A Tese busca responder como a modernização trazida pelo PROSUB é condicionada por objetivos políticos, estratégicos e táticos em três esferas de interesses: (1) em nível regional, em que o país busca a promoção da estabilidade regional e a consolidação da sua liderança; (2) para a defesa das reservas de petróleo em águas profundas, da proteção da Amazônia Azul e as vias de comércio exterior; e por (3) interesses de nível global, em que o país busca ampliar a sua inserção e adquirir uma vaga permanente no CSONU. A hipótese de trabalho é a de que os submarinos, como armas de guerra com atributos táticos, de agressão e diplomáticos, induzem projeção de poder útil para a concretização desses objetivos de defesa e política externa. A pesquisa é qualitativa e apresenta uma metodologia baseada no método histórico-comparativo (MHC). Assim, foi possível identificar o encadeamento de fatos carregados de partículas de evidências que expressam o nexo entre os três condicionantes e o fenômeno analisado. Os documentos declaratórios de defesa foram peças relevantes, pois neles estão contidos os vestígios que conduzem até as evidências e aos fatos cruciais. A literatura que discute as políticas externa e de defesa brasileiras, bem como artigos sobre os atributos dos submarinos, compuseram as fontes secundárias consultadas. O encadeamento dos fatos constatou a gradativa mudança no que se refere à instrumentalidade do poder militar pela política externa. Os submarinos, no nível regional, compõem esse processo em que o elemento castrense passou a contribuir para as estratégias de fortalecimento da influência brasileira. Tais embarcações, também promovem uma mudança no equilíbrio de poder na região, incrementam a capacidade militar brasileira e a distancia dos países vizinhos. Tanto no nível regional quanto global, o PROSUB efetiva a demonstração simbólica de força/ostentação, útil em barganhas e negociações, gera prestígio e uma reputação positiva sobre capacidades brasileiras, capazes de alterar as visões sobre o poderio da nação. No tocante a defesa da Amazônia Azul, os submarinos se adequam as exigências de negação do uso do mar e controle de áreas, contribuindo para a dissuasão. Embora não garanta o ingresso no CSONU como membro permanente, o submarino nuclear sinaliza que o país está mais disposto a encarar os custos e responsabilidades inerentes a uma posição de global power.CAPESAn explanatory model of the modernization effort of the Brazilian Submarine Force is presented. The Submarine Development Program (PROSUB) consists of the production of four conventional submarines in Brazil, in partnership with France, and the construction of the first Brazilian nuclear submarine. The modernization brought about by PROSUB is conditioned by strategic objectives in three spheres: (1) regional level, in which the country seeks to promote regional stability and consolidate its leadership; (2) an sphere related to the defense of oil reserves in deep waters, protection of maritime communication lines and defense of the Blue Amazon; (3) global level objectives, in which the aim is to expand international insertion and acquire a permanent vacancy at UNSC. The working hypothesis is that submarines induce types of power projection useful for the achievement of these objectives of the State. The research is qualitative and presents a methodology based on the historical-comparative method. In this way, it was possible to identify the chain of facts loaded with particles of causal evidence during the analyzed trajectory. At the end of the process, they express the causal link between the three conditions and the phenomenon analyzed. The defense declaratory documents were relevant pieces, as they contain the vestiges that lead to the evidence and the crucial facts. The literature that discusses Brazilian foreign and defense policies, as well as articles on the attributes of submarines, comprised the secondary sources consulted. The chain of events confirmed the gradual change in the instrumentality of military power by foreign policy. Submarines, at the regional level, make up this process in which the military element started to contribute to strategies to strengthen Brazilian influence. Submarines promote a change in the balance of power in the region, increase Brazilian military capacity and distance from neighboring countries. It is seen that the new submarines carry out the symbolic demonstration of strength / ostentation, useful in bargains and negotiations. Denial of the use of the sea was defined as the main task of the Brazilian Navy and submarines are part of the projection of power via deterrence in the Blue Amazon. Globally, submarines are adapted to power policy, generating prestige and a positive reputation for Brazilian capabilities. Although it does not guarantee admission to UNSC as a permanent member, the nuclear submarine signals that the country is more willing to face the costs and responsibilities inherent in a position of global power.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia PoliticaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCiência PolíticaPoder militarRelações internacionaisBrasil – Relações exterioresBrasil – DefesaSubmarinosSubmarinos para quê? : condicionantes estratégicos do reaparelhamento da Força de Submarinos do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38970/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALTESE Deywisson Ronaldo Oliveira de Souza.pdfTESE Deywisson Ronaldo Oliveira de Souza.pdfapplication/pdf2328377https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38970/1/TESE%20Deywisson%20Ronaldo%20Oliveira%20de%20Souza.pdfd7888032e724c07d91311023792918f4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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